26

set

2019
Protetor solar no escritório

Protetor solar no escritório: é mesmo necessário usar?

O que você diria se recebesse a orientação de usar protetor solar no escritório? Parece estranho se preocupar com proteção em ambientes fechados. Mas, por mais que pareça um cuidado dispensável, saiba que ele é essencial para manter sua pele bonita, livre de manchas ou do envelhecimento precoce.

Essa atenção é necessária porque as luzes brancas e a luminosidade do computador podem afetar sua pele, assim como os raios solares. Por isso, ainda que passe a maior parte do dia em um ambiente interno, usar o filtro solar deve fazer parte da sua rotina.

Vamos esclarecer como as luzes artificiais podem prejudicar a sua pele e a maneira ideal de evitar isso. Continue a leitura e aprenda como manter hábitos saudáveis.

Por que você deve usar protetor solar no escritório?

Falar sobre o uso de protetor solar no escritório pode, inicialmente, soar como um cuidado exagerado. Afinal, esse é um produto que está diretamente ligado ao sol e às férias de verão. E que, mesmo quando relacionado a trabalho, acaba sendo utilizado apenas por quem exerce atividades em ambientes externos. Pois, a exposição aos raios solares é muito maior.

Porém, ainda que esse não seja seu caso, saiba que as luzes artificiais também são grandes vilãs. Elas colaboram para uma pele envelhecida ou com manchas.

Isso ocorre porque a luz visível ou branca também é capaz de produzir radicais livres. Esses, promovem alterações celulares, especialmente nas células da pigmentação e nas produtoras de colágeno.

Ainda que a incidência desse tipo de luminosidade seja bem menor quando comparada aos raios diretos de UVA e UVB, em longo prazo, o resultado pode ser uma pele com manchas escuras (melasmas) e com sinais de envelhecimento precoce.

Por tudo isso, o uso de protetor solar se tornou tão indicado para todas as pessoas que trabalham em ambientes fechados. Especialmente para quem está fazendo algum tipo de tratamento de pele. Exemplo: laser ou peeling, Ou para pessoas têm doenças desencadeadas ou agravadas com a exposição solar, como o lúpus.

A penetração dos raios solares em ambientes fechados

Sim, é possível que os raios solares penetrem em ambientes internos. Também por esse motivo o uso de protetor solar no escritório vem sendo um assunto tão comentado.

Obviamente, a intensidade da radiação ultravioleta é bem menor através dos vidros de uma janela do que diretamente. Mas como já mencionado, a questão está na frequência da exposição. Afinal, é comum quem trabalha em locais fechados passar mais de 8h por dia dentro de um escritório, todos os dias da semana, por vários meses seguidos.

Ser atingido pelos raios solares, mesmo que dessa forma indireta, pode contribuir para o desenvolvimento de uma pele mais flácida. Ou para o surgimento de linhas de expressão. E, nos casos mais graves, até queimaduras e câncer de pele.

Ou seja, por mais que se acredite estar livre dos efeitos nocivos dos raios solares em um ambiente fechado, sabemos que isso não é verdade. Portanto, o cuidado com a pele é extremamente importante e necessário para se manter uma aparência saudável e jovem.

Como garantir a proteção da pele?

O FDA — Food and Drug Administration — órgão norte-americano responsável pela fiscalização de alimentos e medicamentos, constatou que ficar 8 horas sob luzes artificiais, como luminárias, computadores e até celulares, equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição direta ao sol.

Mesmo que essa proporção seja baixa, o uso de protetor solar no escritório é mais que recomendado porque, ao final de um mês (considerando quem trabalha de segunda a sexta-feira), é o mesmo que ter a pele exposta a 5 horas e 48 minutos de sol direto.

Dessa forma, a indicação mínima de proteção para todos os tipos de pele, inclusive as morenas e negras, é de filtros solares com FPS 20 ou 30. Porém, se você está fazendo algum tratamento estético, é importante receber a orientação de um dermatologista para ver qual o fator de proteção mais indicado para o seu caso.

Opções de protetores solares

Por mais que o filtro solar seja um produto que esteja mais presente na rotina das pessoas, muitas ainda resistem ao seu uso, seja pela textura, seja pelo cheiro. No caso das mulheres, mais especificamente, há aquelas que acreditam que ele possa interferir no resultado da maquiagem

A boa notícia é que as duas questões podem ser facilmente solucionadas. Quem se incomodam com o cheiro que lembra praia, por exemplo, pode escolher filtros solares que tenham aromas mais suaves. Há diversas opções no mercado.

Também é possível usar bases ou pós faciais que contêm fator de proteção em sua formulação. Mas é possível o contrário: protetores solares que também agem como base.

Entre as vantagens de usar esses produtos multifuncionais estão a economia de tempo na aplicação e a garantia de uma pele protegida tanto dos raios UVA e UVB quanto das luzes visíveis, e, de quebra, é possível ficar bem maquiada e ter excelente acabamento.

Por tudo que foi descrito aqui, ficou claro que utilizar protetor solar no escritório não é nenhum cuidado exagerado. Ao contrário disso, ele é fundamental para quem busca uma pele mais saudável, jovem e bonita.

Fique sempre por dentro de novidades e informações importantes que farão diferença na sua vida assinando nossa newsletter!

Você também pode gostar de:
Mais que depilação, temos diversas soluções para o cuidado do pelo. Serviços diferenciados, em um mesmo lugar, para atender todas as necessidades dos nossos clientes.
"Nossa missão é transformar vidas promovendo o bem-estar e autoestima das pessoas, respeitando a individualidade e a liberdade de ser o que quiser.

Somos referência nacional em depilação e pioneiros no segmento. Com mais de 20 anos de mercado, uma técnica exclusiva e atendimento diferenciado, carregamos a mesma essência em todas as mais de 100 lojas no Brasil e Venezuela. Nossa única preocupação na Depyl Action é proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência em cuidados com o pelo.

Este é o nosso compromisso com você."


Danyelle Van Straten,
Diretora da Depyl Action