18

jul

2019

Como cuidar de rugas e linhas de expressão?

Atualizado em 09/09/2019 às 15:28

A exposição ao sol sem proteção solar, a poluição, a alimentação inadequada são fatores que prejudicam a pele, fazendo com que ela envelheça mais rapidamente. E existe, é claro, um fator do qual não se pode escapar: o tempo. Com o avançar da idade, a pele vai perdendo colágeno e hidratação e, por isso, rugas e linhas de expressão aparecem sem aviso prévio.

Muitas vezes, as linhas de expressão e rugas causam incômodo em homens e mulheres que desejam manter uma aparência jovial. Além disso, essas marcas podem trazer algumas dificuldades no dia a dia, especialmente para pessoas que gostam de se maquiar, já que a maquiagem, se não for bem feita, pode intensificar linhas de expressão. 

Mas estamos aqui para te ajudar a encontrar algumas alternativas, ou seja, hábitos que você pode começar a criar e manter se deseja ter uma pele mais bonita, saudável e, consequentemente, amenizar as rugas e linhas de expressão. Veja abaixo alguns cuidados essenciais!

Como surgem as rugas e linhas de expressão?

Para saber qual é a melhor forma de tratar o problema é preciso conhecê-lo e descobrir a causa principal para, assim, resolvê-lo.

Como dissemos no início deste post, a exposição ao sol sem proteção, o excesso de radicais livres no corpo (vindos de uma alimentação inadequada), o estresse, a ansiedade e a falta de cuidados são os principais fatores que ajudam a pele a envelhecer mais rapidamente.

Tudo isso leva a uma redução de colágeno. Essa proteína confere maior consistência à nossa pele que, assim, fica mais jovem. Os principais tratamentos e cuidados visam estimular a produção de colágeno ou atrasar a perda dele.

Quais os principais tratamentos?

Aplique hidratante

Você certamente já ouviu falar que devemos beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Isso é fundamental para todo o nosso corpo e também para a nossa pele. Porém, para retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão, além dos cuidados internos, são necessários também os cuidados externos.

Usar um produto hidratante próprio para o rosto é essencial. Inclusive, muitos maquiadores indicam aplicar o hidratante antes de passar qualquer produto no rosto. Além de manter a pele mais bonita, mantém a maquiagem por mais tempo.

O uso do hidratante também vale para quem tem pele oleosa. Mas é importante escolher um produto mais leve e livre de óleo. 

Use protetor solar

O protetor solar precisa ser o seu companheiro mais fiel e você não deve ir a lugar algum sem ele. Tenha uma versão mini do produto para levar na bolsa, assim não tem desculpas para não usá-lo. E lembre-se de aplicar novamente ao longo do dia. 

Quando for escolher o seu protetor solar, fique atento ao fator de proteção. Por exemplo, pessoas com pele muito branca, que tendem a ficar avermelhadas no sol, devem optar por um protetor com fator mínimo 50.

Quem tem a pele negra também precisa usar protetor solar. Por ter mais melanina, esse tipo de pele pode sofrer com melasma e hiperpigmentação e é o protetor que vai evitar essas manchas.

Use produtos à base de vitamina C

A vitamina C é uma das substâncias que o corpo utiliza para produzir colágeno, a proteína responsável por dar maior firmeza à pele. Então, quanto mais colágeno, menos rugas e linhas de expressão.

Sendo assim, inclua na sua dieta alimentos com alto teor de vitamina C como o morango, o brócolis, a acerola, o kiwi, a laranja, a goiaba, entre outros. Também é interessante utilizar produtos para a pele que sejam ricos em vitamina C para que, dessa forma, aconteça uma absorção mais intensa desse nutriente pelo organismo.

Faça peeling

Um dos tratamentos para rejuvenescer a pele mais conhecido é o peeling. Nesse procedimento estético ocorre a remoção das camadas mais superficiais da pele e, dessa forma, a estimulação para a produção de colágeno, renovando a pele e reduzindo as marcas de expressão. Além disso, o peeling também ajuda no tratamento de manchas, de marcas de cicatrizes causadas pela acne, flacidez e outros problemas de pele.

Trate com microagulhamento

Já ouviu falar sobre esse tratamento que muita gente está fazendo? Esse procedimento é bem parecido com o peeling e também tem como objetivo a renovação celular, e assim, a formação de uma pele mais jovem com produção de mais colágeno. Trata-se de várias agulhas agindo ao mesmo tempo sobre a pele, fazendo microlesões que em pouco tempo desaparecerão para dar lugar a uma pele com menos rugas e linhas de expressão.

Não durma com maquiagem

Chegou do trabalho ou de uma festa? Remova completamente a maquiagem. O melhor é usar produtos específicos, ou seja, um bom demaquilante que retire até os resíduos mais profundos que a maquiagem pode deixar. Higienize completamente a pele, até que o lenço ou algodão utilizados saiam limpos, para que não fique nenhuma impureza.

Por fim, lave o rosto com um sabonete próprio para essa região. É importante que você remova também as sujidades que adquirimos no dia a dia como fuligem, poeira e outras.

Aplique cremes anti-idade

Os produtos anti-idade são essenciais para amenizar as rugas e linhas de expressão e retardar o aparecimento de outras. O melhor horário para aplicar é à noite. Portanto, pouco antes da hora de dormir, aplique o produto e espere a pele absorvê-lo para depois deitar. Como a pele está mais relaxada nesse período, esse é o momento ideal para potencializar a ação do creme.

Toxina botulínica

Muitas pessoas estão aplicando a toxina botulínica independente da idade. Apesar desse procedimento ter se popularizado é importante fazê-lo apenas com recomendação do seu dermatologista.

Como um dos grandes causadores das rugas e linhas de expressão é a contração muscular, a toxina reduz essa contração. E, ao contrário do que muitos podem pensar, a pessoa não fica sem expressão facial. Existem muitos bons profissionais no mercado que promovem um resultado final o mais natural possível.

São muitas as formas de deixar a sua pele mais saudável e mais jovem. Ainda que você faça tratamentos estéticos, os cuidados diários são essenciais para manter os resultados dos procedimentos por mais tempo. Crie bons hábitos para manter a sua pele mais bonita e com menos rugas e linhas de expressão.

Quer saber como cuidar bem da sua pele? Então, baixe o nosso e-book e aprenda como montar a sua rotina de cuidados diários com a pele!

Você também pode gostar de:
Mais que depilação, temos diversas soluções para o cuidado do pelo. Serviços diferenciados, em um mesmo lugar, para atender todas as necessidades dos nossos clientes.
"Nossa missão é transformar vidas promovendo o bem-estar e autoestima das pessoas, respeitando a individualidade e a liberdade de ser o que quiser.

Somos referência nacional em depilação e pioneiros no segmento. Com mais de 20 anos de mercado, uma técnica exclusiva e atendimento diferenciado, carregamos a mesma essência em todas as mais de 100 lojas no Brasil e Venezuela. Nossa única preocupação na Depyl Action é proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência em cuidados com o pelo.

Este é o nosso compromisso com você."


Danyelle Van Straten,
Diretora da Depyl Action