Qual o melhor tipo de depilação para pessoas com vitiligo?

Quem tem vitiligo pode ter um certo receio em remover os pelos. Um problema comum é o fato de que, quando o vitiligo atinge uma região da pele, os pelos nascem muito claros, não permitindo a remoção com técnicas mais duradouras como a luz pulsada. E você, provavelmente, já está cansado de usar a lâmina ou a pinça em busca de uma solução que dure mais tempo.

O vitiligo, na maioria dos casos, é uma doença autoimune. Ou seja, as próprias células de defesa, os anticorpos, atacam os melanócitos, responsáveis pela produção de melanina. O vitiligo pode se manifestar em associação a outras doenças como o diabetes, lúpus e até mesmo problemas emocionais.

O fato é que: quem tem vitiligo precisa de cuidados extras com a pele, especialmente durante e após a depilação. Essas pessoas podem sim se depilar, porém, é preciso pensar em qual tipo de depilação é a melhor opção.

Vamos explicar direitinho para que você entenda que a depilação para pessoas com vitiligo é possível.

Depilação a laser para pessoas com vitiligo, pode?

Para saber a resposta a essa pergunta, primeiro vamos entender um pouco sobre como funciona a depilação a laser.

O calor produzido pelo laser — que tem a sua frequência ajustada de acordo com cada tipo de pele — é aplicado na região onde existem pelos. Quanto mais escuros forem os pelos, melhor, pois a melanina presente neles absorve o calor e, assim, “mata” a raiz, impedindo que o fio cresça novamente. Em alguns casos ele se regenera e, por isso, são necessárias mais do que apenas uma sessão.

Nas áreas do corpo onde existe a presença do vitiligo, a depilação a laser se torna impraticável já que ali há ausência de melanina. Dessa forma, o fio não vai absorver o calor e a parte que produz o pelo não será destruída. Assim, esse tipo de depilação é ineficaz no portador de vitiligo.

Mas, e quanto às regiões do corpo que ainda não foram atingidas? Também não é indicada a depilação a laser, pois pode desencadear o que se conhece por Fenômeno de Koebner. A depilação causa microlesões na pele e essa, por sua vez, pode desenvolver o vitiligo em partes do corpo onde ainda não havia a presença dele. Portanto, fazer a depilação a laser pode acelerar a progressão do vitiligo. O mesmo vale para a fotodepilação ou luz pulsada.

Quem tem vitiligo pode depilar com cera morna?

A depilação com cera morna é uma das mais usadas no Brasil. Por causa da temperatura, os poros se dilatam e os pelos saem facilmente, com pouco ou nenhum incômodo. Além disso, um bom estabelecimento utiliza cera à base de produtos naturais, o que traz muitos benefícios para a pele. Portanto, conhecer o produto e o processo utilizado onde você vai se depilar é muito importante.

Para quem tem vitiligo, uma boa opção de depilação é a cera morna. Essa é uma solução para aqueles que desejam remover os pelos de maneira mais duradoura.

Fazer depilação em peles com vitiligo é um desafio e, é exatamente por isso que você deve procurar um bom profissional e uma equipe devidamente capacitada para lidar com essa situação específica e delicada.

Quais os cuidados após a depilação?

É muito importante que, após se depilar, o paciente com vitiligo siga todas as instruções do profissional. Uma delas é evitar o sol por, pelo menos 48 horas, após a depilação com cera morna. Como a pele está bastante sensível e o portador não possui a proteção da melanina, o risco de lesão é maior do que em pessoas que não possuem a doença.

Lembre-se que a sua pele está muito sensível e que qualquer dano pode ser perigoso. Por isso, mesmo dentro de casa, use sempre o protetor solar com fator acima de 30. Outra recomendação é não usar roupas apertadas, especialmente o jeans. Por conta da sensibilidade da pele, essas peças e tecidos podem lesionar a região depilada e assim, aumentar consideravelmente as chances das manchas brancas do vitiligo aparecerem.

É interessante que, antes de realizar a depilação, o paciente com vitiligo faça uma consulta e uma avaliação com o dermatologista responsável pelo tratamento. É importante ter o aval dele para evitar problemas futuros. Pessoas com vitiligo não são impedidas de fazer depilação com cera morna, mas cada caso deve ser investigado de maneira única.

Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre depilação para portadores de vitiligo? Então, assine a nossa newsletter e saiba mais sobre como cuidar melhor da sua pele!