18

fev

2019

Depilação e exposição ao sol: tire suas dúvidas

Um dos principais medos de quem depila a pele são as manchas. Elas podem aparecer por diversos motivos, como produtos inadequados, técnica de aplicação da cera de maneira errada, entre outras. Alguns desses problemas podem ser evitados facilmente se você contar com os serviços de profissionais especializados no assunto.

Porém, é necessário também ter alguns cuidados logo após a depilação. Normalmente, esses cuidados são orientados pelo profissional e você deve segui-los se quer evitar maiores problemas.

Um deles é a combinação de depilação e exposição ao sol. O ideal é que, no processo depilatório, você fique, pelo menos, 72 horas sem se expor diretamente ao sol. Isso quer dizer que você não pode ir à praia ou a qualquer lugar no qual a pele fique em contato direto com os raios solares.

Essas 72 horas são divididas da seguinte maneira: 24 horas antes da depilação e 48 horas após.

Quer entender melhor como o sol age na nossa pele e o que fazer para evitar as manchas após a depilação? Então, leia o post até o final!

O que acontece com a pele depois da depilação?

Após realizar a depilação com cera morna, além dos pelos, a raiz também é removida. Isso significa que a nossa pele está mais exposta a agressões e também que está mais sensível e vulnerável. Assim, ela precisa de maiores cuidados nesse momento.

Esse tipo de depilação, assim como outras, causa uma pequena inflamação que é fácil de notar por causa da coloração vermelha que aparece.

É por isso que é necessário um período de pelo menos 48 horas sem se expor ao sol depois da depilação. Esse é o tempo necessário para que o nosso corpo possa curar o processo inflamatório da pele e volte ao normal.

E o que pode acontecer se você tomar sol antes desse período?

Tem gente que assim que se depila já quer cair no mar no sol de meio-dia. Bom, se você está pensando em fazer isso, é interessante saber quais são as possíveis consequências dessa escolha.

Entre os sinais e sintomas que podem aparecer, estão: inchaço, dor, aumento do processo inflamatório, queimaduras, escurecimento da pele e eventuais manchas, descamação e até mesmo dor por causa do aumento da sensibilidade.

Como o sol mancha a pele?

Tudo bem, você já sabe que não deve se expor ao sol por, pelo menos, 48 horas após a depilação com cera morna. Mas é importante que você compreenda o motivo.

Quando a mancha aparece por conta do sol é uma forma do nosso corpo dizer que algo está errado, é como uma resposta de defesa do corpo. E por quê? Já percebeu que quem tem pele negra envelhece menos? Isso porque a melanina, proteína que serve para pigmentar a pele e os pelos ajuda a proteger a pele dos raios solares.

Então, quando uma mancha escura aparece na pele por causa da exposição ao sol o corpo está criando uma defesa. Afinal de contas, se isso não acontecesse, o câncer de pele seria praticamente inevitável.

E como se proteger?

O primeiro passo é seguir as orientações do profissional que realizou a depilação e não se expor ao sol por cerca de 48 horas depois do procedimento. Além desse, há outros cuidados.

Outro cuidado bem simples e tomar banho com água fria. A temperatura mais baixa ajudará a fechar os poros da pele, melhorando a sensibilidade e também ajudando no processo de cicatrização, reduzindo o processo inflamatório.

Usar hidratantes também é uma boa opção, especialmente se ele for à base de aloe vera, uma substância que também ajuda no tratamento da inflamação.

Usar protetor solar ou hidratantes com fator de proteção é essencial. Na verdade, você deveria utilizá-lo todos os dias e até mesmo em casa, pois onde tem luminosidade natural, há a incidência de raios solares!

Lembrando que o fator de proteção deve estar de acordo com o seu tipo de pele. A sua é do tipo que fica bronzeada com a exposição ao sol? O fator 30 é o mais indicado. Porém, se a pele fica muito avermelhada nessa situação, escolha os protetores com fator 50 ou superior.

Se quer aumentar ainda mais os cuidados com a pele, então você pode optar pelo uso de um bloqueador solar, que reflete os raios, e também  protetores físicos como chapéus, viseiras e sombreiros.

Não respeitei as 48 horas, e agora?

Calma, não é preciso entrar em pânico! Se você está em busca de uma solução para o problema, existem algumas formas de resolver. É bem provável que, depois de tomar sol após se depilar, a sua pele esteja vermelha, irritada e bastante sensível.

Para evitar mais problemas, você deve hidratar muito bem a pele, além de colocar compressas de água fria várias vezes ao dia nas partes mais afetadas. Utilizar uma loção ou gel pós-sol, com efeito calmante, também é indicado. No caso da formação de bolhas, ou seja, queimaduras mais graves, o melhor é procurar um médico para que ele prescreva a conduta ideal.

Estou bronzeada, posso me depilar?

Bronzeamento e depilação não combinam muito bem. Isso porque a depilação com cera pode remover a camada mais externa da pele e assim remover também a cor bronzeada, especialmente se ela foi criada por método artificial.

A depilação, por si só, tem riscos mínimos de promover manchas na pele. A não ser, é claro, que você se exponha ao sol. Portanto, espere um pouco após o bronzeamento para realizar a depilação e se cuide para evitar exposição após o procedimento!

Quer saber mais sobre os cuidados com a depilação? Então, assine a nossa newsletter!

Você também pode gostar de:
Mais que depilação, temos diversas soluções para o cuidado do pelo. Serviços diferenciados, em um mesmo lugar, para atender todas as necessidades dos nossos clientes.
"Nossa missão é transformar vidas promovendo o bem-estar e autoestima das pessoas, respeitando a individualidade e a liberdade de ser o que quiser.

Somos referência nacional em depilação e pioneiros no segmento. Com mais de 20 anos de mercado, uma técnica exclusiva e atendimento diferenciado, carregamos a mesma essência em todas as mais de 100 lojas no Brasil e Venezuela. Nossa única preocupação na Depyl Action é proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência em cuidados com o pelo.

Este é o nosso compromisso com você."


Danyelle Van Straten,
Diretora da Depyl Action