Página Inicial > Blog > Depyl Action

Benefícios da depilação a laser: 5 motivos para optar pelo método

A depilação a laser é um dos métodos para eliminar pelos que mais cresce no mercado de estética no país, ou seja, se tornou o sonho de consumo de muita gente. Mesmo após tantos anos do seu lançamento – na década de 70, o método permanece no ranking de “tendências” em pleno 2020.

Pelo menos dois fatores mantêm a escolha pelo tratamento a laser no topo: tecnologias cada vez mais avançadas e resultados efetivos e duradouros. 

Outros benefícios da depilação a laser também chamam a atenção. E é sobre eles que nós iremos falar melhor neste texto. Mas antes, vem entender como funciona a depilação a laser! 

Como funciona a depilação a laser?

A depilação a laser é um método que consiste na aplicação de um feixe de luz (laser) na região em que se pretende remover os pelos. A tecnologia emite pulsos de luz que são absorvidos pelo pigmento do pelo (melanina).

A energia produzida pelo laser se converte em calor e destrói os folículos pilosos, que são as estruturas responsáveis por formar e promover o crescimento dos pelos.

Geralmente, a depilação a laser é ideal para regiões como buço, queixo, axilas, virilhas e pernas. Entretanto, é possível tratar a laser outras regiões do corpo para deixá-las mais lisinhas, tais como as costas e o peito.

Quais os benefícios da depilação a laser?

Agora que você entende um pouco mais sobre o funcionamento da depilação a laser, é hora de conhecer os 5 principais benefícios do tratamento.

1) Elimina pelos gradativamente

A depilação a laser é uma técnica capaz de eliminar os pelos de forma definitiva. Mas, para chegar a esse resultado, o processo é gradual.

A eliminação progressiva é menos agressiva para a pele e garante cuidado por mantê-la bonita e saudável durante o tratamento.

Para um bom resultado, são indicadas até 10 sessões. Esse número é o ideal para promover a redução de 95% dos pelos. No entanto, o tempo pode variar, podendo ser melhor definido em uma sessão de avaliação na clínica que irá realizar o tratamento.

2) Trata diferentes tonalidades de pele e padrão de pelos

Quando a depilação a laser surgiu, a aplicação em peles bronzeadas, negras e de pelos finos era contraindicada, pois a tecnologia não era tão avançada como hoje.

Desde então, a tecnologia de depilação a laser tem evoluiu a ponto de ser utilizada em qualquer tipo de pelo e pele – pelos finos, claros, ruivos e penugens, pele negra e albina. Especialmente se a tecnologia possui ponteira com laser triplo, que refina a aproximação do pelo alvo, aumentando a segurança no disparo do feixe.

Além disso, a depilação a laser é uma das melhores soluções para pessoas que têm alergia à cera, por exemplo.

3) Combate a foliculite e reduz pelos encravados

A foliculite é uma inflamação nos folículos pilosos. Semelhante a uma espinha, pode aparecer em regiões como rosto e virilha, assim como em pernas e coxas.

Esse incômodo costuma ter algumas causas, como atritos provocados pelas roupas, dermatite, acne, bem como lesões causadas durante a tentativa de retirada dos pelos.

Já os pelos encravados são decorrentes de cortes em sua estrutura, como no processo de depilação com lâmina. Essa ação faz com que a parte presa à pele cresça e se curve, penetrando novamente na pele, causando uma inflamação. A depilação a laser evita esse tipo de fricção na pele, uma vez que elimina o pelo pela raiz, reduzindo a necessidade de puxar ou cortar o pelo.

4) É uma depilação para todos os fototipos e espessura de pelos

Fototipo é a classificação da pele baseada na reação que ela tem quando exposta ao sol. 

Esse fator é considerado para os processos depilatórios a fim de determinar se há a possibilidade (ou não) de surgirem manchas durante as aplicações.

Existem seis classificações de fototipos:

  • fototipo I: pele branca que sempre queima e nunca bronzeia. Considerada extremamente sensível ao sol;
  • fototipo II: pele branca que sempre queima e bronzeia pouco. Considerada sensível ao sol;
  • fototipo III: pele morena clara. Esse tipo queima pouco, sempre bronzeia e tem sensibilidade considerada normal ao sol;
  • fototipo IV: é a pele morena moderada que queima pouco, mas sempre bronzeia. Também possui sensibilidade normal ao sol;
  • fototipo V: a pele morena escura raramente queima, mas sempre bronzeia. Além disso, possui pouca sensibilidade ao sol;
  • fototipo VI: a pele negra é totalmente pigmentada, nunca queima e é insensível ao sol.

Entre os benefícios da depilação a laser está a possibilidade de sua aplicação em todos os fototipos de pele, sem causar qualquer dano ou mancha.

O mesmo vale para a espessura dos pelos. Por mais grossos ou finos que sejam, os feixes de luz do aparelho conseguem proceder a destruição do folículo piloso de maneira eficiente. Ou seja, a técnica é indicada para todos.

5) A aplicação é confortável 

Uma das principais preocupações de quem busca métodos depilatórios é a dor.

Por muito tempo, a depilação por cera morna foi sinônimo de dor. Mas, graças aos novos produtos e técnicas de remoção de pelos, a cera passou a ser menos desconfortável. Por isso, se você é muito intolerante à dor e deseja reduzir a ida periódica em locais especializados em depilação, o laser é o mais indicado.

Tecnologias modernas com sistema de resfriamento na ponteira do laser promovem ainda mais conforto, pois faz com que a área tratada seja resfriada ainda durante o procedimento.

Prontinho! Agora que você conheceu alguns dos benefícios da depilação a laser, já pode optar pelo melhor método de remoção de pelos. Quer receber mais artigos como este em seu e-mail? Inscreva-se em nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre os cuidados que você deve ter com a pele e com os pelos.