Foliculite: causas e tratamento

A foliculite, também conhecida como pelo encravado, ocorre quando há infecção dos folículos pilosos. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a infecção aparece como pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos.

Na maioria dos casos a foliculite é superficial, mas gera incômodo, pois pode coçar e doer. Normalmente, a inflamação do pelo sara sozinha, mas os casos mais graves e recorrentes merecem atenção e tratamento com um dermatologista.

As áreas do corpo onde há maior ocorrência de foliculites são a face, o couro cabeludo, as axilas, as coxas, as nádegas e a virilha, que podem ser contaminadas por bactérias, fungos e vírus espontaneamente ou favorecida pela depilação, pelo atrito da roupa com a pele, excesso de umidade e suor, entre outros fatores.

O uso prolongado de calças apertadas, principalmente jeans, está entre um dos fatores que causam a foliculite. Uma das maneiras de prevenir o problema é deixar a pele respirar. Evite usar roupas justas e de tecidos grossos com frequência, principalmente, nos dias mais quentes.

A esfoliação é uma grande aliada quando o assunto é prevenção e deve ser feita 10 dias depois da depilação ou semanalmente. Hidratar a pele também é fundamental para prevenir o problema. Para ajudar a aliviar os sintomas de foliculite, o médico pode recomendar alguns cuidados, como:

  • lavar a pele afetada com sabão neutro ou antisséptico, quando receitado pelo médico, 2 a 3 vezes por dia e secar bem, sem esfregar;
  • colocar uma compressa morna sobre a região afetada, para reduzir a coceira;
  • não coçar ou cutucar, nem puxar com a pinça.

Quando os sintomas de foliculite não melhoram após 2 semanas o paciente deve consultar novamente o dermatologista para adequar o tratamento.

A foliculite costuma causar um grande incômodo que não é apenas o mal-estar físico como também o fato dela aparecer em regiões que ficam muito expostas como o rosto. Por causa disso e de sua aparência, muitas pessoas costumam confundir essa inflamação com a famosa acne. Porém, elas possuem algumas diferenças que torna possível identificar quando é ou não foliculite.

Quais as diferenças entre a foliculite e a acne?

Como surgem?

A acne, como muitos sabem, tem uma relação direta com o excesso de oleosidade na pele. Tanto que o dermatologista costuma prescrever sabonetes e medicamentos que ajudam a reduzir a produção de sebo pelas glândulas quando o problema é a espinha. Este não é o caso da foliculite já que esta não tem relação alguma com a produção de óleo na pele.

Quais as principais causas da acne e da foliculite?

A causa também é diversa. Enquanto que na acne as principais causas são o desequilíbrio na produção de hormônios, especialmente na puberdade e também a presença de certas bactérias que podem causar infecção, no caso da foliculite, a causa principal é a presença de uma determinada bactéria em alta quantidade: a estafilococos. Porém, ela também pode ser causada pela presença de fungos.

Quais os locais onde elas costumam aparecer?

Quem sofre com a acne sabe bem que os locais onde ela mais costuma aparecer são no rosto, no colo e também no tronco. Já a foliculite aparece com maior frequência na região das coxas, cabeça como um todo, nádegas e também no dorso das costas. Ela também pode aparecer em outros lugares do corpo como virilha, por exemplo, já que os folículos pilosos estão por todo o corpo com pequenas exceções como:

  • planta dos pés;
  • palma das mãos;
  • lábios;
  • membranas mucosas;

Como identificar a foliculite?

A foliculite possui alguns sintomas particulares, que ajudam a diferenciá-la da acne já que pode ser bem fácil de confundir as duas. Porém, esses sintomas dependem muito da profundidade na qual a infecção se encontra.

Na foliculite superficial surgem umas espinhas vermelhas e pequenas e que podem apresentar ou não o pus. A região também pode apresentar coceira, vermelhidão e inflamação. Quando há a formação do pus é possível ver uma crosta que se forma bem em cima do local da foliculite.

Existem vários tipos de foliculites superficiais e são denominadas de acordo com o local no qual se encontram ou de acordo com o agente causador:

  • Foliculite estafilocócica:ocorre quando os folículos ficam infectados pela bactéria Staphylococcus aureus;
  • Foliculite por pseudomonas:é muito comum em ambientes aquáticos nos quais os níveis de cloro e pH não são bem regulados;
  • Foliculite Pitirospórica:causada por fungo.

Já na foliculite profunda, além da coceira e da formação de pus, o local da infecção fica mais dolorido e também sensível. Pode haver a formação de cicatrizes e também o folículo piloso pode ser destruído. Também é comum que ocorra o aparecimento de furúnculos. Os tipos de foliculite profunda são os seguintes:

  • Sycosis barba: é muito comum aparecer após a pessoa se barbear, especialmente, se isso ocorre com muita frequência;
  • Foliculite Gram-negativo: comumente aparece em indivíduos que usam medicamentos para o tratamento da acne por um longo período. As substâncias presentes no remédio causam um desequilíbrio no tecido epitelial fazendo com que as bactérias Gram-negativas se desenvolvam, especialmente na região do nariz ou próxima a ele;
  • Furúnculos e carbúnculos: infecção por estafilococos que é a bactéria mais comum nestes casos. Enquanto o furúnculo é uma única lesão com formação de pus e bastante sensível, o carbúnculo é um aglomerado de furúnculos, o que torna esse tipo de foliculite muito mais grave;
  • Foliculite eosinofílica: pessoas portadoras do vírus HIV costumam apresentar esse tipo de infecção no folículo piloso. Elas aparecem, principalmente, no rosto e nos braços e tendem a coçar muito. A área da pele afetada fica mais escura do que outras partes.

Como é feito o diagnóstico?

Para diagnosticar a foliculite, o médico especialista conta com um exame físico e anamnese (uma coleta de dados do histórico do paciente). Um teste laboratorial é feito com uma pequena amostra da substância presente no folículo para identificar qual é o agente causador do problema. É preciso conhecer a causa para iniciar o tratamento mais adequado.

E você passa ou já passou por esse problema? Conte pra nós como foi o seu tratamento e quais os problemas que a foliculite já te causou!