Empreender em 2020: necessidade ou oportunidade?

Vale a pena empreender em 2020? Algumas pessoas acreditam que tem hora certa para investir em um negócio, outras aproveitam a “onda do momento” e jogam as fichas para lucrar, sem pensar nos desafios. Mas, como avaliar o time? Empreender em 2020 pode ser uma boa opção diante de tantas mudanças provocadas pela crise do Covid-19?

Pode acreditar: a questão não se resume apenas ao investimento e o lucro. Tudo vai depender do fator necessidade x oportunidade somado às nuances do mercado. Quer saber mais sobre o assunto?

Leia o artigo e descubra o segredo para empreender certo em 2020!

Empreender em 2020: necessidade de lucrar

De antemão, é preciso destacar que grande parte dos trabalhadores autônomos são empreendedores natos e sequer sabem disso. A primeira vista, são pessoas que começam um negócio por necessidade: ou por não se adequar a um tipo de modelo ou por não encontrar grandes oportunidades no mercado de trabalho formal. Exemplos clássicos são os vendedores ambulantes, bem como comerciantes que trabalham de porta a porta etc.

Muitas vezes, um tiro certo pode levar empreendedores por necessidade ao topo, mesmo em um mercado instável. No entanto, essa é uma situação pouco comum. Isso porque sem planejamento, é bem difícil manter o negócio em funcionamento por muitos anos.

Em outras palavras, é preciso que o empreendedor por necessidade se mantenha atualizado sobre a economia, sobre as especificidades do segmento escolhido no mercado e demandas.

Oportunidade para empreender: planejamento e ação

Os empreendedores de oportunidade são os que realmente desejam, de fato, ter um negócio para chamar de seu. Ou seja, são aquelas pessoas que diante de outras garantias de trabalho e renda, optam por tocar um empreendimento: independente de possuir know-how técnico prévio ou grande capital para iniciar um projeto.

Em contrapartida, o foco é no planejamento pós aparição de uma oportunidade que se alinhe bem ao perfil. Dessa forma, sem pressão para gerar lucro imediato, esse tipo de empreendedor salta na frente quando o assunto é motivação por segurança.

Antes de mais nada fique atento: a chance de sucesso desse tipo de empreendedor não é, necessariamente, superior à chance de quem empreende por necessidade. Para se ter uma ideia, o empreendedorismo no Brasil é formado quase que completamente por micro ou pequenos negócios. Contudo, ambos possuem a receita importante para alcançar o sucesso. Você consegue identificar?

Seja por oportunidade ou necessidade: mantenha a motivação!

Antes de qualquer qualidade, um empreendedor de sucesso não pode perder a verdadeira motivação. Esse é o segredo para empreender em qualquer segmento. Ou seja, se você consegue manter o foco no que deseja, nada poderá parar o seu sonho.

Em síntese: pode parecer simples, mas essa é a receita de sucesso para empreender em 2020 e, em qualquer outro ano, ou momento: paixão, planejamento e capacitação contínua para materializar o seu negócio, independentemente do tempo que você precise para colocá-lo em prática.

Gostou do conteúdo? Então acompanhe o nosso blog para acessar novos artigos com informações relevantes sobre negócios e empreendedorismo. E não se esqueça de deixar seu comentário, curtir e compartilhar nas redes sociais!