02

maio

2019
Depilação Esportiva

Depilação esportiva realmente melhora a performance?

Atualizado em 09/09/2019 às 15:28

Muitos pensam que fazer depilação é apenas uma questão de estética e, na maioria das vezes, pode ser que sim. Mas quando assunto é esporte e atletismo isso muda. A depilação esportiva pode sim ajudar o atleta e pode fazer a diferença entre ganhar ou não uma medalha.

Quer um exemplo? Nas competições de natação ou mesmo de corrida, milésimos de segundo fazem a diferença na colocação do atleta. Por conta disso, tudo o que for possível retirar do corpo para deixá-lo mais leve é válido. Mas mesmo que você não pratique esportes como profissão e não pretenda fazê-lo, saiba que a depilação esportiva é sempre uma excelente opção.

Quer saber quais são os maiores benefícios que a depilação pode oferecer para a prática esportiva? Então, veja abaixo quais são eles!

Quais as vantagens da depilação esportiva?

Oferece maior liberdade

Praticar natação pode ser um pouco mais complicado para as mulheres, já que as roupas de banho podem mostrar os pelos pubianos. Então, pode ser necessário fazer uma depilação com lâmina todos os dias, o que irrita bastante a pele e pode encravar os pelos.

Por conta disso, a depilação esportiva pode ser um alívio, pois consegue trazer maior liberdade para a prática. E quando o assunto é natação, podemos falar também da depilação masculina. Muitos, antes de uma competição, depilam o peitoral e as panturrilhas com cera. Isso aumenta a sensibilidade da pele no meio já que haverá uma maior superfície de contato entre a água e o tecido epitelial.

Mais movimento

Você já deixou de ir treinar porque as pernas não estavam depiladas ou mesmo de fazer movimentos com os braços para o alto porque as axilas estavam cheias de pelos?

A depilação é algo cultural e muitas mulheres acabam limitando os movimentos durante os exercícios para evitar que eles apareçam. A verdade é que não há nada para se ter vergonha, já que ter ou não pelos depende exclusivamente da sua escolha pelo que faz bem pra você e não existe nenhuma regra social que ultrapasse sua liberdade.

Porém, para quem prefere estar depilado, a depilação esportiva pode ser uma ótima ideia, já que até mesmo a calça ou blusa ficam mais confortáveis, o que é excelente para praticar exercícios como treinamento funcional ou Crossfit que movimentam todo o corpo.

Mais confiança

Sem dúvida alguma, se você preferir ter a pele depilada, terá maior autoestima e se sentirá mais confiante após a depilação. Isso porque, durante o exercício, você não precisará se preocupar com seus movimentos e poderá concluir o treino da melhor forma possível.

O mesmo acontece com os atletas. Esse fator psicológico pesa consideravelmente durante todo o percurso da prova.

A depilação realmente ajuda nos esportes?

Todos os benefícios que citamos acima são, em sua maioria, indiretos. A questão, por exemplo, da confiança e segurança durante a prova é bastante subjetivo, já que você pode se sentir melhor sem depilar (e a escolha é sempre sua, viu?).

Além disso, ainda há poucos estudos que confirmem que, cientificamente falando, a depilação ajuda no desempenho dos atletas durante os treinos ou durante uma prova.

Uma pesquisa publicada no Journal of Science and Medicine in Sport teve resultados bem significativos: numa corrida de 100 metros, os corredores que não tinham pelos nas pernas conseguiram finalizar a corrida com 0,01 segundo a menos e, numa corrida de 42 km, essa diferença aumenta para 5,7 segundos. Para aqueles que praticam esporte profissionalmente, 0,01 pode ser o tempo suficiente para ganhar a prova.

Mais uma pesquisa foi realizada comparando ciclistas antes e depois de depilar as pernas. Com a ajuda de um túnel de vento, alguns ciclistas foram convidados a pedalar por 40 km, primeiro com os pelos do corpo e depois sem eles. Em média, foram 70 segundos a menos para percorrer o mesmo trajeto quando os ciclistas retiravam os pelos. Para aqueles que tinham maior volume de pelos, a diferença foi de 82 segundos!

Porém, basta analisar pela lógica. Por exemplo, alguém que pratica corrida precisa vencer a resistência do ar para correr o mais rápido que puder. Os pelos acabam gerando mais atrito e podem prejudicar a performance, aumentando a resistência. A gente pode não perceber, pois são bem leves, mas para aqueles que praticam atletismo, se depilar é uma diferencial competitivo.

Qual o tipo de depilação esportiva mais adequado?

Depois de ver os resultados dessa pesquisa, você deve estar pensando em melhorar a sua performance nos treinos apostando na depilação, não é mesmo? Mas qual é o melhor tipo de depilação para esse caso?

Depilação com cera morna

Eis uma ótima opção se você deseja apenas fazer um teste para saber se a presença de pelos vai realmente melhorar o seu desempenho nos treinos ou não.

Muitas pessoas, especialmente os homens, não se sentem confortáveis com a depilação com cera. Porém, hoje existem técnicas e ingredientes especiais que podem ser utilizados para tornar a depilação muito mais suave. Existem, inclusive, algumas técnicas que foram desenvolvidas especialmente para a depilação masculina. Você só precisa encontrar uma empresa que ofereça esses serviços e pode ser que tenha uma bem próxima.

Luz Pulsada

Quer uma depilação que dure mais tempo e assim possa trazer maior praticidade? Então, a técnica de luz pulsada (também conhecida como fotodepilação) deve ser a sua escolha. Isso não significa que estamos falando de uma depilação definitiva, até porque esse é um termo que é erroneamente utilizado pelas pessoas. O que a luz pulsada faz é reduzir a quantidade de pelos no corpo entre 80 e 85%.

A quantidade de sessões necessárias depende muito da área e da espessura do pelo. Normalmente esse número fica numa média de 10 a 12 sessões para as mulheres. Já no caso dos homens, esse número pode aumentar, já que estamos falando de um grupo que possui mais pelos espalhados pelo corpo.

Os outros 10 ou 15% que voltam a nascer são bem mais frágeis. Assim, você pode fazer a manutenção da luz pulsada com apenas 1 ou 2 sessões a cada 12 meses. Lembre-se de seguir sempre as recomendações do profissional tanto antes quanto depois das sessões.

Para ter bons resultados e melhorar a sua performance, é muito importante que você encontre um local com profissionais realmente capacitados para oferecer o melhor serviço. Usando a técnica certa, a depilação não precisa ser algo doloroso.

Você também pode gostar de:
Mais que depilação, temos diversas soluções para o cuidado do pelo. Serviços diferenciados, em um mesmo lugar, para atender todas as necessidades dos nossos clientes.
"Nossa missão é transformar vidas promovendo o bem-estar e autoestima das pessoas, respeitando a individualidade e a liberdade de ser o que quiser.

Somos referência nacional em depilação e pioneiros no segmento. Com mais de 20 anos de mercado, uma técnica exclusiva e atendimento diferenciado, carregamos a mesma essência em todas as mais de 100 lojas no Brasil e Venezuela. Nossa única preocupação na Depyl Action é proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência em cuidados com o pelo.

Este é o nosso compromisso com você."


Danyelle Van Straten,
Diretora da Depyl Action