Saiba como o chá verde pode contribuir com a sua saúde

Os dias frios pedem uma ajuda a mais para deixar o corpo aquecido. Uma boa dica é unir o prazer proporcionado pela temperatura do chá com os benefícios saudáveis que ele oferece. O chá verde, apesar de possuir um gosto um pouquinho amargo, é comprovadamente uma fonte riquíssima de vantagens. Ele possui nutrientes essenciais para o organismo, entre eles o manganês, o potássio, o ácido fólico, a vitamina C, a vitamina K, a vitamina B1 e a vitamina B2. Conheça os cuidados necessários durante a preparação da bebida e os pontos positivos do seu consumo.

O mais recomendável é preferir sempre a erva e não os saquinhos. Dessa forma, você garante que todas as propriedades estejam presentes na água. Outro cuidado é quanto ao momento do consumo. É preciso esperar pelo menos uma hora depois das refeições para ingerir o chá verde. Assim, não há interferência na absorção de ferro e vitamina C pelo organismo. O alerta fica por conta da cafeína. Caso seja sensível à substância, fique atenta à quantidade ingerida, pois nestes casos não deve passar de um litro por dia. Alguns grupos também devem consultar o médico antes de inclui-lo na dieta: gestantes, indivíduos com hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas.

Os ganhos de inserir a bebida na sua rotina são inúmeros! O chá verde é composto por antioxidantes e substâncias que favorecem o gasto de energia e, consequentemente, auxiliam na perda de peso. Além disso, ele protege a saúde do coração, reduz o colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico, evita a ação dos radicais livres – causadores do envelhecimento precoce das células – e afasta a depressão. Você ainda pode tornar o sabor mais atrativo, a sugestão é adicionar outros ingredientes como mel, frutas ou ervas mais suaves.

Já conhecia os benefícios do chá verde? Aproveite para inclui-lo na sua dieta e mantenha a sua saúde em dia!

Fonte: Minha Vida

Foto: Ambro/ Freedigitalphotos