Depilação masculina: quando começar? Saiba aqui!

Já faz muito tempo que cuidar da aparência deixou de ser uma preocupação apenas das mulheres. De fato, os homens estão cada vez mais preocupados em se cuidar! Cada vez mais homens adquirem produtos e procuram serviços para cuidar dos cabelos, da pele, do rosto e de todo o corpo.

E, entre os novos cuidados adotados, está a depilação masculina — afinal, os homens vem se sentindo cada vez mais incomodados com os pelos do corpo. Mas isso já não é apenas uma questão de estética, ou uma vontade de agradar as parceiras. Trata-se de do seu próprio bem-estar e higiene!

No entanto, existem ainda muitos homens que não adotaram a depilação como parte de sua rotina de cuidados por não saberem bem por onde começar ou qual método escolher. Por isso, reunimos nesse post tudo o que você precisa saber antes de se tornar adepto da depilação masculina. Confira!

Quais são os métodos de depilação mais conhecidos?

Existem inúmeras técnicas para se livrar dos pelos indesejados. Algumas garantem depilações mais duradouras, já outras exigem manutenção frequente.

Seja qual for o método escolhido, saiba que cada técnica de depilação masculina tem suas vantagens e desvantagens, além de exigir alguns cuidados específicos. Então, vejamos agora quais são os métodos mais utilizados:

Lâmina

A depilação com lâmina é o método mais em conta e mais fácil de ser executado. Afinal, pode ser feito em casa mesmo, de forma simples e prática. Basta ter uma boa lâmina e um creme de barbear, para deslizar a lâmina com maior facilidade.

E para tornar a remoção dos pelos ainda mais fácil, recomenda-se tomar, antes, um banho com água morna, ou então deixar por alguns minutos uma toalha com água quente sobre a região. Assim, abre-se os poros e os pelos não encravarem durante a depilação.

Outra dica é deslizar a lâmina sempre no sentido em que os pelos crescem, para garantir um resultado bem melhor. Contudo, apesar de bem simples, a depilação com lâmina apresenta desvantagens. A primeira é o risco de se cortar com a lâmina.

Além disso, mesmo que o resultado pareça perfeito na hora, os pelos crescem novamente com muita rapidez, e com um aspecto mais áspero. Logo, em poucos dias será necessário repetir o processo. O que pode irritar a pele e causar bolinhas que coçam e incomodam.

Cremes depilatórios

Assim como as lâminas, os cremes depilatórios são um recurso bem popular por quem deseja praticidade e um custo relativamente baixo.

O procedimento é bem simples: basta limpar bem a área, aplicar o creme sob a região, deixar agir pelo tempo indicado pelo fabricante e, depois, enxaguar. Esses cremes de depilação contam com elementos químicos em sua fórmula, que agem na estrutura do fio e a dissolvem.

Contudo, esse método também não é duradouro (apesar de ser prático), pois a raiz do fio permanece intacta e, logo, os pelos crescem novamente. Além disso, existe ainda o risco de irritação na pele e até mesmo uma reação alérgica ao produto, por conta dos elementos químicos.

Outra desvantagem do método é que, por conter uma fórmula agressiva, esses cremes não são indicados para todas as regiões do corpo, como a íntima, por exemplo. Ainda, o creme pode não surtir efeito em pelos escuros e muito espessos, como os pelos da barba.

Cera — fria ou morna

Esse é um dos métodos mais duradouros de depilação, muito procurado hoje em dia. Isso porque a técnica elimina os pelos desde a raiz, tornando a pele lisinha e agradável ao toque por muito mais tempo.

No entanto, a desvantagem é que a depilação com cera pode ser mais dolorosa do que a depilação com a lâmina, por exemplo.

Ainda assim, isso pode ser amenizado ao utilizar a cera morna, pois o calor ajuda a abrir os poros, facilitando a remoção dos pelos. Além disso, as clínicas normalmente aplicam um gel calmante sobre a pele depois do procedimento, aliviando imediatamente o desconforto causado pela depilação.

Fotodepilação

Quando se busca durabilidade de resultados, essa técnica — também conhecida como depilação por luz pulsada — é uma das mais eficazes de depilação masculina. Basicamente, o método consiste em destruir as células que dão origem ao pelo a partir de feixes de luz, que variam de intensidade conforme o tipo de pele e de fio.

A fotodepilação é bem precisa, indicada para todo o tipo de pele, e para a retirada de pelos nas mais diversas regiões do corpo, inclusive os da barba. E, diferente do que muitos pensam, o também não é dolorosa — no máximo, pode ser um pouco desconfortável.

São necessárias algumas sessões para alcançar o resultado desejado, mas já é possível perceber a diferença no crescimento e na quantidade de fios desde a primeira sessão. Depois de realizadas todas as sessões para remoção total dos pelos, basta fazer uma manutenção de tempos em tempos — de seis a doze meses.

Apesar de o custo ser um pouco mais elevado, o método pode compensar bastante — principalmente para quem vive na correria e não tem tempo ou paciência para estar sempre se depilando — já que seu tempo de manutenção é bem espaçado.

Quais são os benefícios da depilação masculina?

Geralmente, a depilação masculina era mais procurada por atletas e modelos — profissões em que os pelos podem não ser muito bem-vindos.

Mas, com o passar do tempo, cada vez mais homens se renderam ao gosto por deixarem a tele mais lisa, com toque mais agradável e sem aqueles pelos que espetavam ao encostar.

E a maioria das mulheres agradece, já que os pelos muito espessos na barba podem arranhar na hora do beijo. Entretanto, esse não é o único benefício da depilação masculina:

  • há também uma diminuição nos odores do corpo. Uma vez que os homens transpiram mais, o suor nos pelos pode acabar acentuando os odores de determinadas regiões do corpo;
  • a higiene se torna muito melhor, prevenindo o surgimento de fungos e bactérias em determinadas áreas do corpo;
  • o visual pode se tornar mais agradável, uma vez que é possível melhorar o aspecto das sobrancelhas e da barba, por exemplo;
  • não existe mais a necessidade de fazer a barba com tanta frequência ao se optar pela depilação de barba;
  • é possível ganhar até mesmo mais confiança na hora da conquista, uma vez que o homem se sente melhor consigo mesmo.

Depilação masculina íntima: você conhece essa tendência?

Quem disse que depilação íntima é somente para as mulheres? Existe muito homem buscando a depilação intima também para surpreender as parceiras, sentir-se mais confortável e melhorar a higiene!

No entanto, como a região íntima é bem sensível, é preciso escolher com cuidado o método a ser utilizado. A lâmina e o creme depilatório, por exemplo, não são recomendados. Nesse caso, a fotodepilação ou uma depilação a laser podem ser a mais indicadas: vale a pena experimentar.

Ainda, alguns cuidados são essenciais aos adeptos da depilação masculina íntima, como optar por cuecas de algodão, escolher com atenção os produtos de limpeza para as roupas intimas, lavar a região com sabonetes específicos para ela e não exagerar na água quente na hora do banho.

Então, você já realizou ou sente vontade de experimentar a depilação masculina? Deixe-nos um comentário e compartilhe conosco a sua experiência!