Depilação com cera morna causa flacidez?

Quando o assunto é dar fim aqueles indesejáveis pelos nas axilas, pernas, buço e regiões íntimas o método mais utilizado é, sem dúvida, a depilação com cera, seja ela fria ou morna. No entanto, o seu uso ainda está rodeado de dúvidas, lendas e mitos que não condizem com a realidade. Um exemplo clássico é aquela velha dúvida: “depilação com cera morna causa flacidez”?

A resposta para essa questão é simples: não. Apesar de muito difundida, a ideia de que aplicar cera morna com frequência, especialmente em áreas onde a pele é mais fina e sensível — como abaixo da sobrancelha ou no buço —, está equivocada. Isso porque o ato de “puxar a cera” não altera sua pele, já que o estímulo aplicado age superficialmente.

O que causa a flacidez?

O que de fato causa a flacidez é o enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina provocados pelo envelhecimento. Alguns fatores contribuem para esse processo natural, como a desnutrição e a desidratação da pele, a alimentação inadequada, a gravidade e a exposição excessiva ao sol sem o uso de protetor solar.

Porém, você pode assegurar a qualidade da depilação e os efeitos dela na sua pele por meio de algumas dicas simples, como: certificar-se que o produto usado é descartável, já que a reutilização pode causar infecções; respeitar o tempo de intervalo entre uma sessão e outra, para que a pele possa se renovar; e usar filtro solar após se depilar, mesmo em casa, pois a luz florescente também produz raios UVA E UVB.

Mas esse não é o único questionamento que as pessoas fazem ao optar por esse procedimento. E é para acabar de uma vez por todas com qualquer incerteza, que elaboramos uma lista com as principais dúvidas sobre a cera morna para que você possa ficar com a pele lisinha como deseja sem medos. Acompanhe!

1. A depilação com cera morna causa varizes?

Afirmar que existe uma ligação entre depilação e o aparecimento de varizes é um grande equívoco. Assim como explicamos há pouco sobre a flacidez, o método ocorre na superfície da pele, logo, seus efeitos não chegam até as veias que ficam muito abaixo da hipoderme.

O que causa o seu aparecimento é a má circulação sanguínea nas válvulas das veias que provoca o acúmulo e a consequente dilatação destas últimas. As varizes podem surgir devido ao sedentarismo, hábitos não saudáveis ou predisposição genética. Mas não devido à depilação!

2. As mulheres podem se depilar durante a menstruação?

Seja no período pré-menstrual ou durante a menstruação, muitas mulheres ficam receosas em se depilar e isso não é à toa. Durante esse período de alterações hormonais, o corpo feminino fica naturalmente mais fragilizado e a pele mais sensível.

Além disso, é comum haver inchaços, cólicas e retenção de líquido. Contudo, não há nenhuma contraindicação se você desejar se depilar. Apenas esteja ciente de que como o seu corpo está mais fragilizado, o processo será um pouco mais incomodo.

3. Depilar com cera pode causar manchas ou escurecer a pele?

Mais uma vez, há uma confusão sobre os efeitos da cera na pele. Ela por si só não provoca nenhuma mancha. O que pode desencadear o aparecimento é a exposição da pele ao sol, logo após a depilação, sem protetor ou filtro solar. Como dissemos há pouco, a proteção contra os raios solares e, até mesmo, a iluminação artificial é essencial!

Já o escurecimento da derme pode acontecer, se você depilar uma área que contenha alguma lesão. Isso porque o processo depilatório tira a camada de proteção da pele, deixando-a naturalmente mais exposta e vulnerável.

Portanto, você precisa redobrar os cuidados, como: higienizar a pele apenas com água e sabonete neutro, além de aplicar um hidrante da sua preferência que seja à base de camomila ou calêndula para amenizar possíveis irritações.

4. Grávidas podem se depilar?

Durante a gravidez não é preciso mudar o método de depilação. Você pode continuar a usar cera morna sem nenhum problema, inclusive, na região pélvica. Porém, saiba que é normal sentir um desconforto maior quando se depilar nessa área, pois ao longo da gestação há o afastamento dos ossos da bacia, além do maior fluxo sanguíneo no corpo.

Mas se você está pensando na depilação íntima completa (tricotomia) para o parto normal ou a cesariana, o ideal é não deixar para fazer apenas no 9º mês. Isso porque o último mês costuma ser o período onde há mais sensibilidade, o que acarreta um maior desconforto na região vaginal. A dica é fazer essa depilação paulatinamente a partir do 5º mês.

5. Depilar com cera morna dói menos do que com a cera fria?

A dúvida sobre o tipo de cera na hora de se depilar é bastante comum, especialmente, para quem tem a pele sensível e teme um processo doloroso. Se esse é o seu caso, não se preocupe. Saiba que se depilar com a cera morna dói menos do que com a cera fria, sim! E o motivo é bem simples: a temperatura da cera atua de maneira relaxante na pele, abrindo os poros e facilitando a retirada dos pelos.

6. A depilação com cera morna é o suficiente para retirar todos os pelos?

A depilação com cera é um dos métodos mais eficazes para se depilar. Contudo, é normal que alguns pelos resistam a processo e permaneçam no seu corpo. Quando isso acontecer, é recomendável o uso de pinças para finalizar o serviço, já que a pele estará mais relaxada e os poros mais dilatados. Isto é, a extração dos pelos será mais fácil, pois eles estarão praticamente desprendidos da raiz.

Agora que você esclareceu suas dúvidas e sabe que flacidez e todos os outros efeitos, supostamente causados pela depilação com cera morna, não passam de mitos, aproveite que o verão está se aproximando e livre-se dos pelos indesejados para curtir o melhor da estação! E se ainda tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários. Nós vamos adorar te responder!