04

mar

2019
poros-dilatados

Saiba quais cuidados evitam poros dilatados

Atualizado em 09/09/2019 às 15:28

Você já ouviu falar em poros dilatados? Eles são microaberturas na pele e podem atingir qualquer pessoa. Não é algo que ofereça riscos à saúde, mas podem incomodar bastante, especialmente as pessoas que possuem pele oleosa. Além disso, o aspecto no sentido estético pode incomodar.

São pelos poros que os pelos saem e também o suor. Sendo assim, é possível perceber o quanto a presença deles é importante para a nossa saúde. Se eles não existissem, a nossa temperatura corporal subiria significativamente e acabaríamos morrendo pela desnaturação da proteínas e de vários outros processos que precisam de uma temperatura ideal.

Porém, ele pode ser um problema para quem tem pele oleosa, afinal de contas, quanto maior o poro, maior a quantidade de gordura que é depositada sobre a pele.

Ele está presente por toda a superfície do corpo e só no rosto existem mais de 300 mil! Eles ficam localizados, principalmente, na zona T (testa, nariz e queixo). Pessoas com idade mais avançada ou que vivem em locais muito quentes, apresentam poros mais dilatados.

Qual é a principal causa dos poros dilatados?

Aqui, temos que falar em causas, no plural, já que não estamos falando de apenas uma. Então, vamos à nossa lista:

  • Idade: por conta da perda de elasticidade que a pele sofre com o passar dos anos, os poros tendem a ficar cada vez mais dilatados;

  • Exposição ao sol: o sol rompe fibras de colágeno, deixando a pele mais flácida e assim, aumentando a dilatação dos poros;

  • Pele oleosa: a pele oleosa não é apenas uma consequência como também uma causa. A oleosidade, poeira e outras substâncias que ficam ao redor do poro, fazem com que ele inflame, fique inchado e assim, maior;

  • Hereditariedade: a dilatação dos poros também pode fazer parte de uma herança genética.

Quais cuidados evitam os poros dilatados?

Você, logicamente, não quer ter problemas de pele por conta da dilatação dos poros não é mesmo? Então, trouxemos uma lista com diversos cuidados simples para ajudá-la a controlar o tamanho dos poros.

Use maquiagem líquida

Você tem poros dilatados? Então, a melhor opção é usar maquiagem líquida e também que seja oil free. O grande problema da maquiagem em pó é que ela consegue penetrar com maior profundidade nos poros, causando obstrução e assim formando espinhas e cravos.

Na hora de remover, também é necessário ter maiores cuidados. Usar um bom demaquilante é essencial para não deixar nenhum tipo de resíduo na pele, especialmente na hora de ir dormir. Por fim, lave o rosto com um sabonete específico para essa região e também para o seu tipo de pele.

Faça esfoliação

Se você tem cuidados diários com a pele, certamente já deve ter feito algum tipo de esfoliação, seja ela caseira ou em uma clínica com profissionais.

A esfoliação é o processo no qual são utilizadas substâncias minimamente abrasivas na pele no rosto. Além de fazer uma limpeza mais profunda, ele remove a sujeira que fica da fuligem dos carros e também o excesso de oleosidade. A esfoliação também realiza a remoção da pele mais superficial, estimulando a produção de mais células e de uma pele mais jovem.

Você pode fazer a esfoliação da pele em casa com produtos caseiros, por exemplo, mistura de açúcar com mel é excelente. Também existem vários produtos específicos e profissionais que fazem a aplicação com melhor técnica.

Use protetor solar

Quer ficar livre dos poros dilatados? Então, usar protetor solar constantemente é mais do essencial para evitá-los ou então reduzi-los.

Como dissemos antes, os raios solares reduzem as fibras de colágeno e assim, deixam a pele mais flácida. Essa flacidez, por sua vez faz com que os poros fiquem ainda mais dilatados. Busque sempre por versões oil free e com fator de proteção de acordo com a pele, sendo 60 FPS o indicado para peles mais brancas que ficam avermelhadas quando se expõem aos sol.

Peeling de cristal

É como um tipo de esfoliação, porém mais intensa e só pode ser feita com a ajuda de um profissional devidamente qualificado para isso. A melhor opção é procurar um consultório de um dermatologista. Ele é o profissional mais indicado para realizar esse tipo de procedimento.

Luz pulsada

Outro tratamento estético que é indicado para o tratamento dos poros dilatados é a luz pulsada. Também só pode ser realizada pelas mãos de profissionais qualificados, pois são necessários diversos cuidados na hora da aplicação e também na escolha da frequência de luz adequada.

Apesar de causar alguns problemas para a saúde da pele, em determinados momentos, dilatar os poros não é uma má ideia. Por exemplo, ao fazer a depilação com cera morna, o calor ajuda a dilatar os poros e assim, os pelos saem com maior facilidade. Isso permite que você fique com a pele mais lisa em menos tempo e com menos dor.

Quer cuidar ainda mais da sua pele? Então, baixe o nosso e-book Cuidados com a Pele e fique ainda mais bela!

Você também pode gostar de:
Mais que depilação, temos diversas soluções para o cuidado do pelo. Serviços diferenciados, em um mesmo lugar, para atender todas as necessidades dos nossos clientes.
"Nossa missão é transformar vidas promovendo o bem-estar e autoestima das pessoas, respeitando a individualidade e a liberdade de ser o que quiser.

Somos referência nacional em depilação e pioneiros no segmento. Com mais de 20 anos de mercado, uma técnica exclusiva e atendimento diferenciado, carregamos a mesma essência em todas as mais de 100 lojas no Brasil e Venezuela. Nossa única preocupação na Depyl Action é proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência em cuidados com o pelo.

Este é o nosso compromisso com você."


Danyelle Van Straten,
Diretora da Depyl Action