Página Inicial > Blog > Depyl Action

Como se prevenir do câncer de próstata? Descubra!

Segundo o site do Ministério da Saúde, mais de 65 mil casos do câncer de próstata devem ser diagnosticados neste ano. Desses, mais de 15 mil podem resultar em mortes. À primeira vista, dá para perceber como essa doença é perigosa. Mas a boa notícia é que é possível se prevenir do câncer de próstata. O Novembro Azul chegou e a conscientização é urgente!

O mês foi definido oficialmente para a conscientização sobre a doença devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, dia 17. E desde que foi lançado, tem contribuído para o combate ao preconceito e a diminuição do número de mortes em decorrência da doença. Você sabe por que o símbolo é um bigode e por que acontece neste mês? Confira aqui.

Preconceito? O exame para diagnóstico do câncer de próstata é simples e pode evitar problemas!

A prevenção ao câncer de próstata começa com um exame rápido, pouco incômodo e muito eficaz na descoberta da presença de caroços na próstata. Mas apesar de sua simplicidade, o toque retal para avaliação da próstata ainda é motivo de apreensão e preconceito, especialmente onde ainda predomina um pensamento tóxico sobre a masculinidade.

A próstata está localizada em frente ao reto e, por meio desse exame, o médico consegue perceber sua textura e avaliar se há algo de errado. Por isso, o toque retal é tão importante para a descoberta de tumores. 

Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?

Há dois exames muito importantes para contribuir no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Portanto, como os dois são complementares, o ideal é realizar ambos periodicamente:

  • Primeiramente, o toque retal pode identificar a presença de caroços na glândula, além de outros problemas na região.
  • Por outro lado, o PSA é um exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico.

Diante da descoberta de alguma anomalia, uma biópsia deverá eliminar as dúvidas sobre a existência do tumor. E outros exames de imagem também podem ser solicitados para se prevenir do câncer de próstata , como tomografia computadorizada, ressonância magnética e também a cintilografia óssea.

Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

Alguns hábitos podem representar uma grande influência sobre o risco do câncer de próstata. Mas esses costumes enraizados podem ser modificados a qualquer momento, dependendo mais de uma decisão pessoal do que de fatores externos:

  • Maus hábitos alimentares: uma alimentação frequentemente repleta de gorduras refinadas, gorduras trans, muito açúcar e carboidratos processados e com falta de vegetais está associada à maior agressividade da doença.
  • Sedentarismo e obesidade: o excesso de peso traz um risco maior no desenvolvimento da doença, que pode surgir de forma mais agressiva, além de dificultar na recuperação da cirurgia.
  • Tabagismo: risco 24% maior de morte do que os não fumantes.
  • Álcool: probabilidade três vezes maior de desenvolver alto grau da doença em relação aos homens que não bebem.

Existem outros fatores de risco?

Existem outros fatores de risco que não dependem de hábitos, mas sim de características próprias, tais como:

  • Histórico familiar: a existência do câncer de próstata em um parente próximo (ou seja, irmão, pai, tio ou avô) aumenta em cerca de duas vezes a chance de desenvolver a doença.
  • Idade superior aos 65 anos: raro em homens com menos de 40 anos, o câncer de próstata ocorre com maior frequência após os 50. E depois dos 65 anos, sua taxa de incidência sobe ainda mais, para cerca de 6 em 10 casos.

Faça sua parte na prevenção do câncer de próstata!

Por fim, que tal fazer a sua parte para se prevenir do câncer de próstata ? Você tem controle de alguns fatores de risco, mas de outros não. Então, aproveite este Novembro Azul para mudar o que você pode mudar.

Adote imediatamente hábitos de vida saudáveis: pratique exercícios físicos regularmente, mantenha uma boa alimentação e deixe de lado o álcool e o tabaco. Você só tem a ganhar com essa mudança!

E não esqueça de reservar um tempo para o seu autocuidado. Venha para a Depyl Action.