Como clarear as axilas e virilhas manchadas?

Muitas mulheres acabam tendo problemas com manchas escuras na região da virilha e nas axilas por conta da depilação. Isso não afeta a saúde física, mas pode fazer com que algumas mulheres tenham sua autoestima prejudicada. Muitas deixam de usar biquíni e também passam a vestir apenas blusa de manga para, quando erguerem os braços, a parte mais escura da pele não aparecer, contrastando com a cor do resto do corpo.

Por isso, estamos aqui para te ajudar a clarear a pele das axilas e virilhas, de forma que esse problema pare de incomodar. Vamos lá?

Receitas caseiras: por que elas não são uma boa opção

Sempre tem uma receita caseira para tudo, inclusive para ajudar a clarear as manchas nas axilas e virilhas. Isso pode soar como música para os ouvidos para muitas pessoas que não querem gastar com produtos industrializados e que também prezam por tratamentos naturais. Argila, limão com açúcar, fubá e tantos outros ingredientes são utilizados indevidamente para eliminar esses inimigos da roupa decotada.

O grande problema das receitas caseiras é que nenhuma delas possui embasamento científico. Ou seja, mesmo que a amiga da tia da sua avó tenha se dado bem com uma delas, isso não significa que dará certo em você ou em outra centena de mulheres.

Os ingredientes utilizados nas receitas podem até piorar a situação e causar danos à saúde. Por exemplo, o limão é uma fruta ácida e que, quando em contato com o sol, pode queimar a pele e manchar ainda mais, além de provocar lesões graves.

O fubá, como tem textura granulada, pode provocar irritação na pele e deixar a mancha ainda mais escura. Portanto, a sua melhor alternativa para acabar com as manchas indesejáveis é procurar um médico especialista, que é o dermatologista.

Por que as manchas aparecem com mais frequência nessas áreas?

Se você parar para pensar, vai concordar que essas partes são as que estão em maior atrito (pele com pele) e, por causa disso, sofrem hiperpigmentação. O atrito promove certa irritação no tecido epitelial e, para se proteger dessa agressão, o corpo começa a produzir uma camada mais espessa de tecido, que tende a ficar mais escura que outras partes com o passar do tempo. Veja abaixo outros motivos que fazem as manchas aparecerem:

  • Lâminas: elas não são as melhores amigas da pele por inúmeros motivos, inclusive porque podem provocar as tais manchas escuras. A lâmina também provoca irritação do tecido cutâneo e, desta forma, acaba criando a mesma camada espessa mencionada acima.
  • Sudorese excessiva: ela também pode causar o escurecimento da pele. Portanto, procure evitar usar roupas muito apertadas e de tecidos grossos durante o verão.
  • Uso de antitranspirante: é bastante complicado ficar sem usar o antitranspirante, principalmente em regiões onde faz mais calor. O problema desse produto é que ele entope os poros da pele e as impurezas que ficam aprisionadas dentro deles vão escurecendo a região com o passar do tempo. Prefira sempre lavar as axilas com sabão neutro e água. Caso isso não seja possível, prefira sempre os desodorantes naturais, que não contenham perfume ou álcool.

Morenas devem ficar atentas

As manchas escurecem de acordo com a cor natural da sua pele, ou seja, quanto mais escura é a pele, mais escura será a mancha. Por conta disso, quem tem a pele escura precisa ter mais cuidado na hora de fazer o tratamento para que o clareamento não seja exagerado.

Quem está acima do peso também precisa ter maior atenção

Como um dos fatores que causam as manchas é o atrito da pele, quem está acima do peso precisa ter cuidado com as dobras que se formam por conta do excesso de gordura, especialmente na região abdominal e também nas axilas. O excesso de suor, comum nesse grupo, também é um dos fatores.

Como clarear as axilas?

Existem diversas opções de tratamento para o problema, incluindo cremes seguros. O melhor é sempre procurar um dermatologista para não correr o risco de piorar o problema ou remover a mancha que se formou será ainda mais difícil.

Um bom tratamento e que ajuda a resolver o problema da mancha de uma vez por todas é o clareamento a laser. Ele consegue remover uma boa parte da mancha. Outros bons tratamentos são os clareamentos com peeling superficial, ácidos clareadores e despigmentadores. O resultado com qualquer um desses produtos vai depender do nível de pigmentação da pele e também da região que foi afetada.

É possível evitar a formação das manchas escuras?

Sim! E essa é sempre a melhor opção: prevenir. Basicamente, para evitar que as manchas se formem, é preciso evitar as causas do problema. Por exemplo, opte por cremes ou desodorantes sem álcool e use roupas que sejam mais folgadas. Veja outras recomendações:

  • Prefira sempre a fotodepilação ou depilação com cera. Elas são infinitamente melhores que a lâmina, que só deve ser usada em momentos de emergência.
  • Use sempre cremes específicos para o seu tipo de pele.
  • Cremes hidratantes são ótimos companheiros, portanto, abuse deles.
  • O protetor solar também é um item indispensável, especialmente nos dias mais quentes, já que os raios solares intensificam a coloração da mancha.
  • Na alimentação, aposte em frutas e verduras que contenham vitamina K e vitamina E.
  • Esfoliar essas regiões de vez em quando ajuda a remover as células mortas e impurezas que ficam do desodorante e de cremes. Essa prática também ajuda a prevenir de problemas como a foliculite e o pelo encravado.

Existem alguns produtos naturais que podem ajudar a acalmar a irritação da pele causada não apenas pelo atrito, como também por alguns tipos de depilação. Agora que você já sabe as melhores opções para clarear axilas e virilhas, basta ir ao dermatologista ou a algum centro estético.

O que você já usou para clarear a pele das axilas e virilhas? Deu certo? Conte um pouco das suas experiências aqui!