Pelos encravados X depilação: como evitar?

Depositphotos_107265376_m-2015.jpg.jpegPelos encravados podem ser uma dura realidade na vida de mulheres e homens que costumam se depilar com frequência. Além de causar incômodos, como quando a região fica dolorida ou se dá o aparecimento de pus, há o fato de que a aparência deles pode ser bem desagradável, sobretudo quando estão em áreas mais expostas, como o rosto e as pernas.

Os pelos encravados e, em casos mais extremos, a foliculite, têm relação direta com alguns métodos de depilação, pois podem acontecer quando o pelo encontra dificuldades de romper a pele ou quando foi removido de maneira incorreta. É mais comum acontecer quando os fios são muito grossos, quando nascem enrolados ou, também, quando estão em regiões fechadas ou que apresentem dobras, como é o caso das pernas, das axilas e da virilha. Nesses casos, os pelos não conseguem ultrapassar a pele normalmente, causando inflamações na superfície.

Para evitar o desconforto dos pelos encravados, sem ter que abandonar a prática frequente da depilação, algumas dicas básicas podem fazer toda a diferença. Nos casos em que o pelo está mais profundo ou mesmo quando o problema é a foliculite, o ideal é procurar um dermatologista, mas, antes que chegue a esse ponto, anote algumas maneiras de se prevenir dessas inflamações. Veja só!

O que fazer antes da depilação para evitar pelos encravados

Esfoliação, principalmente antes da depilação

Uma das formas de evitar pelos encravados é preparando bem a pele, sobretudo antes da depilação. Com cerca de dois dias de antecedência use um creme esfoliante na região que será depilada e aplique-o com as mãos. É melhor evitar a bucha, pois ela pode agredir a pele e qualquer abertura pode facilitar a entrada de sujeiras e bactérias.

A esfoliação é uma forma de deixar a pele mais fina, além de ajudar a remover as células mortas que costumam se acumular na superfície.

Evitar exposição ao sol

O calor pode favorecer o aumento da foliculite, já que a umidade e o suor podem fazer com que as inflamações da pele aumentem. Então, sempre que quiser se depilar, agende as sessões com um intervalo de, ao menos, 48 horas antes da próxima exposição ao sol. E, caso algum pelo tenha encravado, proteja a área para evitar manchas.

Cuidados diários para prevenção de pelos encravados

Cremes específicos para prevenção de inflamações

Existem produtos que são feitos para quem costuma ter problemas com pelos encravados. Alguns deles só podem ser usados com prescrição médica e são à base de ureia e ácido glicólico. A vantagem de usá-los é que costumam afinar a pele, facilitando, assim, o crescimento normal dos fios.

Também é possível usar antissépticos para evitar infecções. Caso elas evoluam e o quadro fique mais sério, alguns médicos costumam receitar produtos que contenham corticoides e gentamicina na fórmula.

Hidratação e higiene são essenciais

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que a higiene da área a ser depilada é imprescindível, pois muitas inflamações acontecem justamente pela entrada de sujeira no local. Por isso, procure usar sabonetes líquidos antissépticos e hidratantes todos os dias. Isso ajudará a evitar a proliferação de bactérias e infecções.

Utilize lâminas novas sempre

Há quem prefira a depilação com lâmina por ser mais prática e barata, ou mesmo que combine esse tipo de remoção dos pelos com outros, como nos casos de quem faz fotodepilação. Mas se usadas muitas vezes, as lâminas podem facilitar a entrada de bactérias, sobretudo se você já tiver algum tipo de machucado na região depilada. Por isso, troque a lâmina frequentemente e use-a poucas vezes, principalmente se já tiver algum tipo de inflamação na área.

A temperatura da água faz toda a diferença

Nos dias em que a lâmina for realmente seu único recurso para uma emergência, o ideal é lavar bem a pele com água mais quentinha, como a do banho, pois as temperaturas altas favorecem a dilatação dos poros e, consequentemente, a saída do pelo. Jamais passe a lâmina na pele seca e sem produtos que ajudem a remover os fios. Pode ser loção pós-barba ou mesmo um sabonete hidratante.

O que fazer após a depilação para evitar pelos encravados

Evitar o uso de roupas justas e de tecidos sintéticos

A ideia é deixar a pele “respirar”, então é melhor evitar usar roupas excessivamente justas, sobretudo após a depilação. Em contato com a pele, elas costumam gerar atrito, o que pode irritar. Além disso, o abafamento e o excesso de calor são estímulos a mais para o aparecimento de inflamações.

Os tecidos sintéticos também não são muito apropriados, ainda mais quando as roupas são justas. Prefira sempre os tecidos naturais, como o algodão e o linho, que se adaptam melhor aos climas quentes.

Caso algum pelo tenha inflamado, evite cutucar a região

Pode ser que mesmo com todos os cuidados alguns pelos venham a encravar e inflamar. Provavelmente, você vai ficar com vontade de espremer ou remover o pelo, mas mexer no local inflamado com as mãos ou com a pinça pode deixar tudo ainda pior, causando problemas mais sérios, além de manchas e marcas no local. É melhor resistir à tentação!

O ideal é aplicar antisséptico ou uma pomada que contenha antibióticos na composição e, em casos extremos, procurar um dermatologista.

Higiene e hidratação, logo após a depilação

Sempre que terminar a depilação, é importante lavar bem a região com água fria e com sabonete que seja hidratante e antisséptico. Quanto mais limpa estiver a área, menores serão as chances de você ter algum tipo de reação, já que, em muitos casos, os poros estarão abertos, facilitando a entrada de sujeiras e bactérias.

Viu só? Pelo encravado tem jeito, sim! Muitas mulheres e homens reclamam desse problema que parece sem solução, mas basta adotar boas práticas em sua rotina de higiene e cuidado com a pele para evitar o surgimento de doenças mais sérias, como é o caso da foliculite.

Para acompanhar novidades sobre depilação e cuidados com a beleza, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas!