10 dicas para ter cabelos mais fortes e menos quebradiços

Ter cabelos mais fortes e com aquele aspecto saudável é o sonho de qualquer pessoa. Mas a falta de alguns cuidados básicos e até a química em excesso podem dificultar atingir esse objetivo, deixando os fios finos, ressecados e quebradiços. O resultado é um cabelo sem movimento, opaco e sem vida.

Se você vem sofrendo disso, não se desespere: é possível recuperar os fios e deixá-los mais fortes, basta adquirir alguns hábitos para cuidar deles da maneira certa. Quer descobrir os cuidados necessários? Então anote as dicas e comece hoje mesmo a dar o tratamento que seus cabelos merecem!

1. Capriche na alimentação para ter cabelos mais fortes

Um dos motivos mais comuns da falta de vida e enfraquecimento capilar é a alimentação pobre em nutrientes. Se você faz algum tipo de dieta restritiva ou não come regularmente frutas, legumes e verduras, é hora de renovar o cardápio, pois é por meio desses alimentos que seu corpo adquire os nutrientes necessários para fazê-lo funcionar corretamente.

E a saúde do corpo reflete na saúde dos fios. Por isso, o ideal é incluir todos os dias na sua rotina frutas, fibras e alimentos ricos em nutrientes variados. A dica é procurar um nutricionista para ajudar a montar um cardápio diverso e completo para manter seus cabelos mais fortes.

2. Repense a química

É claro que procedimentos como a escova progressiva, luzes e tinturas deixam os cabelos mais bonitos, não é? Porém, o excesso dessas químicas e muitas vezes a combinação de muitas delas pode causar o enfraquecimento e a perda da vitalidade.

Nesse sentido, a ideia, que era de deixar as madeixas mais bonitas, acaba tendo o efeito reverso. Por esse motivo, se você perceber que seus fios estão muito fracos, a dica é dar um tempo nas químicas e deixá-los respirarem.

3. Cuide do seu cabelo em casa

Para recuperar seus fios, nada melhor do que dar a eles o que precisam: nutrição. Para isso, invista em uma boa máscara de reconstrução e outra de hidratação. Óleos e ampolas também são bem-vindos. Tente alternar esses produtos durante a semana e não deixe de usá-los frequentemente até perceber alguma melhora nos cabelos.

4. Invista em uma boa hidratação profissional

Cuidar dos fios em casa é uma manutenção que você deve fazer. Porém, para que você realmente conquiste cabelos mais fortes, a ajuda profissional é fundamental. Se puder, vá ao salão uma vez na semana, pelo menos durante essa fase de recuperação. Peça ajuda a um cabeleireiro de confiança para que ele faça uma hidratação ou um tratamento adequado para sua necessidade.

5. Cuidado com os rabos de cavalo

Você é daquelas pessoas que amarra o cabelo para que fique bem preso para ir malhar? Se sua resposta foi positiva, é hora de repensar esse hábito se quiser ter cabelos mais fortes. A tração feita pelo elástico muito apertado pode friccionar os fios e deixá-los mais sensíveis. Facilitando a queda.

A dica é investir em rabos, coques e tranças mais soltas e que não apertem tanto o couro cabeludo.

6. Invista em produtos de qualidade

Muitas vezes, chegar a uma marca de produtos que dá certo para o seu cabelo pode ser um processo demorado. Nem todos os cosméticos cumprem o que prometem, já que a estrutura de cada fio é diferente e reage de uma maneira àquela fórmula.

Por isso, faça testes, varie os produtos até que encontre aquele que dê os resultados desejados e que realmente contribua para deixar seus cabelos mais fortes. Quando descobrir, invista na linha completa: shampoo, condicionador e máscara para que o tratamento seja eficaz.

7. Proteja seus cabelos das altas temperaturas

O secador de cabelo e a chapinha são aliados inseparáveis na hora de moldar os fios. Mas é preciso protegê-los do calor excessivo. Sem proteção, os fios ficam fracos e quebradiços, por isso, é importante usar um protetor térmico e com proteção dos raios solares antes de se expor às altas temperaturas.

8. Não durma com os cabelos molhados

Lavar os cabelos e dormir com eles molhados pode interferir na saúde deles. O contato dos fios úmidos com o tecido dos lençóis pode incentivar a proliferação de fungos, causando desconfortos como coceiras e até quedas.

A dica é lavar de manhã para que eles sequem naturalmente ao longo do dia ou, se não for possível, usar o secador antes de dormir para garantir que fiquem completamente secos.

9. Lave quando necessário

Muito se comenta sobre a polêmica de lavar o cabelo todos os dias ou não. Entretanto, especialistas dizem que para ter fios mais fortes é preciso mantê-los limpos, o que não significa que seu tipo de cabelo necessite de lavagem diária.

Mas se você sente a necessidade de lavá-los todos os dias, seja porque vai à academia ou até porque percebe uma oleosidade excessiva, não há problema. O importante é usar os produtos certos para o seu tipo de cabelo e caprichar na hidratação.

10. Observe e identifique seu problema

Se mesmo com todos os cuidados acima, seus cabelos continuam caindo muito, é hora de procurar um especialista. A quebra dos cabelos fracos é um problema diferente da queda ocasionada por um couro cabeludo fraco. Nesses casos, pode ser que haja necessidade de fazer uso de medicamentos a serem indicados por um dermatologista.

Ter cabelos mais fortes e saudáveis é possível, basta criar uma rotina de cuidados, acompanhar o processo enquanto eles se recuperam e sempre fazer uma manutenção e reposição dos nutrientes. Dessa forma, você vai conseguir madeixas com mais movimento e brilho naturais. 

Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades e dicas como essas? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos em seu e-mail.