Saiba diferenciar a hidratação, a nutrição e a reestruturação e proteja os seus cabelos

A criatividade capilar é uma característica de quase toda a mulher. Vira e mexe, os cabelos são pintados, alisados, cacheados, isso sem contar a ação das escovas, dos pentes e dos elásticos ao longo do dia. Com tantas transformações, é normal que o brilho e a maciez acabem sendo danificados. Por isso, é bom sempre ficar atenta às fórmulas capazes de combater o estrago. De modo geral, elas podem ser separadas em hidratação, nutrição e reestruturação. Saiba qual é a diferença:

Uma das mais famosas, a hidratação tem como função reter água sobre a cutícula do fio. Este processo é essencial para melhorar a maleabilidade e a flexibilidade das madeixas. O efeito adverso, da perda da umidade, acarreta na redução da coesão entre as cutículas, o que acaba provocando as descamações e a temida falta de brilho. A recomendação dos especialistas é a de procurar fórmulas que contenham, por exemplo, pantenol, a provitamina B5, que umedecem a fibra capilar.

A nutrição é a responsável pela atividade protetora ligada à reposição dos lipídios do fio. É a camada protetora que promove a lubrificação necessária para a retenção de diversos componentes. Caso contrário, os sintomas são a quebra e a perda da maciez.  Já a reestruturação – ou reconstrução – restaura os componentes presentes na superfície, como a queratina. A falta deles acaba deixando as pontas quebradiças e sensíveis.

Quem quiser deixar os cabelos nutridos deve usar composições com aminoácidos presentes em proteínas hidrolisadas. Já quem procura a reestruturação, o ideal é um tratamento profissional em salões de beleza. Agora, para a sua rotina de beleza ficar realmente completa, aproveite e dê uma passadinha na sua unidade Depyl Action!

Fonte: Boa Forma