Pelos no corpo: 6 problemas comuns e como evitá-los

Pelos_no_corpo_6_problemas_comuns_e_como_evitá-los.jpg.jpegFazer a depilação corporal é um cuidado cada vez mais presente na vida de homens e mulheres. Muitas vezes, essa é a solução encontrada para resolver dificuldades com os pelos no corpo, que comprometem a aparência da pessoa, causando até problemas de autoestima.

No entanto, somente depilar as áreas não basta para acabar com essa questão: é preciso conhecer as suas causas e, assim, evitar que elas apareçam novamente e se tornem um transtorno em sua vida. Para ajudar você, selecionamos os principais problemas relacionados aos pelos, suas causas e soluções. Confira:

Excesso de pelos no corpo

Homens e mulheres com mais pelos no corpo, normalmente, sentem-se desconfortáveis com o excesso de pelos, por um simples incômodo ou até mesmo por questões de auto-estima.

Esse excesso de pelos é relacionado à genética, como características familiares e de raça. Eles não constituem uma doença, de modo geral, quando os pelos aparecem em áreas comuns, como braços, pernas e costas.

Porém, se a quantidade for muito grande e os pelos longos e grossos estiverem presentes no rosto, mãos e pescoço, procure um dermatologista, pois você pode sofrer de hipertricose, que causa o desenvolvimento fora do normal de pelos e pode ter relação com outras doenças.

A maneira mais fácil de se livrar do excesso de pelos é partir para a depilação, que pode ser feita com diversos métodos a gosto do paciente. Como a quantidade a ser depilada é grande, é interessante optar por técnicas que sejam menos agressivas à pele e mais duradouras, como a cera morna e a fotodepilação.

Pelos grossos em áreas estranhas

O hirsutismo é um problema que pode atingir as mulheres, fazendo com que elas tenham pelos grossos em áreas que os homens normalmente os possuem, como queixo, região da mandíbula, nariz, dedos, buço, ombros, orelhas, etc. Esses pelos podem ser bastante incômodos, afetando até mesmo a vida amorosa da mulher.

Esse surgimento inesperado está associado a irregularidades hormonais e pode ser acompanhado de acne e instabilidade no ciclo menstrual. É claro que existe a possibilidade de depilar os “intrusos”, mas, nesse caso, é indispensável a consulta com um ginecologista ou endocrinologista para descobrir e tratar as causas do problema.

Pelos encravados

Eles são uma inflamação causada por um pelo que, em vez de crescer e sair da pele, se curvou e acabou penetrando novamente nela. Eles podem acontecer com qualquer pessoa, mas são mais comuns em quem se depila com frequência ou pessoas negras, que costumam ter os pelos mais enrolados e grossos.

As áreas mais frequentes para o encravamento de pelos são a virilha, nuca, axila e pescoço, mas nada impede que eles estejam presentes em outras partes do corpo, como as coxas, glúteos e face. Geralmente, o organismo dá um jeito de corrigir o trajeto do pelo e ele consegue sair sozinho da pele. Mas se isso não acontecer, a infecção pode piorar.

Nunca tente retirar o pelo com uma pinça ou arranhando a pele, pois a inflamação pode se agravar. Faça uma esfoliação com bucha vegetal para retirar o excesso de pele morta, uma compressa local com água quente para abrir os poros e, se necessário, use uma pomada para espinha no local, pois ela desincha a pele, permitindo que o pelo saia.

Quem sofre com uma grande quantidade de pelos encravados precisa se prevenir, optando por depilações mais espaçadas ou métodos duradouros, como a fotodepilação. Depois da remoção dos pelos, a pele precisa ser limpa com sabonete neutro e um antisséptico. Enxaguá-la com água gelada ajuda a fechar os poros e evitar infecções.

Foliculite

A foliculite é uma inflamação dos folículos capilares, de onde os pelos se originam, criando bolhas que parecem pequenas espinhas e podem coçar e doer. Elas são causadas por infecção de bactérias, como a estafilococo. Costumam ser apenas superficiais e somem sem a necessidade de procurar um médico.

É importante ressaltar que casos graves de foliculite podem causar a perda permanente dos pelos e cicatrizes, por isso, se elas forem frequentes, é melhor procurar um dermatologista. Geralmente, elas estão associadas ao encravamento de pelos, por isso, os cuidados para preveni-los são os mesmos.

Problemas com falhas na barba

Perder os pelos da barba, especialmente em falhas circulares, indicam a existência de uma doença chamada Alopecia aerata barbae. A alopecia, na verdade, pode surgir em qualquer parte do corpo em que exista pelos, até mesmo na cabeça. Acredita-se que a causa esteja relacionada com a origem genética, mas também pode ser provocado por traumas locais.

Na barba, as principais causas são o desequilíbrio hormonal, micose, infecção dental e, principalmente, o estresse. Nesses casos, a correção da causa pode fazer com que a barba cresça sem falhas novamente. Já quando a causa é genética, o uso de cremes de tratamento pode diminuir a queda, mas não há cura.

Em todo caso, fazer a barba com frequência ajuda a disfarçar as falhas. Como o problema ataca os folículos capilares do rosto impedindo-os de crescer, optar pela fotodepilação pode ser uma opção interessante, pois assim os pelos de todo o rosto deixam de crescer por mais tempo, deixando o visual mais uniforme.

Pelos em pintas

Pintas visíveis com pelos costumam sofrer bastante rejeição, por isso, quem as têm costuma retirá-las com uma pinça ou mesmo cortá-las. Essas pessoas, com certeza, já ouviram alguém dizer que esse hábito pode causar câncer e ficaram preocupadas. No entanto, esse boato não tem fundamento.

Qualquer pinta pode gerar um câncer, mas o surgimento de pelos é um bom sinal pois demonstra que o crescimento acontece dentro da pele, que está com um funcionamento normal. Não existe uma forma de impedir que o pelo nasça, porém, a pinta pode ser retirada por um dermatologista, caso incomode demais.

Quem não quiser retirar a pinta, pode aparar o pelo com uma tesoura ou lâmina, tendo cuidado para não machucar a pele da região, que pode ser mais sensível. Se os pelos forem mais grossos, retirá-los delicadamente com uma pinça é uma opção que não oferece risco de causar doenças mais graves.

Agora que você já sabe como resolver os principais problemas com pelos no corpo, já percebeu que a depilação pode prevenir ou remediar a maioria deles, não é mesmo? Por isso, saiba mais sobre os principais métodos para remoção de pelos e escolha aquele que mais se encaixa nas suas necessidades!