Depilação no rosto: qual é o tipo ideal para minha pele?

Camarim
A pele do rosto é mais sensível e pede um cuidado especial. Podemos ter vários tipos de pele no rosto: seca, oleosa e mista. Para saber o melhor método de depilação para você, é preciso avaliar características conjuntas como: tipo de pelo; tipo de pele e idade. Cada pessoa deve ser avaliada de maneira única por um profissional capacitado.

Seja pela sensibilidade ou pela pigmentação, a depilação facial deve ser feita atendendo aos aspectos naturais da sua pele. Delicada ou resistente, negra, parda ou branca, confira neste artigo quais são as formas de depilação no rosto mais indicadas:

Depilação com cera morna

Procedimento que teve início ainda na Antiguidade, a retirada dos pelos com cera morna garante bons resultados e durabilidade da depilação. Muito eficiente e com poucas contraindicações, a cera é muito utilizada para a depilação facial. As ceras podem trazer ainda componentes naturais, como mel, algas e óleo de argan melhorando sua recepção na pele.

A cera quente deve ser aquecida e manuseada na forma aquosa, aplicada diretamente ao rosto ainda com a consistência amolecida. Após endurecer, deve ser retirada com uma puxada no sentido contrário dos fios. A puxada deve ser feita de modo macio e suave para não agredir a pele.

Em alguns casos, por causa da alta temperatura, a depilação com cera quente pode ocasionar inchaço e vermelhidão no local. Para amenizar esse efeito, aplique uma compressa com gelo no lugar e espere alguns minutos até melhorar. A cera manuseada corretamente não causa manchas e ainda tem efeito anti-inflamatório.

[Leia mais] Pele oleosa, mista, seca e normal: Descubra os cuidados para cada tipo de pele

Esse método é muito popular e indicado para todos os tipos de pele, sem restrição. Geralmente, a depilação com cera quente dura cerca de 15 dias, pois remove profundamente os pelos. Quem passou por esse procedimento deve evitar a exposição direta à luz do sol durante 48 horas e reforçar o uso de protetor solar no rosto durante esse período.

Depilação com cera fria

Método muito parecido com o anterior, a depilação com cera fria é muito utilizada por mulheres que se depilam em casa. A cera fria necessita de um suporte, geralmente um papel específico para isso, que deve ser utilizado para melhorar a aderência da cera pelos poros.

A depilação com cera fria costuma ser muito mais dolorida do que a com cera quente. Porém, o procedimento é livre dos riscos de queimadura por ser manuseada à temperatura ambiente. A puxada deve ser feita tomando todos os cuidados, pois o sentido incorreto provoca flacidez e lesão na área afetada.

A cera fria pode ser utilizada por pessoas que têm tendência a ter varizes e as alérgicas, pois oferecem algumas opções hipoalergênicas no mercado. Indicada para viagens e depilações de urgência, a cera fria pode ser facilmente encontradas em farmácias, lojas de cosméticos e supermercados em kits prontos com folhas depilatórias.

Depilação com linha

Originada no Egito, a depilação com linha é uma técnica milenar de retirada de pelos. A depilação com linha garante resultados duradouros com quase nenhuma contraindicação, sendo indicada principalmente para áreas de pequena concentração de pelos como o rosto. A linha é muito utilizada para retirar o buço e também as sobrancelhas.

[Leia mais] Os tipos de sobrancelhas para cada formato de rosto 

O procedimento é feito com uma linha de 100% de algodão, de comprimento que varia de 30 a 40 cm. Embebida em um pouco de soro fisiológico, a linha tem a capacidade de remover o pelo inteiro pela raiz por meio do entrelaçamento das linhas e por meio do atrito causado com a pele. Feita repetidamente, a linha causa enfraquecimento e consequente afinamento do diâmetro capilar. Porém, não é muito indicada para quem tem pelos fartos e grossos, sendo ideal para quem apresenta pelos finos e ralos na região do rosto. A durabilidade da depilação varia de 15 a 25 dias e deve ser feita sempre por pessoas com muita experiência e de manuseio delicado da linha.

A depilação egípcia é um método muito higiênico, que não atrapalha quem faz uso de procedimentos químicos na pele e ainda conserva a queratina natural da pele.

Depilação a laser

A depilação a laser foi muito popularizada nos anos 2000, com a promessa de ser uma técnica mais duradoura. O procedimento deve ser feito em sessões sequenciais, acompanhadas sempre por um profissional habilitado.

Os resultados variam para cada pessoa, devido a fatores hormonais e fisiológicos. Apresenta excelentes resultados em homens e mulheres com peles mais claras, pelos escuros e grossos. Apresenta excelentes resultados na eliminação de pelos indesejáveis no roso, podendo tratar praticamente quase toda a área, devendo apenas evitar locais muito próximas as sobrancelhas.

Durante as sessões deve-se evitar a exposição solar e sempre utilizar protetor FPS 30 ou maior.

Fotodepilação

A fotodepilação elimina progressivamente os pelos, utilizando sessões sequenciais da mesma forma que o laser. Geralmente, é necessário um mínimo de 10 sessões para ter um resultado satisfatório. A Luz Intensa Pulsada é a tecnologia utilizada nos tratamentos de fotodepilação, por meio de flashes de luz emitidos sobre a pele, conseguimos atingir um folículo piloso e eliminar de forma gradativa os pelos.

A Luz Pulsada tem ganhado muito espaço nos serviços dermatológicos e estéticos, pois não agride a pele e proporciona muitos benefícios. Além da depilação, essa tecnologia tem sido utilizada nos tratamentos de manchas, rejuvenescimento e no controle da acne.

Aliada aos benefícios de uma depilação mais duradoura, a fotodepilação trata os problemas de pelos encravados e foliculite, deixando a pele lisa e suave. Uma vantagem da fotodepilação são os bons resultados apresentados em toda a variedade de pele — desde as mais claras até as escuras —, assim como em todos os tipos de pelo, grossos e finos.

Toda depilação facial pode ser bem-sucedida desde que feita corretamente e com cuidado. Você já sabe qual o tipo de depilação é o mais indicado para você? Em caso de dúvidas, entre em contato com a Depyl, e não deixe de curtir a nossa página no Facebook!