Alimentos para ter uma pele bonita: quais devo consumir?

Alimentos_para_ter_uma_pele_bonita_quais_devo_consumir.jpg.jpegDê uma olhada rápida no seu armário e conte quantos produtos para a pele você usa diariamente, entre cremes hidratantes para todo o corpo, cremes antirrugas, loções e sabonetes de limpeza, adstringentes, protetor solar… E não se esqueça da maquiagem! Bases, corretivos, iluminadores, etc. Todo esse arsenal tem um objetivo único: deixar a pele mais bonita e uniforme, disfarçando linhas de expressão, manchas, marcas de espinhas e tudo o que parece estar meio fora do lugar. Sabia que todo esse esforço cosmético pode ter resultados ainda melhores com uma alimentação equilibrada e saudável?

Cada vez mais pesquisas têm demonstrado os efeitos benéficos de alguns alimentos específicos na manutenção da vitalidade e elasticidade da pele, ajudando a mantê-la saudável e bonita por mais tempo. Então, na dúvida se é para comer ou passar na pele, faça as duas coisas e escolha alimentos ricos em nutrientes que agem diretamente sobre o maior órgão do corpo humano.

Preparamos uma lista simples e deliciosa de alimentos para manter a pele bonita. Vamos começar pelas frutas que são saborosas e excelentes alternativas para sobremesas e lanches rápidos. Algumas verduras e grãos também estão nessa seleção, além do chocolate, que dispensa apresentações. Confira:

Amoras

O alto teor de vitamina C presente nas amoras ajuda na produção de colágeno, uma proteína muito importante do tecido conjuntivo — que é basicamente o cimento que une as células e nos dá suporte mecânico. Além de fortalecer o tecido celular, o colágeno age na cicatrização e regeneração, e está diretamente associado ao envelhecimento da pele, o que explica os inúmeros cosméticos com colágeno.

As frutinhas também são ricas em água e fibras, indispensáveis para manter a hidratação e elasticidade da pele, e contêm vitaminas A e K que atuam como antioxidantes, ajudando o rejuvenescimento da pele.

Kiwi

Também rico em vitamina C — duas vezes mais do que a famosa laranja —, o kiwi é fonte também de poderosos antioxidantes, flavonoides e carotenoides, que combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce da pele e a formação de rugas.

Ele é rico em zinco, um mineral que atua diretamente na saúde da pele, prevenindo irritações e ajudando a evitar o “efeito panda” — aqueles círculos escuros em volta dos olhos que tentamos disfarçar com o corretivo.

Morangos

Além de deliciosos, os morangos são muito benéficos para a pele e podem ser usados na alimentação e também como cosméticos naturais — embora possa ser difícil passar as misturas na pele sem vontade de comê-las.

Como a amora e o kiwi, a frutinha vermelha é rica em vitamina C, logo, nossa amiga na produção de colágeno. É também rica em antioxidantes que ajudam a proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol. Como cosmético pode ser usada na preparação de máscaras faciais que ajudam a controlar a oleosidade da pele e combater a acne. E ajudam até a reduzir as olheiras e bolsas embaixo dos olhos, bastando cortar uma rodela da fruta e colocá-la no local por dez minutos.

Abacate

O abacate já é um famoso aliado da pele e dos cabelos, sendo consumido como alimento e também usado no preparo de máscaras cosméticas. A fruta tem uma lista extensa de nutrientes como as vitaminas A, E, B1 e B2, ferro, lecitina, ácidos oleico, linoleico e palmítico, além de proteínas e substâncias minerais. É um poderoso hidrante e antioxidante, ajudando a manter a elasticidade e vitalidade da pele.

Framboesa

As vitaminas A e C presentes na framboesa têm efeitos anti-inflamatórios e calmantes, ajudando a evitar irritações e inflamações na pele. Elas também agem na proteção contra os raios UV, evitando manchas e a descoloração da pele.

Uva

A uva é rica em resveratrol, um antioxidante que age contra o envelhecimento da pele. É possível ter esses benefícios com o consumo da fruta e de seus derivados, como o suco integral e o vinho tinto — que, aliás, em boa companhia vai deixar sua pele duas vezes mais bonita.

Açaí

Outra fruta rica em antioxidantes que atuam na neutralização dos radicais livres e previnem o envelhecimento. Outro benefício do açaí é a manutenção do colágeno, o que ajuda a manter o tônus e a firmeza da pele.

Da polpa seca se extrai um poderoso óleo rico em ômega 6 que evita a desidratação e favorece a produção de ceramidas, um hidratante natural muito indicado para quem está com a pele muito ressecada e com aspecto envelhecido.

Chocolate amargo

Os olhos até brilham, mas é um alimento que precisa ser consumido com moderação. E tem que ser o chocolate amargo, que tem baixo teor de açúcar e é rico em flavonoides, que deixam a pele macia e suave e oferecem proteção extra contra os raios solares.

Peixes

Ricos em proteínas essenciais para a formação da pele, os peixes são também a principal fonte de ômega 3, um importante ácido graxo que ajuda a manter os poros limpos e hidratados, evitando cravos, espinhas e outras inflamações causadas por obstruções na pele.

Aspargos

Menos comum nas dietas, os aspargos são um vegetal que merece ser consumido ao menos uma vez por semana. Tem alto teor de vitaminas do complexo B que atuam no bloqueio da perda de umidade, combatendo o ressecamento e as rachaduras, deixando a pele mais brilhante e bonita.

Agrião

Outra excelente opção para saladas, o agrião ajuda no tratamento de eczemas e inflamações cutâneas.

Castanha do Pará

Tem efeitos diretos no combate à acne e outras infecções da pele devido ao seu alto teor de selênio — um mineral que também ajuda a manter a elasticidade, sendo aliado também na prevenção de estrias.

Ovos e verduras verde-escuras

Em especial a gema do ovo é rica em zinco, um mineral que atua diretamente na cicatrização e fortalecimento dos tecidos da pele. Essa substância também é encontrada nas verduras verde-escuras, como o brócolis e a couve.

E você, já conhecia todos esses benefícios? Tem mais dicas de alimentos para ter uma pele bonita e saudável? Deixe seu comentário e nos conte o que tem feito para garantir a saúde e beleza da sua pele!