Primeira depilação: existe idade certa para fazer?

Mais cedo ou mais tarde, a maioria das mulheres precisará lidar com a depilação. Nada mais natural, já que os pelos começam a incomodar e muitas preferem retirá-los e garantir a pele lisinha. O que poucas delas sabem (inclusive as mães) é qual a hora certa para começar esse procedimento. Se você está nesse time e quer saber quando fazer a primeira depilação, não deixe de ler o artigo de hoje!

Afinal, quando fazer a primeira depilação?

A chegada da puberdade representa um período de muitas mudanças físicas. Uma das mais comuns é o engrossamento dos pelos, que ficam mais visíveis e acabam incomodando bastante. O desconforto se torna ainda maior considerando que é um período em que as meninas usam muitos vestidos e saias.

Esse pode ser um bom indicativo da hora certa para começar a depilar. Até porque, não existe algo como uma data específica ou um momento ideal para começar a retirar os pelos. Entretanto, se eles começarem a incomodar, não existe razão para viver com essa situação, concorda? Talvez seja interessante repensar. 

A depilação masculina

No caso dos homens, esse momento pode ser um pouco diferente. Como eles costumam lidar com os pelos de uma maneira mais natural, pode ser que a demanda por uma primeira depilação demore um pouco mais.

Alguns deles também começam a se depilar na puberdade, mas essa não é a realidade mais comum. A maioria adota esse procedimento alguns anos mais tarde, quando os pelos começam a incomodar um pouco mais e ele tem mais autonomia para optar pela depilação. 

Existe uma idade ideal?

Como as meninas, normalmente, entram na puberdade por entre os 10 e 12 anos, essa talvez seria a idade “ideal”, ou, no mínimo, a mais comum para que elas comecem a se depilar. Esse é um momento em que os pelos das pernas, axilas e virilhas ficam bem mais visíveis, começam a incomodar e, além disso, as colegas começam a depilar também.

Entretanto, não existe consenso. Para algumas mães, o momento certo para começar a ter uma rotina de depilação é depois da primeira menstruação. Assim a menina estará mais madura e entrará para um novo ciclo da vida, podendo adotar esse novo procedimento. Somado a isso, é um momento que ela já tem um preparo para lidar com essa situação com mais segurança.

Como é o procedimento?

Como você já deve saber, existem diversos tipos de depilação disponíveis no mercado. Você pode optar pela cera morna, depilação duradoura ou a fotodepilação, por exemplo.

O procedimento pode ser um pouco dolorido, principalmente, nas primeiras vezes. Sejamos francos: o método mais comum, ainda mais para a primeira depilação, ainda é com cera. O procedimento prevê o uso desse material sobre a pele para puxar os pelos pela raiz, trazendo um ótimo retorno. 

Se você optar por um método mais duradouro, é bom lembrar que ele tem resultados mais perenes. Então, embora seja um pouco mais dolorido, você deve ter em mente que se livrará dos pelos de uma vez por todas.

Independentemente do método pelo qual você optar, é sempre bom contar com a ajuda de um profissional qualificado. Assim, você conquista o resultado que deseja e garante uma durabilidade maior para os resultados.

O que fazer nesse momento?

Leve a situação com naturalidade

Muitas meninas ficam sem graças e profundamente ansiosas para a primeira depilação. Para aliviar essa tensão, nada melhor que lidar com a situação de maneira natural, entendendo que ela faz parte do processo da vida. Portanto, não se desespere e entenda que a maioria das mulheres já passou por esse momento.

No caso dos homens, o processo foi difícil há alguns anos. Por causa disso, muitos começaram a depilar mais tarde para resolver o excesso de pelos, os pelos encravados ou ainda por questão de estética mesmo.

Independentemente do sexo, o importante é lidar com essa situação da forma mais leve possível, ou seja, ela faz parte dos cuidados com a saúde, preservando o bem-estar! 

Converse sobre o assunto e peça dicas

Se você não se lembra mais de como foi sua primeira depilação, é bom falar que essa não é uma das situações mais confortáveis do mundo. As pessoas ficam apreensivas, com medo de doer e da reação posterior.

Nesse caso, se você se depilará pela primeira vez, uma boa dica é conversar como quem já passou pelo procedimento e conseguir algumas informações. Essa é uma forma de se tranquilizar e perceber que a primeira depilação não é uma vilã como parece!

Entenda que a escolha é sua

A pressão para se depilar e estar impecável é muito pesada sobre algumas mulheres, mas é bom que as pessoas entendam que essa é uma escolha pessoal. As mulheres, desde jovens, são independentes para escolherem se devem ou não se depilar.

No caso dos homens, a escolha também é pessoal, tornando clara a necessidade de não dar satisfação para ninguém. Muitos ainda sofrem com o rótulo de metrossexual por se depilarem, mas isso é coisa do passado.

Lembre-se de que o processo faz parte dos cuidados com o corpo

Depilar é uma maneira de se cuidar, não importa a sua idade. A sensação é muito boa e faz com que você se sinta mais satisfeito e pleno, não é verdade?

Para deixar a pele ainda mais bonita e bem cuidada, invista em opções como sabonete esfoliante, cremes hidratantes e desodorantes de qualidade. Estes produtos ajudam a deixar a pele mais preparada para a primeira depilação e outras que virão.

Como você pôde perceber, a primeira depilação é algo muito pessoal e intimista, mas não existem regras. Ela pode acontecer em diferentes idades, variando muito de pessoa para pessoa. No entanto, uma coisa é certa: quando você encontrar o procedimento certo e o profissional capacitado, essa será apenas a primeira vez de muitas, pois os resultados são incríveis.

Se você ficou com alguma dúvida sobre a primeira depilação e quiser alguns detalhes mais específicos para acabar com a apreensão, que tal deixar o seu comentário? Estamos aqui para ajudar você!