O que causa o excesso de pelos?

O_que_causa_o_excesso_de_pelos.jpg.jpegVivemos em uma época onde a questão estética é cada vez mais valorizada, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Uma boa aparência abre portas, ajuda a conseguir boas oportunidades e favorece as relações em todos os campos da vida.

Por essa razão, cuidar da aparência, da higiene e até da saúde são questões fundamentais. E um dos fatores que mais chama a atenção (negativamente) é o excesso de pelos, que traz desconforto para um grande número de pessoas.

As causas são diversas, tanto para homens quanto para mulheres. Mas o lado bom dessa história é que, com inteligência e tecnologia, elas podem ser combatidas de maneira duradoura. Quer descobrir o que causa o excesso de pelos e como minar esse problema? Então confira o conteúdo que preparamos para você:

Genética

A genética tem um papel determinante em praticamente todas as características de uma pessoa e não é diferente na quantidade de pelos, tanto em homens quanto em mulheres. Características como a origem familiar, a etnia e a própria combinação individual de genes são determinantes para dizer se um indivíduo terá mais ou menos pelos.

As áreas também são determinadas dessa forma, variando de sexo para sexo, mas, em geral, seguindo um padrão comum em nossa sociedade sem fugir muito do que estamos acostumados. O lado bom é que esses pelos podem ser reduzidos facilmente por meio dos tratamentos estéticos, especialmente a depilação duradoura por fotodepilação.

Os resultados vão depender de alguns fatores como o local, a quantidade de sessões e também das próprias características individuais, mas costumam ser bem eficientes e altamente satisfatórios.

Hirsutismo

O hirsutismo é um crescimento excessivo de pelo em mulheres, porém em áreas tipicamente masculinas. É um mal que costuma surgir exatamente quando pessoas do sexo feminino acabam com excesso de andrógenos, hormônios presentes em maior quantidade nos homens. Cerca de 5 a 8% das mulheres em idade fértil podem ter esse problema, que afeta mais regiões como queixo, maxilar, nádegas, pescoço e costas.

Ela pode ou não ser acompanhada de outros sintomas, como distúrbios na menstruação, resistência à insulina e infertilidade. Sua causa mais frequente é uma condição chamada ovário policístico, mas existem algumas outras origens um pouco menos comuns, como a Síndrome de Cushing e tumores nos ovários ou na glândula adrenal.

A abordagem clínica é altamente variável de acordo com cada caso, mas em geral os pacientes não apresentam sintomas mais graves, especialmente se estiverem recebendo o tratamento adequado. A questão estética é das mais incômodas, pois a vaidade feminina acaba abalada com a distribuição anormal e excessiva dos pelos. Por isso mesmo, a depilação duradoura é uma excelente coadjuvante na recuperação da autoestima e da confiança por parte das pacientes.

Hipertricose

A hipertricose é outra condição que leva ao excesso de pelos, podendo acometer homens e mulheres. Notadamente presente na face, pernas e braços, tem um forte componente hereditário e geralmente não está relacionada com alterações hormonais ou outras doenças.

Apesar de normalmente ser uma herança familiar, essa patologia esporadicamente pode surgir de forma espontânea, sem que se conheça a localização genética da mutação que causa o problema. É comum que as pessoas que sofram das variantes mais graves dessa patologia acabem com problemas de socialização e até mesmo se isolando ou até sofrendo discriminação.

Para solucionar ou amenizar isso, a depilação duradoura é uma ótima alternativa para recuperar esses pacientes, que terão na fotodepilação uma oportunidade de reaver sua confiança e retomar sua inserção na sociedade.

Outras condições que levam ao excesso de pelos

Atualmente, existe um fator que não pode ser ignorado e que vem resultando em um problema de excesso de pelos em homens e, especialmente, em mulheres. Trata-se do uso de esteroides anabolizantes, muito popularizados em academias de musculação nas grandes cidades. Como geralmente são derivados de testosterona, eles acabam favorecendo um crescimento excessivo de pelugem em diversas áreas do corpo, causando incômodo e insatisfação — especialmente em pessoas mais vaidosas. Além disso, costumam acelerar o metabolismo, aumentando a sudorese, o que pode trazer sérios prejuízos em termos de higiene para quem já se encontra com pelos em demasia.

Alguns outros medicamentos também podem causar esse problema, como alguns remédios usados no tratamento da endometriose, por exemplo. Problemas na glândula adrenal, como tumores secretores de andrógenos ou a hiperplasia congênita da glândula adrenal também podem contribuir para a produção anormal de hormônios, entre eles o cortisol, que também pode acabar estimulando o surgimento de pelos.

A obesidade também tem seu papel: apesar de nem todas as mulheres muito acima do peso sofrerem de hirsutismo, a adiposidade pode resultar em desequilíbrios hormonais que podem levar ao problema. Em linhas gerais, a verdade é que o emagrecimento costuma ter um impacto muito positivo na redução do excesso de pelos, especialmente no sexo feminino.

Depilação duradoura por fotodepilação

Para todos esses problemas, a depilação duradoura por fotodepilação pode ser importantíssima para minimizar o problema e trazer de volta a autoestima das pessoas. Indolor e eficaz, ela pode resolver de forma simples um problema que muitas vezes atrapalha por anos ou até décadas as relações sociais, pessoais e até profissionais das pessoas.

Com uma tecnologia altamente moderna, essa técnica utiliza a luz pulsada intensa (IPL) para remover o pelo e atrofiar o folículo piloso, fazendo com que as sessões fiquem cada vez mais espaçadas até que se chegue apenas à fase de manutenção. Os resultados e o tempo podem variar de pessoa para pessoa e de condição para condição, mas o fato é que essa alternativa é precisa e segura, fazendo com que o tratamento seja altamente indicado em todos esses casos.

Gostou do conteúdo? Compreendeu melhor as diversas causas que podem levar a esse problema e como ele impacta negativamente a vida das pessoas? Se você não quer passar por isso e deseja se livrar dos pelos que estão incomodando, não perca mais tempo: a fotodepilação é a solução que você buscava para uma depilação duradoura.

Para mais informações, não deixe de conferir também nosso guia completo sobre os tipos de depilação!