Depilação brasileira

Embora seja uma característica natural do corpo do ser humano, os pelos incomodam quando crescem em determinadas regiões. Para as mulheres, esse incômodo é ainda maior, porque os pelos comprometem o visual e a aparência do corpo. É por isso que cada vez mais elas aderem à depilação brasileira, que elimina por completo os pelos da região íntima. Conheça um pouco mais sobre essa depilação e tire suas dúvidas!

O que é a depilação brasileira?

A depilação brasileira se trata daquela que retira totalmente os pelos da região íntima, ou seja, da virilha, região pubiana, nádegas e lateral anal. É muito praticada por mulheres, porém, alguns homens também aderem à depilação em algumas partes.

O principal objetivo da depilação brasileira é, justamente, eliminar os pelos que podem interferir no look, em especial quando a mulher coloca um biquíni. Porém, a depilação brasileira também pode ser aderida por favorecer a sensualidade, já que o visual do corpo da mulher fica mais bonito sem a presença excessiva de pelos.

Por que a depilação brasileira possui esse nome?

A depilação da região íntima possui o nome de depilação brasileira fora do Brasil, onde, na verdade, é chamada de Brazilian Wax ou Brazilian Biquini Wax. Por aqui, esse tipo de depilação é chamado de virilha cavada, depilação total ou linha do biquíni.

É muito praticada especialmente porque o Brasil é um país tropical, onde um dos principais roteiros são as praias e os banhos de piscina fazem parte da rotina de lazer. Por isso, estar com a depilação “em dia” é essencial para manter o look perfeito e também uma aparência mais agradável e higiênica.

Como surgiu a depilação brasileira?

A história da depilação, de um modo geral, não é recente. De acordo com relatos históricos, retirar os pelos do corpo é uma prática que já era empregada na época do Egito Antigo, quando as mulheres retiravam os pelos das axilas usando mel, argila e sândalo. Foi essa prática que deu origem à depilação com cera.

No Brasil, a depilação também não é uma prática moderna. Na época do descobrimento do Brasil há relatos de que a índias não possuíam pelos pubianos. O pensamento inicial era de que, por herança genética, elas não tinham pelos, porém foi descoberto que, na verdade, elas os raspavam.

A ferramenta utilizada por essas índias para se depilar era a espinha do peixe-lixa. Com isso, elas mantinham a região íntima livre dos pelos incômodos.

E quando as roupas das mulheres ficaram mais curtas, no século XX, os pelos começaram a incomodar muito mais. Raspar as axilas tornou-se hábito comum e higiênico. Quando os biquínis e maiôs encolheram também, a adesão da depilação brasileira aumentou.

A depilação fora do país

Porém, os biquínis do Brasil possuem um tamanho menor que os padrões encontrados fora do Brasil, como na Europa e nos Estados Unidos. Assim, a prática da depilação da região íntima não era comum por lá.

Mas na década de 80, essa depilação chegou aos Estados Unidos por meio de um grupo de irmãs que se mudou para lá e, junto com elas, levaram os hábitos brasileiros de depilação.

Rapidamente a depilação da região íntima chamou a atenção e as americanas começaram a aderir a ela também. E quando o primeiro salão foi aberto nos Estados Unidos, o JSisters, esse tipo de depilação passou a ser ainda mais conhecido e se tornou um sucesso. Em virtude da origem das irmãs é que a depilação da região íntima passou a ser chamada de depilação brasileira.

A depilação brasileira é segura?

Algumas mulheres têm um pouco de receio em fazer a depilação brasileira pelo medo de sentirem dor, de provocar infecções, reações alérgicas e até mesmo problemas ginecológicos.

Porém, a depilação brasileira não oferece risco para a mulher, basta tomar os cuidados necessários antes e depois da sessão para que a pele não seja agredida. E sobre os problemas ginecológicos, eles não acontecem em razão da depilação, mas pelo contato com impurezas ou bactérias e vírus. Para evitá-las, basta manter os cuidados rotineiros e na hora da relação sexual.

Quais cuidados devemos ter com a pele na depilação?

Para que a depilação não cause qualquer tipo de reação na pele ou incômodo é preciso:

  • Que a pele não apresente algum tipo de alergia ou inflamação;
  • Manter a pele hidratada;
  • Fazer a higiene do local antes da depilação;
  • Após a depilação, utilizar produtos para acalmar a pele e tonificá-la;
  • Evitar a exposição ao sol logo após a depilação;
  • Evitar banhos de mar ou piscina para não aparecerem manchas na pele.

Como a depilação brasileira pode ser feita?

O método utilizado para fazer a depilação brasileira pode variar segundo a preferência de cada pessoa ou o tipo de pele. A sensibilidade de cada um é um dos pontos que se deve considerar, também, para escolher o método.

É possível extrair os pelos íntimos com cera, com lâminas, cremes depilatórios, a laser ou com aparelhos de depilação. Alguns métodos podem causar mais reações alérgicas do que outros, como no caso das lâminas, que podem irritar a pele e aumentar as chances de pelos encravados.

Por isso, é interessante consultar um profissional para fazer uma avaliação do tipo de pele e do melhor método para se depilar, de acordo com suas particularidades. Mas o método preferido para a depilação brasileira é com cera morna, porque promove uma depilação eficaz, rápida e duradoura, permitindo que se possa usufruir dos resultados por mais tempo.

Além disso, a cera também ajuda a prevenir a proliferação de bactérias por ser descartável, o que reduz significativamente os riscos de qualquer reação indesejável na pele. O calor da cera favorece a remoção dos pelos, pois ajuda a dilatar os poros e os pelos se soltam mais facilmente, oferecendo conforto na depilação.

Quem opta por se depilar com cera em casa deve ter muita atenção com a temperatura da cera. É comum que aconteçam queimaduras em razão da depilação com cera feita em casa. Essas queimaduras podem ser graves e deixar marcas na pele, por isso, prefira sempre se depilar com profissionais, especialmente para uma região tão delicada do corpo.

Você conhece a depilação brasileira da Depyl Action?

Na Depyl Action a região íntima é dividida em diversas áreas: virilha, meia região pubiana, região pubiana, lateral anal e nádegas. Essa classificação dá mais opção às clientes na hora da depilação.

A rede entende a pele dos brasileiros como ninguém, por isso se tornou referência nacional em depilação.

Para a Depyl Action, depilação brasileira é um jeito de aumentar a autoestima de homens e mulheres por meio da remoção de pelos incômodos em diversas partes do corpo, indo muito além da região íntima.

Gostou do artigo? Então curta também nossa página do Facebook e fique por dentro de mais assuntos!