Conheça 8 cuidados que vão mudar a vida de quem tem pele seca

Quem tem a pele seca sabe bem como é difícil controlar o ressecamento, não importa o clima. O problema é que, ao contrário dos outros tipos de pele, a pele seca não tem uma camada de lipídios adequada que a proteja do ressecamento e, consequentemente, de alergias e infecções. Por isso, quem tem esse tipo de pele precisa ter cuidados redobrados não só para repor os lipídios, mas para evitar que o ressecamento deixe a pele à mercê de impurezas, que podem causar infecções graves. Além disso, uma pele ressecada deixa qualquer um com aspecto de cansaço e de desleixo.

No post de hoje, falamos sobre 8 cuidados que irão ajudá-la a cuidar melhor da pele, pois, muito mais do que beleza, os cuidados com a pele também tem a ver com a sua saúde! Não dá para descuidar.

1. Evite água quente

A água quente é contraindicada para qualquer tipo de pele e também para os cabelos, pois ela aumenta as chances de ressecamento. Imagina só quando a pele é seca! Pode fazer um estrago. Portanto, mesmo que você goste muito de tomar banhos quentes, prefira os mornos, ou, se possível, frios. Se for o caso, deixe para lavar os cabelos no tanque, evitando, assim, o contato da água quente com a pele e com os cabelos.

2. Prepare bem a pele antes da maquiagem (e também cuide dela depois)

O ideal é que você tenha uma rotina diária de cuidados com a pele. É isso que irá deixá-la preparada para qualquer situação, principalmente para o uso de maquiagem. Se a pele não estiver devidamente hidratada, o efeito da maquiagem ficará com aspecto craquelado, além de provocar maior irritação e ressecamento. Portanto, aplique um bom hidratante antes de começar a maquiagem e utilize um primer que também tenha ação hidratante, antes de aplicar a base.

Ah, e quando for remover a maquiagem, opte por um demaquilante cremoso, que é mais apropriado para quem tem a pele seca. E nunca, nunca mesmo, durma sem remover a maquiagem, ok? Para quem prefere uma alternativa mais natural, o óleo de coco virgem é uma excelente opção para aplicar na pele antes da maquiagem e também na remoção.

3. Evite produtos à base de ácido e de álcool, mesmo que sejam específicos para a pele seca

Como as barreiras de proteção da pele seca são mais frágeis do que nos demais tipos de pele, é melhor evitar os produtos que tenham ácido e álcool em sua composição. O álcool tem ação detergente na pele, o que promove um maior ressecamento. O ácido também pode ser agressivo para quem tem a pele seca e esse elemento está presente na maior parte dos produtos de beleza e higiene, como o sabonete. Se não tiver jeito, utilize produtos que tenham baixa concentração de ácido e opte por sabonetes com pH neutro.

4. Hidrate o corpo todo

A hidratação precisa estar no topo da sua lista de prioridades. Os cuidados com a sua saúde se refletem na beleza da pele, dos cabelos, do corpo como um todo. Portanto, aquela velha história de tomar dois litros de água por dia é imprescindível para você, assim como os cuidados com a alimentação.

Logo após o banho, deixe a preguiça de lado, e aplique cremes em todo o corpo. Se a pele não estiver com fissuras causadas por ressecamento, use produtos à base de ureia ou glicerina. Os produtos mais concentrados, de hidratação intensiva, são ideais para quem tem a pele seca. Então, aposte neles!

5. Utilize máscaras de hidratação para eliminar os sinais de cansaço

Por mais que você beba muito líquido, se alimente bem e aplique cremes específicos para o seu tipo de pele, pode acontecer de sua pele começar a apresentar sinais de cansaço causados pelo ressecamento. Por isso, periodicamente, você pode fazer máscaras de hidratação com produtos à base de óleos naturais e glicerina. Serão poucos minutos que irão fazer toda a diferença, acredite! A cada 15 dias (ou toda a semana, dependendo das condições de sua pele), aplique o produto no rosto, massageando a pele, deixe agir por 15 minutos e você já irá notar sua pele recuperada da aparência de cansaço.

6. Faça peelings faciais regularmente

Caso sinta necessidade de realizar um tratamento mais profundo e intensivo, os peelings faciais indicados para pele seca são uma boa opção, pois, além de acessíveis, não são muito invasivos e a recuperação é bastante simples. Como resultado, o procedimento elimina manchas e promove o rejuvenescimento da pele.  

7. Redobre a atenção quando há exposição ao sol, ao sal e ao cloro

Todos os tipos de pele, quando expostas ao sol, ao sal e ao cloro, podem ter algum tipo de dano, como ressecamento ou mesmo aparecimento de manchas. A pele seca, por não ter uma barreira de proteção adequada, sofre ainda mais os efeitos desta exposição.

Sempre que estiver na praia ou na piscina, redobre a hidratação, bebendo bastante líquido, alimentando-se devidamente e aplicando filtro solar e hidratante antes e depois do mergulho. Nessas ocasiões, sempre que possível, tome uma ducha de água doce para tirar o cloro e o sal da pele e dos cabelos. Se não tiver uma ducha à disposição, é só jogar uma garrafa de água mineral na cabeça, que ela ajudará a atenuar os efeitos danosos.

8. Faça uma limpeza de pele que não seja agressiva

A limpeza de pele é essencial para remover as impurezas e o excesso de oleosidade da pele. O problema é que a oleosidade de sua pele já não é suficiente, o que significa que o procedimento pode acabar deixando-a ainda mais frágil e ressecada. Mas, acalme-se que para tudo tem um jeito!

Pela manhã, ao invés de fazer a limpeza de pele, aplicando produtos que possam remover a oleosidade da pele, prefira utilizar um nebulizador, que dará uma lufada de ar fresco no rosto e/ou no corpo. Durante todo o dia, evite lavar a pele o tempo todo, e, à noite, utilize fluidos nutritivos à base de óleos e água de limpeza que, não necessariamente, dependerão da água da torneira. Esses fluidos são ideias para que você evite ficar lavando a pele todo dia.

Nada melhor do que manter uma rotina de cuidados que evitem danos para a sua pele seca, não é mesmo? Para acompanhar outras dicas de beleza e estética, curta a nossa página no Facebook!