Como se depilar: Conheça dois métodos ideais!

O verão se aproxima, e embora estar com a depilação “em dia” já não seja uma exigência, muitas pessoas ainda recorrem ao procedimento. Felizmente, vivemos uma era de valorização da diversidade, e há espaço para todo mundo! Se você gosta da sua pele lisinha, esse post será um verdadeiro tira-dúvidas. Hoje, você aprenderá um pouco mais sobre a depilação com cera morna, a fotodepilação, qual escolher  e como se depilar de maneira inteligente para obter os melhores resultados. Acompanhe!

Quais as vantagens da depilação com cera morna?

A depilação com cera morna é uma das mais conhecidas das brasileiras, pois além de acessível, ela garante resultados mais satisfatórios quando comparada à lâmina.

A técnica possui uma série de benefícios. O primeiro deles é a esfoliação da pele. Assim que a cera toca a superfície e começa a secar, ela retém as células mortas da região, removendo-as junto dos pelos. Em relação à remoção com lâmina, a cera proporciona resultados mais duradouros, pois arranca o pelo pela raiz, tornando-o também mais fino.

A cera morna pode causar flacidez ou rompimento dos vasos?

Um dos maiores mitos relacionados à depilação com cera afirma que o procedimento provoca o desenvolvimento de vasos, especialmente nas pernas. Isto não é verdade, pois a cera age de forma superficial, e não atinge a camada onde os vasos sanguíneos estão. Outra afirmação a ser esclarecida é a de que a tração da cera aumenta a flacidez da região, o que também já foi rejeitado por especialistas da área.

Quando não recorrer à depilação com cera?

Se você tem tendência à formação de foliculite, manchas na pele ou tem hipersensibilidade, recorrer à cera morna não é melhor opção.

A depilação com cera pode causar manchas escuras na pele caso a região seja exposta ao sol sem a devida proteção. Isto porque a cera remove uma camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta. Use filtro solar sempre!

Para quem tem o costume de descolorir pelos, a depilação com cera não oferece bons resultados. Quando a cera é aplicada, a tendência é de que ela apenas rompa os pelos, que estão mais elásticos devido à ação da água oxigenada.   

É comum que as pessoas tenham quadro de foliculite após a depilação com cera morna, especialmente quem possui pelos grossos. Se você tem tendência à formação de foliculite, o ideal é que você opte pela fotodepilação ou alterne entre ela e a cera morna.

Quais são as vantagens da fotodepilação?

Como já vimos aqui no blog, a fotodepilação é uma técnica de remoção de pelos com uso da energia da Luz Intensa Pulsada (LIP). Trata-se de uma técnica duradoura, que diminui a quantidade de pelos em, no mínimo, 80%. Os pelos são retirados progressivamente e, após a finalização do tratamento, surgem apenas pelos mais finos e frágeis. Sessões de manutenção podem ser feitas em até duas vezes ao ano.

Embora a técnica funcione melhor para a pele clara com pelos escuros e grossos, ela pode ser aplicada em qualquer fototipo. Isto porque o aparelho oferece diferentes graduações, de forma que a luz seja adaptada para o fototipo do paciente.

A fotodepilação com luz intensa pulsada (LIP) elimina problemas com foliculite sem danos à pele e estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais macia. Além disso, o tratamento não é invasivo para a eliminação do pelo, apresentando resultados de longa duração.

A quantidade de sessões necessárias varia de acordo com a área a ser tratada, a cor e a espessura do pelo, sexo e idade. O ritmo de crescimento do pelo varia de uma área para a outra. No início, são necessárias sessões mensais. Com o passar do tempo, o intervalo entre as sessões cresce.

Em relação a outras técnicas de depilação duradoura, como a laser, a fotodepilação é mais acessível, com um curso médio de R$60,00 a sessão. Por isso, ela é uma boa alternativa para o público que já está acostumado ao preço cobrado pelas sessões de depilação com cera morna.

Quando não recorrer à fotodepilação?

A técnica é contraindicada para grávidas, lactantes, quem possui histórico de câncer de pele ou lesões malignas, vitiligo, lúpus e outras doenças fotossensibilizantes, quem faz uso de medicação fotossensibilizante, imunodeficientes, quem tem infecção ativa de herpes na área e clientes bronzeados ou que tenham tatuagens.  

As regiões mucosas, dos olhos, nariz, sobrancelhas, ânus e saco escrotal não podem ser tratadas com fotodepilação.

Quais são os cuidados básicos a tomar com a cera morna?

Alguns procedimentos garantem que a depilação com cera morna tenha bons resultados e seja menos dolorida. Veja quais são!

Para a virilha, especialistas indicam que você deixe os pelos da região crescerem por cerca de 4 semanas. Isto porque, quando mais curtos estiverem os pelos, mais dolorido será.

Verifique também o seu período menstrual: o ideal é que você não faça a depilação com cera por cinco dias antes ou cinco dias depois. O corpo fica muito mais sensível a dores neste período.

Uma esfoliação na noite anterior à depilação ajuda a remover as células mortas e facilita a saída de pelos encravados. Especialistas também recomendam evitar a esfoliação no local após realizar o tratamento. Isto porque a pele fica um tanto mais sensível à ação dos esfoliantes.

Programe-se para fazer a depilação por um período mínimo de 3 dias antes de ir à praia ou piscina. É o tempo suficiente para que a vermelhidão na região passe, evitando que a água salgada e os agentes de limpeza da piscina entrem em contato com os poros abertos.

Fazer uma respiração profunda antes que a folha de cera seja retirada, bem como conversar durante a sessão, ajuda a diminuir o impacto da dor.

O ideal é que, no dia da depilação, você evite peças de roupa que tenham muita fricção com a pele e não absorvam a umidade. Use peças confortáveis, de preferência em tecidos naturais, como algodão.

Quais são os cuidados básicos a tomar com a fotodepilação?

15 dias antes do tratamento, evite a exposição solar sobre a área tratada. O mesmo deve ser feito por 15 dias após a realização do tratamento. Se você está planejando uma depilação duradoura para curtir as férias de verão na praia ou no campo, é melhor se programar! Após este período, basta voltar ao ritual de cuidados para proteção solar, com uso de filtro solar FPS30 ou superior.

Para garantir bons resultados, é importante cortar o pelo com lâmina um dia antes da aplicação. Desta forma, a luz é absorvida pela melanina do pelo, chegando na matriz germinativa. Se o pelo não for cortado, ele pode queimar com o aquecimento, gerando microlesões na pele.

Após aplicar a fotodepilação, é necessário esperar por um período de 48 horas para realizar atividades que aumentem a temperatura do corpo, como ir a saunas, tomar banhos quentes ou ir à academia. Aproveite o tempo para descansar dos treinos!

Caso haja irritação, inchaço, dor, vermelhidão e formação de feridas brandas, procure um dermatologista.

Gostou de nossas dicas sobre como se depilar de maneira inteligente? Receba ainda muitas outras sugestões para cuidar de sua saúde e bem-estar em seu feed! Curta a nossa página no Facebook e continue ligado no que a Depyl Action está preparando para você!