Tudo que você precisa saber sobre Design de Sobrancelhas!

Depositphotos_50054703_m-2015.jpg.jpegNão há como negar: a aparência é uma forma importante de causar boa impressão. E uma sobrancelha falhada, fina ou mal desenhada atrapalha, e muito, a ficar com um visual harmonioso, não é mesmo?

Por isso, as técnicas de design de sobrancelhas estão tão em alta: elas ajudam a valorizar o formato do rosto, promovendo o delinear das sobrancelhas, evitando excessos e deixando qualquer pessoa mais bonita. Porém, para obter um resultado interessante, nada de se aventurar em casa: procure um profissional habilitado a atuar como designer de sobrancelhas para sentir o verdadeiro impacto dessa técnica no visual!

Continue acompanhando o nosso post e saiba tudo sobre design de sobrancelhas!

Introdução

O padrão de beleza das sobrancelhas já se alterou muito com o passar do tempo. Na década de 20, por exemplo, elas eram raspadas e as mulheres faziam um risco de lápis. Com a libertação feminina da década de 60, elas ficaram finas novamente, como uma expressão de sensualidade. O movimento hippie dos anos 70 fez com que elas voltassem a ficar grossas e naturais. O ápice das supermodelos nos anos 90 fez com que as sobrancelhas ficassem mais alinhadas, culminando no movimento de cuidados com os fios do rosto que temos hoje.

No design de sobrancelhas, é importante seguir o desenho natural dos pelos, porém, alterando os fatores que impedem que elas sejam mais expressivas ou que não estão em sintonia com o estilo e a personalidade da pessoa. É como uma maquiagem, valorizando os melhores pontos da aparência e escondendo aqueles que incomodam a cada um.

A limpeza de sobrancelhas, assim como a modelagem, pode ser feita por homens e mulheres que desejam deixar o olhar mais profundo e bonito. Um designer ou visagista é a melhor pessoa para indicar quais formatos ficariam bem para cada pessoa, pois levará em conta o seu tipo de rosto, o volume dos seus pelos e a largura da sua sobrancelha ao pensar no desenho.

Um erro comum de quem busca o design de sobrancelhas é ir ao profissional com o desejo de copiar o desenho de alguma pessoa famosa da moda. A cópia de estilos não é indicada nesse processo, pois nem sempre o que fica bonito na celebridade se ajustará ao seu rosto. Por isso, o design de sobrancelha também é um processo de autoconhecimento. Você até pode se inspirar no formato usado por alguém que tem uma aparência que te agrade, porém, foque em valorizar seus próprios pontos fortes para aproveitar tudo o que o visagismo tem a oferecer.

Design X Limpeza de sobrancelhas: entenda quais são as diferenças

Para começar, é importante saber o diferencial das técnicas para fazer a sobrancelha, pois cada uma delas tem uma finalidade e é indicada para quem procura um resultado específico na aparência.

A depilação ou limpeza de sobrancelha nada mais é do que retirar os pelos em excesso, que comprometem o desenho natural do rosto, como os que ficam espalhados pela pálpebra e entre os olhos, acima do nariz. Esse processo deve ser feito com bastante cuidado, pois a maioria dos erros em formatos de sobrancelha vem da limpeza em excesso por mãos com pouca experiência.

Quando feita por um profissional, ela garante a valorização do desenho da sobrancelha e a profundidade no olhar. Em casos de pelos longos, o designer pode até apará-los com uma tesoura, garantindo leveza e promovendo o assentamento dos pelos, que deixam de ficar arrepiados e fazem a pessoa ficar com a aparência mais asseada.

Enquanto isso, o design se esforça para valorizar os traços, a personalidade e a beleza dos clientes, contribuindo para uma melhor expressão e autoestima.

Saiba mais sobre o design de sobrancelhas

No design de sobrancelhas, o profissional mede as proporções do rosto do cliente com uma ferramenta chamada paquímetro, para verificar o formato mais adequado para cada tipo de rosto. Caso o cliente tenha alguma preferência de formato para a sobrancelha, o profissional pode avaliar se ele valoriza o rosto e pode ser usado.

Em geral, as sobrancelhas devem ter entre 4,5 e 5,5 centímetros de comprimento. As linhas devem ser paralelas e convergentes, e não se pode modificar drasticamente o formato original, evitando um resultado artificial. Ao traçar uma linha reta da lateral do nariz até o canto externo do olho, é possível saber onde a sobrancelha deve terminar. A linha imaginária que liga a lateral do nariz ao canto interno do olho mostra onde ela deve começar para ficar com um tamanho harmônico.

Além disso, o designer de sobrancelhas também é o profissional indicado para fazer a alteração na cor das sobrancelhas, caso você deseje pintar o cabelo de um tom diferente do natural. Isso evita os contrastes que envelhecem e deixam o seu visual com cara de desleixado, e, para isso, ele utilizará técnicas de colorimetria e tintas especiais para essa região da face, sem comprometer a sua saúde.

O tipo de sobrancelha ideal para cada formato de rosto

Como dissemos, não adianta buscar nas famosas a inspiração para a sua sobrancelha, porém, é possível descobrir que tipo de desenho pode valorizar os seus traços. Não há nenhuma regra para fazer as sobrancelhas que valha para todos os casos, no entanto, alguns formatos de rosto funcionam melhor com certos tipos de desenho, como por exemplo:

  • Rosto oval: nesse formato, a testa é maior do que as maçãs do rosto, que afunilam de forma oval até o queixo. Sobrancelhas com um arco suave, que combinam em vários tipos de face, podem ser usadas;
  • Rosto quadrado: a face nesse caso tem um formato mais largo nas têmporas e nas mandíbulas. Para suavizar o semblante, busque um formato natural e levemente arqueado, sem marcar demais;
  • Rosto redondo: esse rosto costuma ser mais largo na região das maçãs do rosto. Uma sobrancelha mais arqueada e com linhas grossas ajudam a dar mais ângulos à face;
  • Rosto triângulo invertido: esse rosto conta com a testa larga e um queixo mais estreito. O formato arqueado é indicado para trazer harmonia. A sobrancelha arredondada também é uma opção, especialmente com as linhas um pouco mais finas, que suavizam o semblante;
  • Rosto retangular: possui a testa e o maxilar com as mesmas proporções e um tamanho mais alongado do que o quadrado. Quem tem esse tipo de rosto pode apostar em sobrancelhas mais retas para ter uma feição mais harmônica.

O que é o Visagismo e como ele interfere no Design?

Quando o assunto é sobrancelha, muito se fala no visagismo, que veio para revolucionar a forma com que elas são desenhadas. Mas afinal, o que é isso? A palavra tem origem na língua francesa e significa face. O visagismo é a ciência que estuda as proporções do rosto e a adequação ao temperamento de cada pessoa, tendo como objetivo o equilíbrio entre o que ela é no interior e no exterior.

Ele oferece uma série de técnicas que ajudam, inclusive, no autoconhecimento de cada um. Assim, além de saber mais sobre a sua personalidade, você fica com a aparência mais agradável, melhorando o seu bem-estar. Ao aliar as técnicas de visagismo ao design de sobrancelhas, é possível obter uma face mais luminosa, expressiva e emoldurada.

O design de sobrancelhas corrige falhas?

Não existe pesadelo maior do que uma sobrancelha falhada, rala e fina, especialmente quando a moda está ressaltando a beleza dos formatos naturais e harmônicos. Quem sofre com esses problemas pode ficar com a autoestima muito abalada e se sentir mal toda vez que se olha no espelho. O que pode ser feito nesse caso? Como o design de sobrancelhas pode ajudar essas pessoas?

Primeiramente, o designer de sobrancelhas avaliará os danos e sugerirá um novo formato. Caso as falhas não sejam tão graves, ele poderá ensinar a corrigi-las com maquiagem própria para sobrancelhas, como um lápis ou sombra marrom. Caso a sobrancelha esteja fina demais, o ideal é deixar os fios crescerem novamente, mas esse processo pode demorar vários meses. Para agilizar, um dermatologista pode indicar fórmulas locais que incentivam o crescimento de pelos.

Para quem procura uma solução mais rápida, existe a henna, a maquiagem definitiva e a micropigmentação.

A maquiagem definitiva é uma tatuagem, que perfura a parte mais profunda da pele para depositar os pigmentos e só pode ser retirada com laser. Já a micropigmentação é feita em camadas superficiais da pele com um pigmento mais suave, que sai depois de alguns anos. Uma boa técnica de preenchimento de falhas aliada a um design natural e bem planejado garantem que a sua sobrancelha fique ainda mais bonita e valorize o seu visual.

De que maneiras o design de sobrancelhas pode ser feito

Depois de escolhido o formato desejado e que mais se adapta ao rosto do cliente, o profissional vai escolher uma técnica de depilação para fazer a sobrancelha. As mais conhecidas são:

Depilação egípcia (linha): indicada para peles sensíveis, esse método, feito com linha, retira uma fileira de fios de uma só vez, reduzindo a dor e dando a impressão de um olhar bem limpo. Ela ajuda a desencravar pelos e deixa a pele mais lisinha;

Depilação com pinça: nessa técnica, o profissional retira os fios um a um. Apesar de ser um pouco mais dolorido, esse método garante muito mais precisão, o que torna o desenho da sobrancelha definido e impactante;

Depilação com cera: alguns profissionais gostam de tirar os excessos da sobrancelha com cera morna, especialmente na região entre os olhos, pois assim a penugem sai com mais facilidade. Nesse caso, o desenho deve ser acertado com a pinça depois, finalizando o formato. Essa técnica deve ser evitada por quem tem tendência a flacidez na pele.

Quais os benefícios do design de sobrancelhas

Para quem acha que investir em beleza é perda de dinheiro, fazer uma boa limpeza de sobrancelhas com um designer traz inúmeros benefícios para a autoestima e para a aparência que compensam o investimento, como:

Corrigir imperfeições

Quando há uma alteração mais complicada nas sobrancelhas, como falhas grandes, diferença no formato de cada lado ou a sobrancelha muito fina, pode até parecer que esse é um problema sem solução e que nada pode ser feito para arrumá-la, porém, um bom profissional dispõe de diversas ferramentas para ajudar seus clientes a terem uma aparência mais bonita.

Semblante mais leve

A sobrancelha bem-feita tem a característica de suavizar as expressões, dando mais harmonia ao rosto. A diferença pode ser sentida drasticamente por quem nunca fez as sobrancelhas, por exemplo. Essas pessoas tendem a se sentir até mais limpas depois de fazer a primeira sessão de design de sobrancelhas.

Transformar o rosto

Os outros têm a impressão de que você está sempre brava, triste ou desanimada? A culpa pode ser da sua sobrancelha. Por isso, quando um bom designer entra em ação, ele pode transformar o semblante e deixar a verdadeira personalidade da pessoa se expressar para o mundo.

Ideal para homens e mulheres

Muitos homens gostariam de limpar as sobrancelhas e retirar aqueles pelos soltos que se acumulam na pálpebra e entre os olhos, mas têm medo de deixar o olhar afeminado se a sobrancelha ficar muito fina. Como o visagismo respeita as proporções do rosto e o estilo de cada um, eles não correm esse risco e ganham um olhar muito mais expressivo e limpo com a utilização da técnica. Afinal, os homens também merecem se sentir bem consigo mesmos com uma sobrancelha masculina bem-feita.

Aspecto bem cuidado

Não adianta: pelos crescendo aleatoriamente na região dos olhos passa uma impressão de desleixo com a aparência. Se a sua profissão, por exemplo, exige que você esteja sempre impecável, o design de sobrancelhas é a solução ideal para andar sempre bem-arrumado, pois, dependendo do caso, ela pode te deixar com uma aparência melhor até mesmo sem o uso de maquiagem.

Mais expressividade

Se você leu até aqui, com certeza já entendeu que a sobrancelha delineia o rosto, e quando está bonita, deixa a aparência mais impactante. Porém, você já reparou o papel que elas têm ao expressar emoções? Utilizamos o olhar com essa finalidade frequentemente, e uma sobrancelha inexpressiva pode tirar essa característica do rosto. Isso explica porque atores e atrizes famosos usualmente têm sobrancelhas perfeitas: na atuação, elas são uma importante ferramenta.

Fácil manutenção

Quando a sobrancelha é feita por um profissional, os pelos são retirados pelo bulbo, o que resulta em um processo de crescimento mais demorado. O tempo exato que demora para ele nascer e crescer completamente depende da genética de cada indivíduo, podendo variar de 2 a 3 meses. No caso da sobrancelha, é indicado uma visita por mês ao profissional.

Em caso de necessidade, a pessoa pode tirar os pelos que nascem fora do desenho com uma pinça de maneira muito mais fácil, porque com o passar do tempo o design de sobrancelhas vai deixando o formato definido e marcado, mesmo quando está na hora de fazer uma manutenção.

Cuidados essenciais com a sobrancelha

Quem já faz o design dos pelos da área com um bom visagista precisa tomar alguns cuidados básicos para evitar que o desenho se perca, pois todo o trabalho pode ser arruinado. Primeiramente, é preciso seguir um calendário de manutenções, para manter a sobrancelha mais bonita e sempre bem-arrumada.

Quando terminar sua sessão, pergunte ao profissional em quanto tempo deve voltar. É sempre mais fácil e menos doloroso manter a depilação em dia do que só fazer quando os pelos estiverem muito crescidos. Com o passar do tempo, a frequência de manutenções pode até diminuir, pois os pelos tendem a crescer mais devagar.

Caso você esteja se arrumando para uma situação importante e não tiver a oportunidade de passar no seu designer para corrigir as sobrancelhas, somente retire os pelos grossos que estiverem fora do limite do desenho. Tentar fazer alterações no design sozinho nunca é uma boa ideia, pois os seus pelos podem ficar assimétricos e desproporcionais ao formato do seu rosto.

Se surgir um pelo branco no meio da sobrancelha, não o arranque, pois ela ficará repleta de falhas. Também não é indicado fazer a coloração dos fios sem o apoio de um profissional, pois pode haver diferença na tonalidade da sobrancelha e do cabelo, o que afeta o visagismo. Corrija com maquiagem e pergunte para seu designer qual a melhor solução para seus fios.

Quem sofre com os pelos rebeldes na sobrancelha também conta com técnicas de design a seu favor. Os profissionais podem aparar fios longos e até mesmo alisar fios mais enrolados. Em todo caso, para assentá-los no dia a dia, nada de recorrer a técnicas arriscadas: utilize um rímel transparente ou gel fixador.

Mulheres que desejarem usar a maquiagem para ressaltar ainda mais o design da sobrancelha podem optar por um produto com creme definidor marrom. Porém, o designer também pode indicar a melhor forma de aplicar e os produtos que devem ser usados em cada caso. Uma sombra iluminadora passada na parte de baixo da sobrancelha também ajuda a valorizar o desenho e levantar o olhar.

Entenda a importância de um bom profissional de designer para esse procedimento

Muitas pessoas fazem a sobrancelha em casa, se arriscando com a pinça em frente ao espelho. Por isso, nunca conseguem um resultado inteiramente satisfatório, pois somente um bom profissional é capaz de dizer qual o formato correto para o rosto.

Além disso, os principais erros graves ao fazer uma sobrancelha acontecem em casa, quando a pessoa não consegue enxergar com precisão qual pelo está puxando com a pinça ou não sabe quantos pelos devem ser retirados para manter o rosto harmônico. Por isso, acabam surgindo grandes falhas e sobrancelhas finas demais.

Um designer de sobrancelhas, além de evitar esse tipo de problema, colabora para valorizar o rosto, a expressão e a autoestima de um cliente.

Como escolher um bom designer de sobrancelhas

Porém, de nada adianta investir em um profissional sem experiência, que não domina as técnicas e que pode estragar a harmonia do seu rosto. Por isso, siga algumas dicas para saber se o designer de sobrancelhas é um profissional habilitado para aplicar as regras do visagismo e valorizar os traços do seu rosto:

  • Sempre que possível, busque por profissionais em clínicas especializadas em depilação, pois eles contam com uma melhor infraestrutura para atender os clientes;
  • Procure indicações com amigos que fazem a sobrancelha em profissionais;
  • Peça para ver os certificados de treinamento que o designer já fez e verifique se as escolas são de confiança;
  • Observe se os instrumentos são limpos e se o local em que o profissional atende é higienizado.

Tudo isso ajuda a conferir se um designer está capacitado para proporcionar o melhor serviço para você. Assim, você investe seu dinheiro e coloca sua aparência nas mãos de uma pessoa mais confiável.

Conclusão

Você teria coragem de fazer uma alteração estética em casa sem a orientação de um médico? Com certeza não. Então por que você se arrisca com a sua sobrancelha, sendo que ela também pode influenciar diretamente na sua aparência? Isso não faz sentido, não é mesmo?

O design de sobrancelhas é uma técnica que pode melhorar a aparência e, quando feita por um bom visagista, produz resultados impressionantes. É mais do que simplesmente retirar pelos indesejáveis. É moldar o seu rosto para que ele reflita quem você realmente deseja ser. Os olhos são o espelho da alma. Por isso, não deixe que os seus, mal emoldurados, façam você parecer uma alma que não te pertence.

Seja para fazer a limpeza das sobrancelhas ou um design de sobrancelhas mais completo, é sempre indicado procurar um profissional de designer, pois ele poderá te oferecer o que há de melhor em técnicas para solucionar seus problemas com os pelos faciais e valorizar seu rosto.

Um designer de sobrancelhas é a pessoa indicada para proporcionar leveza, expressividade e uma aparência muito mais moderna para o seu visual. Para saber mais sobre sobrancelhas e depilação em geral, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!