04

dez

2020

Renovação celular: descubra os benefícios da esfoliação

Você sabe porque é importante esfoliar o corpo e rosto como isso pode ajudar na renovação celular? A esfoliação é uma grande aliada da renovação da pele. Isso porque com o passar dos anos muita coisa vai mudando em nosso corpo, e a renovação celular é uma delas.

À medida que vamos envelhecendo, ela vai ficando cada vez mais lenta. E os resultados são visíveis a olho nu: a textura da nossa pele vai ficando mais irregular, com menos viço e opaca. Mas será que podemos fazer algo para acelerar esse processo de renovação e manter a cútis saudável por mais tempo? Hoje nós vamos te ensinar!

Como é a estrutura da pele?

A pele é composta por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes.

A epiderme é a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver a olho nu. Por isso, a sua principal função é formar uma barreira de proteção para o corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água do organismo.

A camada intermediária da pele é a derme. É ali onde estão as fibras, colágeno e elastina, que são responsáveis pela tonicidade e elasticidade. É também na derme que estão localizados os folículos pilosos, os nervos sensitivos, as glândulas sebáceas (produtoras de sebo) e as glândulas sudoríparas (responsáveis pelo suor).

Já a hipoderme, a mais profunda camada da pele, é formada basicamente por células de gordura. Por isso ela apoia e une a epiderme e a derme ao resto do corpo. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura do corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.

Mas o que é e como funciona a renovação celular?

As células nascem na camada mais profunda da epiderme e vão sendo transportadas para a camada mais superficial. Lá, elas chegam sem vida, por isso são conhecidas como células mortas. Esse processo dura 28 dias, mas a partir dos 26 anos pode chegar a 40 dias. 

Com o surgimento de novas células, as anteriores vão sendo descartadas. Mas com o passar do tempo esse ritmo diminui. Isso sem falar de fatores externos que alteram esse ritmo, como poluição, estresse, tabagismo, consumo de álcool e exposição solar. 

Por que a renovação celular é tão importante?

Quando o ritmo de renovação celular é alterado, os efeitos são nítidos como a mudança no viço e brilho da pele, na textura e também no tônus. É aí que a gente começa a entender o porquê da esfoliação ser uma grande aliada nesse processo. 

Isso sem falar que quanto mais células mortas na sua pele, maior a chance de excesso de oleosidade, cravos ou espinhas. É por isso que a esfoliação também é uma aliada contra a acne.

Como estimular a renovação celular da sua pele

Como já falamos acima, a esfoliação é fundamental para estimular essa renovação da pele. Ela desobstrui os poros e elimina as células mortas.  Isso garante uma pele com a renovação em dia, cheia de viço e sem poros entupidos.

A esfoliação mais comumente usada é a física, feita de forma mecânica e através do atrito. E são as pequenas partículas presentes no creme esfoliante as responsáveis por esse processo. Mas ela deve ser feita de forma suave para não agredir e sensibilizar a pele. 

Já a esfoliação química é feita com ácidos, como o glicólico, lático e salicílico, que agem sem descamar a pele a olhos nus. Esse ácidos limpam a camada de células mortas e estimulam a renovação da pele. Mas muito cuidado ao usar esses ácidos, procure sempre a orientação de um dermatologista.

Com os produtos certos para seu tipo de pele, é muito simples realizar uma esfoliação e aproveitar seus benefícios. Confira algumas dicas de como esfoliar sua pele da melhor forma e saiba mais sobre esse processo renovador

Conheça os aliados da esfoliação da Depyl Action

A Depyl Action possui um esfoliante corporal que ajuda você a limpar, clarear e amaciar a pele também na sua casa. Para dar aquele efeito de suavidade, deixando a sua pele macia e sedosa no seu dia a dia, os ingredientes foram escolhidos com todo o cuidado: essência de canela, caroço de damasco moído, extrato de camomila, extrato de pepino e óleo essencial de canela. 

Quanto ao uso, a recomendação é iniciar a esfoliação entre 7 e 10 dias após a depilação. As peles hidratadas podem realizá-la duas vezes por semana, já as peles ressecadas estão limitadas a uma vez por semana.

Que tal aproveitar e iniciar um tratamento de beleza com o esfoliante corporal da Depyl Action? Veja aqui esse e outros produtos da linha corporal e facial e deixe sua beleza em dia.

Você também pode gostar de:
Mais que depilação, temos diversas soluções para o cuidado do pelo. Serviços diferenciados, em um mesmo lugar, para atender todas as necessidades dos nossos clientes.
"Nossa missão é transformar vidas promovendo o bem-estar e autoestima das pessoas, respeitando a individualidade e a liberdade de ser o que quiser.

Somos referência nacional em depilação e pioneiros no segmento. Com mais de 20 anos de mercado, uma técnica exclusiva e atendimento diferenciado, carregamos a mesma essência em todas as mais de 100 lojas no Brasil e Venezuela. Nossa única preocupação na Depyl Action é proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência em cuidados com o pelo.

Este é o nosso compromisso com você."


Danyelle Van Straten,
Diretora da Depyl Action