03

set

2019
Fator de protetor solar

Por que as pessoas estão comprando protetor solar com maior fator?

Atualizado em 09/09/2019 às 15:28

O uso do protetor solar vem ganhando cada vez mais adeptos. E o melhor: se tornando parte da rotina diária dos cuidados com a pele de muitas pessoas.

No entanto, um ponto que ainda gera muita controvérsia é: usar um fator de proteção alto realmente faz diferença? Se você também tem dúvidas em relação a esse dilema, continue a leitura deste post. Nós iremos esclarecer essa e outras questões. Acompanhe agora!

Qual a importância do uso do protetor solar?

Hoje, as pessoas estão mais conscientes dos problemas que a exposição ao sol, sem os devidos cuidados, pode causar. O principal e mais preocupante é o câncer de pele, que acaba sendo o tipo mais frequente da doença no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse câncer corresponde a 33% dos diagnósticos de câncer no país. São em torno de 180 mil novos casos por ano.

Assim, a melhor e mais eficaz maneira de se prevenir dessa doença é evitar a exposição prolongada ao sol. E, ao se expor, sempre proteger-se com chapéu, óculos, roupas com proteção UV e, claro, protetor solar.

Além disso, ficar exposto aos raios solares pode causar danos estéticos à pele, como manchas e acentuação das marcas de expressão. 

Mas aqui vale frisar que o uso do protetor solar não está condicionado, apenas, ao verão ou período de férias na praia. A utilização desse produto é indicada diariamente, mesmo para quem não passa o dia em ambientes externos.

As luzes às quais estamos expostos em escritórios, vindas de luminárias e computadores, por exemplo, com o passar do tempo, também podem causar danos à pele. Por isso, o protetor solar deve fazer parte da rotina diária de cuidados. Mesmo que você não fique diretamente sob os raios solares.

Vale a pena usar protetor solar com fatores altos?

Quanto a importância do protetor solar, já não restam mais dúvidas. Porém, muitas pessoas ainda questionam qual o fator de proteção ideal. E, ainda, se usar os mais altos realmente aumenta a eficácia. Mas antes de responder isso, é importante entender o que significa a sigla FPS e os números que a acompanham. 

FPS, ou fator de proteção solar, é o índice indicativo de quanto tempo é possível ficar exposto ao sol sem causar vermelhidão na pele. Logo, os números a seguir indicam quanto tempo demora para que isso aconteça. Ou seja, um fator 30, por exemplo, indica que após aplicar o produto é possível ficar 30 vezes mais tempo no sol sem os impactos negativos dessa exposição.

Principais vantagens de usar fatores de proteção maiores

Também pensando dessa forma, tornou-se comum as pessoas optarem por fatores de proteção cada vez mais altos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso de protetor solar fator 30 já é o suficiente para proteger a pele. Lembrando: a forma de utilização e a frequência também estão totalmente ligadas à eficácia dessa proteção.

Do outro lado, uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York, constatou que os protetores solares FPS 100 eram mais eficazes que os de 50. Reacendendo, assim, novamente a questão de que quanto maior o índice, melhor a proteção.

No Brasil, essa indicação de fatores mais altos é reforçada pelos profissionais da área. Afinal, por mais que se tenha consciência da importância do protetor solar, sua aplicação ainda é realizada de maneira incorreta. De modo geral, ela é feita em quantidades menores que as indicadas, o que acaba não cobrindo adequadamente toda a pele.

Por conta disso, a indicação do uso de protetor solar com fatores altos se tornou bastante comum, já que ele protegerá melhor a pele mesmo se aplicado em porções menores.

Outra vantagem de usar protetores com elevados índices de proteção está na questão do tempo. Quanto maior for o FPS, mais horas de exposição são possíveis, sem causar danos à pele.

Qual fator de proteção é mais indicado para cada tipo de pele?

Somado a tudo isso, vale lembrar que cada tipo de pele reage de uma maneira ao sol. Sendo assim há um FPS indicado para cada uma delas. Veja as indicações a seguir e descubra qual fator de proteção é o mais indicado para você.

Extremamente claras

Por ser uma pele bastante sensível e que fica vermelha com facilidade, a indicação é de um protetor solar com FPS acima de 60, além de consultas periódicas ao dermatologista para acompanhamento.

Morenas claras e orientais 

Pessoas com esse tipo de pele que pretendem passar vários dias expostas ao sol, podem usar o FPS de forma decrescente, começando nos primeiros dias com o fator 60, indo para o 40 até chegar no 30. Isso garante que a pele fique protegida, sem manchas, ao mesmo tempo em que se consegue um bonito bronzeado.

Morenas escuras e mulatas

Mesmo sendo uma pele que tem uma proteção quase que total naturalmente, o uso de protetores mais leves, como o 15 ou 30, é indicado. Utilizar hidratante também é importante para evitar o ressecamento, ainda mais se tiver muito contato com o sal da água do mar, ou com o cloro da piscina.

Negras

Apesar de ser uma pele rica em colágeno, o FPS 30 é indicado para manter a proteção natural, bem como a hidratação após cada período de exposição ao sol.

Usar protetor solar diariamente é uma das maneiras mais eficazes de manter sua pele bonita e saudável. Somado a ele, você pode utilizar diversos outros produtos para melhorar seu aspecto, aumentando ainda mais sua autoestima.

Para saber como fazer isso, baixe nosso e-book sobre rotina de cuidados com a pele e aprenda com nossas dicas sobre como se cuidar.

Você também pode gostar de:
Mais que depilação, temos diversas soluções para o cuidado do pelo. Serviços diferenciados, em um mesmo lugar, para atender todas as necessidades dos nossos clientes.
"Nossa missão é transformar vidas promovendo o bem-estar e autoestima das pessoas, respeitando a individualidade e a liberdade de ser o que quiser.

Somos referência nacional em depilação e pioneiros no segmento. Com mais de 20 anos de mercado, uma técnica exclusiva e atendimento diferenciado, carregamos a mesma essência em todas as mais de 100 lojas no Brasil e Venezuela. Nossa única preocupação na Depyl Action é proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência em cuidados com o pelo.

Este é o nosso compromisso com você."


Danyelle Van Straten,
Diretora da Depyl Action