Pele perfeita: 8 cuidados essenciais para ter após a depilação

Quem busca uma pele lisinha, macia e livre de pelos tem hoje à disposição uma grande variedade de técnicas diferentes para depilar diferentes regiões do corpo. O desejo por uma pele livre de pelos pode ser realizado com os métodos mais simples e baratos, como a depilação com cera morna e com lâminas, ou com tecnologias mais avançadas como a depilação com luz intensa pulsada (fotodepilação) e a depilação com laser. Entretanto, independente da sua técnica preferida, os cuidados com a depilação são tão importantes quanto o procedimento.

Para garantir o melhor resultado deste procedimento, confira a seguir 8 cuidados com a depilação que você deve ter, para garantir uma pele perfeita!

Evite roupas apertadas

No dia em que você for depilar e nos dias após o procedimento, dê preferência a roupas mais leves e soltas no corpo. O uso de roupas apertadas após a depilação pode provocar irritação na pele, deixando a região depilada mais suscetível a irritações, foliculite e vermelhidão. As regiões mais sensíveis do corpo, como a virilha e a axila, são as que mais sofrem com isso.

As peças justas devem ser evitadas por dois motivos: primeiro, o atrito entre a roupa e a pele sensibilizada acaba deixando a região ainda mais irritada; segundo, peças de roupa mais justas acabam impedindo que a pele respire, facilitando o aparecimento de fungos e bactérias na região depilada. Para evitar esses problemas, basta priorizar roupas mais confortáveis depois da depilação!

Tome um banho relaxante

Essa dica é importante tanto antes como depois da depilação. Um bom banho ajuda a retirar qualquer resíduo que tenha ficado da depilação e contribui para hidratar a pele novamente. Para evitar irritações e ardências, evite tomar o banho muito quente. A água morna e a água fria são as mais indicadas para ajudar a acalmar a pele depois da depilação.

Use um produto pós-depilatório

Depois de depilar, evite o uso de cremes, óleos e hidratantes, pois os poros ficam abertos após a depilação e esses produtos podem obstruí-los, o que facilita o surgimento de pelos encravados e também pode provocar irritação. O único creme permitido neste momento é o pós-depilatório, específico para esta situação.

A depilação é um procedimento que pode deixar a pele bastante sensível e, por isso, o uso de cremes e géis pós-depilatórios são recomendados após as sessões. Dê preferência aos produtos que possuem elementos ativos como aloe vera e calêndula, pois eles ajudam a hidratar, refrescar e acalmar a pele. No caso da depilação com cera morna ou fria, a vermelhidão logo após o procedimento é natural e costuma desaparecer em até 24 horas. Se ela persistir mesmo depois de usar os produtos para acalmar a pele, o ideal é procurar um dermatologista.

Hidrate-se

A melhor forma de manter a pele bem hidratada é beber bastante água. Manter o corpo bem hidratado é a chave para ficar com a pele macia e lisinha. Também é essencial evitar o uso de produtos com álcool, que agridem a pele, já que a região estará um pouco fragilizada depois do procedimento. Até mesmo os desodorantes devem ser evitados por, no mínimo, 12 horas após a depilação.

Proteja-se do sol

A exposição ao sol depois da depilação pode provocar as indesejadas manchas na pele e isso pode acontecer mesmo quando usamos filtro solar. Por precaução, a dica é aguardar, no mínimo, 24 horas para se expor ao sol depois da depilação. No caso da depilação com cera morna, é indicado esperar até 48 horas, para que assim, você garanta que a pele esteja menos sensível. Em ambos os casos, o uso de um bom protetor solar (com FPS30, no mínimo) é essencial para proteger a sua pele.

Combata a irritação

A pele acumúla sujeira e células mortas, que, aliadas ao excesso de produção sebácea podem ser responsáveis pela foliculite. Para evitar este inconveniente, a dica é manter a pele bem limpa e fazer a esfoliação periódica para eliminar as células mortas.

Se mesmo com esses cuidados a foliculite insistir em aparecer, é importante não coçar e nem cutucar com a unha ou com a pinça para não piorar a situação. Além de lavar o local com água morna e sabonete neutro, é recomendado buscar indicação de uma pomada antibiótica com um médico dermatologista.​

Esfolie a pele

A esfoliação é o grande segredo para evitar o aparecimento de pelos encravados entre uma sessão e outra de depilação. Porém, é preciso aguardar entre uma e duas semanas depois de depilar para garantir um bom resultado. Assim, você dá tempo para que a sua pele se recupere. Outra dica é dar preferência a esfoliantes suaves, que ajudam a remover as células mortas sem agredir a pele.

Evite praias, piscinas e saunas

A depilação abre os poros e deixa a pele mais sensível. Por esse motivo, a exposição a altas temperaturas, como acontece na sauna, é contraindicada, pois pode provocar manchas na pele. Isso vale tanto para a sauna úmida como para a seca.

Já no caso da piscina, é recomendado evitar o uso no mesmo dia para que a pele não entre em contato com a química presente na água, que pode causar irritação e alergia. Na praia, o sal presente na água pode provocar ardência e escurecimento da pele.

Com essas dicas simples e fáceis de incluir na rotina, você vai aproveitar os benefícios da pele lisinha e macia após a depilação por mais tempo e evitar as tão indesejadas irritações e pelos encravados depois do procedimento. Bastam alguns cuidados com a depilação para ter resultados mais duradouros e uma pele livre de irritações.

Lembre-se de que todos os métodos de depilação requerem cuidados antes e depois do procedimento. Se a sua técnica preferida estiver deixando a pele muito irritada pode ser a hora de buscar uma alternativa. Se você tem outras dicas ou curtiu esses cuidados com a depilação, compartilhe as suas experiências com a gente através dos comentários!