Outubro Rosa: faz bem pra você

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa já faz parte do calendário dos brasileiros. A ação que começou no final do século passado passou a ganhar destaque no nosso país no início dos anos 2000 e atualmente já envolve empresas, entidades e grande parcela da população.

Certamente você já conhece esse movimento, mas sabe como ele começou? A gente te conta!

Mulher com laço rosa na mão

Como tudo começou

Tudo começou em 1990, quando o laço na cor rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da Primeira Corrida pela Cura, que aconteceu na cidade de Nova York, no mês de outubro daquele ano.

Desde então, a maratona é realizada todos os anos, sempre no mesmo mês,e em pouco tempo, a ação se espalhou por outros países. Atualmente, a corrida já ocorre nos quatros cantos do mundo, inclusive no Brasil.

Mas só sete anos depois, em 1997, foi que o movimento ganhou o formato e a proporção conhecidos até hoje. Entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram a comemorar e fomentar efetivamente ações destinadas à conscientização da prevenção do câncer de mama, atos que foram denominados  “Outubro Rosa”.

Logo em seguida, governos de diversos países passaram a dedicar o mês de outubro ao combate, conscientização e prevenção dessa disfunção que atinge milhares de mulheres.

Para sensibilizar e divulgar o movimento, as cidades eram decoradas com o simbólico do laço rosa, depois os prédios e pontos turísticos foram iluminados dessa mesma cor, ação que ainda ocorre nos principais centros do mundo.

Planalto decorado de outubro rosa

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil o movimento foi ganhando seu espaço aos poucos. Em 2002 foi registrada em São Paulo a primeira iniciativa ligada ao Outubro Rosa. Nos anos seguintes as ações foram ganhando destaque gradualmente, até que, em 2009, teve seu ápice, e o país inteiro foi iluminado e conscientizado pela cor que simboliza a luta das mulheres e de toda população.

  • A primeira iniciativa vista no Brasil aconteceu em São Paulo, em 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista – Obelisco do Ibirapuera –  foi iluminado de rosa, no dia 02 de outubro. A ação foi promovida por um grupo de mulheres simpatizantes da causa internacional;
  • Seis anos depois, em 2008, o Brasil já contava com diversas entidades relacionadas ao combate e prevenção do câncer de mama. No mês de outubro desse ano, o principal símbolo do país foi iluminado de rosa: o Cristo Redentor aliou-se ao movimento e deu o passo fundamental para o Outubro Rosa fixar de vez no nosso calendário;
  • Também em 2008, a ONG Susan G. Komen, responsável pelo início do Outubro Rosa, visitou o Brasil e realizou o Course for the Cure, no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo;
  • Em 2009 o Brasil já estava todo mobilizado para as ações do Outubro Rosa, e as principais cidades se coloriram de rosa, além das realizações de milhares campanhas de conscientização com o objetivo de alertar a população sobre a importância da realização do autoexame.Imagem com texto: Se cuidar faz bem pro corpo e pra alma

Se cuidar faz bem pro corpo e pra alma

Agora você já conhece direitinho a importância e o significado real desse movimento, que auxilia na preservação da saúde de mulheres do mundo todo! Então não falta mais nada para que, além de se conscientizar, você conscientize todas ao seu redor.

Dessa maneira, podemos combater e vencer juntos o câncer de mama, que é o tipo de câncer mais fatal do mundo, com cerca de 522 mil mortes por ano. O Brasil registra, anualmente, aproximados 58 mil novos casos de tumores de mama.

Nesse mês de outubro, a Depyl Action completa 21 anos e integra sua comemoração à campanha do Outubro Rosa, afinal, isso faz bem pra você! Faça o autoexame, esse cuidado é a melhor forma de prevenção! E para saber mais detalhes sobre o Outubro Rosa, acesse www.outubrorosa.org.br! Para continuar cuidando bem de você, acesse www.depylaction.com.br. E não se esqueça, se cuidar faz bem pro corpo e pra alma! 😉