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jan

2019
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5 dicas incríveis para melhorar a gestão da franquia

Sabe aquela história de “quanto mais você se esforça, mais sorte você tem”? Para tirar seu sonho de se tornar empreendedor do papel, apenas vontade e sorte não bastam. É preciso sim, muito esforço.

Isso é o que aponta uma pesquisa feita em 2013 pela revista Exame sobre  “Empreendedores Brasileiros: Perfis e Percepções”. No estudo, três em cada quatro brasileiros dizem ter vontade de empreender, mas nem 10% das pessoas buscam capacitação antes de iniciar um negócio.
No entanto, capacitação deve ser encarada como um investimento. Um bom empreendedor investe em si mesmo como alavanca para o crescimento de seu negócio.

Porque, além de uma boa ideia, o empreendedor precisará entender de gestão de pessoas, fluxo de caixa, administração e mais uma série de detalhes importantes para viabilizar o crescimento da empresa. Manter-se atualizado é condição fundamental para quem deseja entrar e permanecer no mercado. É o seu caso, não é? Por isso, preparamos um guia com dicas incríveis para você melhorar a gestão da sua franquia. Confira!

1. Capacite-se em gestão de franquias

Top of mind quando o assunto é gestão empresarial, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece conteúdos ricos em temas como empreendedorismo, planejamento, mercado, vendas, inovação, finanças, pessoas e organização, assuntos que, claro, permeiam o dia a dia de qualquer empresário independentemente do tamanho do negócio.

Veja abaixo alguns textos e capacitações gratuitas do Sebrae que podem ajudar você na gestão da sua franquia:

Se preferir atendimento presencial, busque a unidade do Sebrae mais próxima de você.

2. Utilize aplicativos

Hoje em dia o que não faltam são aplicativos para facilitar a execução de tarefas do nosso dia a dia, não é mesmo? Portanto, na vida empreendedora não pode ser diferente. Por isso, reunimos dicas de alguns programas que cabem na palma da mão, por meio do celular, para ajudá-lo a gerir sua franquia, são aplicativos que facilitam desde a organização da agenda até a assinatura de documentos. Olha só:

  • Google Agenda (Android e Apple) ou Calendar (Apple): ambos servem para a organização das tarefas em um calendário. É possível configurar alarme para compromissos importantes, adicionar notas e sincronizar a agenda em todos os dispositivos de onde acessa sua conta.
  • Dropbox: ferramenta para armazenamento e compartilhamento de arquivos nas nuvens. Pode ser utilizada tanto do desktop quanto do celular.
  • Trello: gerenciador de projetos que permite a criação de equipes e compartilhamento de informações em um layout simples e de fácil entendimento. É possível controlar prazos, delegar tarefas, inserir comentários e adicionar diversos formatos de documento em um único painel. Ideal para trabalhar em equipe.
  • DocuSign: permite que o usuário assine ou rubrique documentos por meio do celular.
  • Mailchimp: ferramenta para o disparo de e-mail marketing e criação de landing pages para sua estratégia de comunicação. Oferece planos gratuitos e pagos.
  • Survey Monkey: plataforma de criação de questionários e pesquisas. Pode ser utilizado, por exemplo, para avaliar o grau de satisfação do cliente.

3. Fique antenado ao universo empreendedor

Segundo Steve Jobs, criador da Apple, criatividade é a nossa capacidade de combinar coisas. No mundo do empreendedorismo, é fundamental ser criativo não só para solucionar grandes problemas como também para resolver pequenas questões do dia a dia. E uma das diversas maneiras para ampliar a capacidade criativa é aumentar nosso repertório sobre o assunto em questão. Neste caso, gestão de franquias e empreendedorismo.

Para tanto, converse com pessoas que inspiram você; que tenham histórias parecidas, ainda que não atuem na mesma área; leia revistas especializadas em negócios; busque livros para aprofundar conhecimentos, etc. Abaixo, reunimos alguns títulos para começar essa jornada. Mas lembre-se também de adicionar um repertório que faça sentido para você, ok?

  • Ted Talks: uma série de palestras sobre “ideias que merecem ser compartilhadas”. Personalidades e profissionais falam sobre temas que vão desde inovação tecnológica a atitudes para deixar o mundo melhor.

> Acho interessante citar o Endeavor aqui tbm, principalmente devido à palestra da Dani.

  • Livro “Marketing 3.0” – Philip Kotler: o autor que é considerado o pai do Marketing atualiza nessa obra os conceitos da área, mostrando que, hoje em dia, o cliente não compra apenas produtos, mas sim ideais. Leitura fundamental para entender o mercado.
  • Mito do Empreendedor – Michael E. Gerber: será mesmo que é necessário conhecimento técnico para ser um bom empreendedor? Nesta obra, o autor explica a diferença entre empreendedor, administrador e técnico.
  • Harvard Business Review Brasil: assuntos de gestão empresarial sob olhar de profissionais ligados a uma das melhores universidades do mundo.

4. Conecte-se com histórias de sucesso

“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado.” O provérbio africano é uma alusão perfeita à jornada empreendedora. Embora o desejo de alcançar o sucesso com rapidez seja latente logo no início do caminho, é importante saber que o trajeto para gerir bem uma franquia é longo, requer preparação e companhia.

Um bom começo é nos encharcar com histórias reais de pessoas que superaram obstáculos e alcançaram o sucesso, especialmente aquelas que estão à nossa volta. Comece pensando na história da sua mãe, da sua vizinha ou da amiga que deu certo com o próprio negócio. Depois, encorajamos você a conhecer melhor a trajetória destas empresárias:

  • Glaci Van Straten: fundadora da Depyl Action, ingressou no empreendedorismo pelo desejo de transformar a depilação em um momento de autocuidado e bem-estar. Ela criou um produto inovador e uma técnica exclusiva no mercado de depilação junto da filha, Danyelle;
  • Nathália Arcuri: jornalista que largou uma carreira consolidada na tv aberta para atender ao chamado interno de levar para o público a educação financeira de uma forma acessível por meio do entretenimento. Foram muitos nãos até se consolidar como a mulher mais influente da internet brasileira.
  • Luiza Helena Trajano: segundo a Forbes, ela é uma das três mulheres mais poderosas do Brasil. Começou sua carreira profissional aos 12 anos de idade, no interior de São Paulo. Transformou um pequeno negócio familiar em uma gigante rede de varejo presente em 16 estados, a Magazine Luiza.

Claro, se pesquisar um pouco mais, encontrará histórias de mulheres incríveis que deram certo no empreendedorismo. Esse é um caminho certeiro para quem busca inspiração para o dia a dia.

5. Mantenha o padrão e as diretrizes da franquia

O sucesso da gestão da franquia está diretamente relacionado ao alinhamento dos franqueados com o posicionamento da marca e à continuidade do padrão de qualidade dos serviços oferecidos. É importante que todos os integrantes da rede, conheçam bem as diretrizes da franquia — missão, visão, valores — e sigam, a fim de disponibilizar para o cliente a qualidade já esperada pelo público.

Assim, é possível que o franqueado se beneficie de toda a expertise de mercado e suporte oferecido pela marca para tomar decisões mais assertivas e garantir o bom relacionamento com as pessoas.

Bom, empreendedor, essas são dicas simples que são possíveis de aplicar no dia a dia para melhorar a gestão das franquias, e inclusive, também servem para você que ainda não tirou o sonho do papel, ok?!

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"Desde o cuidado com a higiene e segurança, até o nosso método exclusivo (desenvolvido especialmente para ser mais suave e delicado), nossa única preocupação na Depyl Action é proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência de depilação do mercado.

Este é o nosso compromisso com você."


Danyelle Van Straten,
Diretora da Depyl Action