Franquia barata: 3 erros cometidos por empresas despreparadas

Ser o dono do próprio negócio é um desejo compartilhado por muita gente. Mas, por onde começar? A melhor saída seria investir em uma franquia barata? A maioria das pessoas não sabe, mas vincular a “segurança” de um negócio ao valor do investimento inicial pode ser uma grande cilada.

A realidade é que sem pesquisa, suporte especializado e um pouco de sorte, é impossível fazer milhões do dia para a noite. Por isso, fique atento: conheça 3 erros clássicos cometidos por redes de franquias despreparadas antes de seguir com o seu planejamento.

Inexperiência e desconhecimento sobre o mercado de franquias

De nada adianta ter um gasto inicial pequeno, investindo em uma franquia barata, se no decorrer da sua jornada empreendedora você se deparar com imprevistos financeiros. Atualmente, é preciso muito cuidado com o conto do vigário: muitas redes de franquias são formadas por empreendedores inexperientes no segmento, que não buscam se informar sobre questões burocráticas, ambientais e humanas, podendo colocar em jogo a sobrevivência do negócio.

São empresários que não analisam a entrada e saída de investimento em cenários instáveis, e/ou que não se atentam para a demanda da rede e que, muito provavelmente, podem colocar tudo a perder. Além disso, em razão do despreparo, muitos se arriscam e criam a rede no mesmo ano em que lançam o negócio (cerca de 60%, conforme aponta reportagem da revista @EXAME). Outros, fecham as portas ainda nos primeiros 2 anos.

Falta de diálogo: pode custar caro apostar em uma franquia barata!

A relação entre franqueado e franqueador deve ser marcada por muito diálogo. Em outras palavras, isso significa que desde o início do processo, o franqueador deve orientar e informar ao franqueado sobre todos os detalhes relacionados ao negócio: seja para investimento em uma franquia barata ou não.

Frequentemente, um grande número de investidores reclama o desaparecimento da rede de franquias logo após a abertura do negócio. Em síntese, é preciso estar alerta para que as técnicas, metodologias e procedimentos padrões adotados nas operações das unidades sejam claramente expostos ao interessado em fazer parte de uma determinada rede, tendo claro na cabeça o fato de que é imprescindível a construção de um laço de confiança entre as partes, para que o franqueado aprenda como administrar a franquia com quem conhece bem os produtos ou serviços.

Falta de transparência: franquia barata para quem?

À primeira vista, a notícia não é das melhores, mas é assustador o número de empresas não idôneas oferecendo oportunidades milagrosas para investidores no mercado atual. Frequentemente, são organizações que preparam iscas para candidatos a empreendedores que, sem avaliar a segurança do negócio, acabam por cair em armadilhas. Mas, o que fazer para não ser pego de surpresa?

Primeiramente, são empresas que não primam pela transparência. Ou seja, elas vendem o sonho da franquia barata, mas não expõe números, históricos, cases de sucesso e ações focadas em colaboração e inovação. Nesse sentido, tais atitudes estão, sem dúvida alguma, fadadas ao insucesso.

Por isso, estude, busque por uma rede que tenha tradição, que não poupe esforços para transmitir conhecimento e treinamento para você e a sua equipe. Seja como for, invista nos seus sonhos com a segurança que faz bem pra você.

Assine a nossa newsletter e conheça mais sobre a rede Depyl Action, a mais completa franquia de depilação do Brasil.