Entenda qual é a tecnologia usada no depilador luz pulsada

Por diferentes motivos, cada vez mais pessoas têm recorrido a técnicas para retirada dos pelos. Os métodos mais comuns são as lâminas, ceras depilatórias, cremes, entre outros. Apesar de eficazes por períodos curtos, eles não oferecem soluções por definitivo como o depilador luz pulsada!

Os pelos voltam a crescer e, em alguns casos, causam incômodos ou reações alérgicas na pele. Para evitar os inconvenientes desses métodos foram desenvolvidas técnicas menos invasivas e mais eficientes, como a fotodepilação, que se utiliza da luz para eliminar pelos de forma permanente.

Inicialmente eram técnicas que emitiam radiação luminosa, que ao incidir sobre a melanina da pele era capaz de enfraquecer e eliminar os pelos. O depilador luz pulsada é semelhante, porém, é mais tênue e menos invasivo que os métodos convencionais por não usar laser, mas sim a luz como energia para o tratamento. Em linhas gerais, ele se baseia na capacidade da melanina de absorver energia na forma de luz.

Conheça mais a fundo a técnica, seu funcionamento e recomendações para seguir antes e durante o tratamento.

Como funciona o depilador luz pulsada?

O depilador gera uma luz que estimula os folículos dos pelos a repousarem a partir de flashes de luz suaves e assim o calor chega até a raiz dos pelos causando sua queda. A técnica retarda o crescimento de novos pelos, uma vez que também atua nos folículos que os produzem. 

Atualmente, a fotodepilação com luz pulsada é a técnica mais eficiente para a eliminação dos pelos, podendo ser aplicada em diferentes partes do corpo, tanto para pessoas do sexo masculino quanto feminino, em qualquer idade. O depilador pode ser usado em quase todo o corpo e rosto com exceção da região dos olhos. Vale ressaltar que a área que receberá a luz pulsada precisa ser raspada com lâmina antes para uma melhor eficácia do tratamento.

O procedimento traz resultados satisfatórios independentemente da cor da pele. No entanto, as pessoas de pele clara podem apresentar resultados mais rápidos, tendo em vista que a luz é atraída pelo pigmento escuro, descarregando sua energia em áreas com maior pigmentação.

O resultado é definitivo?

A luz pulsada é capaz de assegurar a retirada de mais de 90% dos pelos tratados. Entretanto, pelo fato da nossa pele ser um órgão que apresenta regeneração constante, podem aparecer novos folículos pilosos que vão fazer os pelos crescerem. O termo depilação definitiva não é adequado atualmente, tendo em vista que todos os métodos e equipamentos disponíveis no mercado não garantem que novos pelos possam crescer após o tratamento.

Em relação ao tratamento a laser, a luz pulsada exige mais seções por ser menos invasiva. No entanto, depois de terminado, sessões anuais de manutenção serão suficientes para garantir um resultado bastante próximo ao da depilação definitiva.

O tratamento é seguro?

Sim, o tratamento é seguro e não há complicações decorrentes do uso do depilador luz pulsada, desde que sejam tomadas as medidas de segurança e que o procedimento seja realizado corretamente e com profissionais competentes. Há riscos para a pele como a possibilidade de vermelhidão ou manchas. Daí a importância de buscar uma empresa séria e que ofereça a oportunidade de tirar dúvidas.

É necessário passar por uma consulta antes de qualquer tratamento. Nela, o profissional deve entender o caso do paciente, definir a quantidade de seções, como será feito o acompanhamento, a técnica utilizada e a duração de cada tratamento.

A duração dependerá de variantes como espessura e fase de crescimento do pelo, cor da pele, bem como a área que será tratada. Na primeira consulta, o paciente terá uma estimativa do tempo de tratamento para seu caso em particular.

Quais as recomendações?

Basicamente, os cuidados ocorrem antes, durante e depois do tratamento. O paciente deve evitar quaisquer métodos de depilação que arrancam os folículos pelas raízes, pois eles não receberão os benefícios da depilação com luz pulsada. Também são necessários cuidados relacionados à exposição ao sol, principalmente após o tratamento.

A região que recebeu a luz pulsada não pode ser exposta ao sol por 7 dias antes do procedimento e 15 após, especialmente entre 10h e 16h, sendo indispensável o uso de filtro solar. Além disso, a técnica não é recomendada para gestantes.

Qual a diferença entre luz pulsada e laser?

Em linhas gerais, a luz pulsada pode ser considerada menos agressiva se comparada ao laser. Entretanto, o número de seções é geralmente maior por isso. Por sua vez, o laser,  pode deixar a pele mais sensível, sendo indicado um pós-tratamento, dependendo do caso, mas em compensação pode trazer resultados em menos tempo.

O depilador de luz pulsada permite que pacientes com qualquer tonalidade de pele possam recorrer à técnica para depilar o corpo sem qualquer riscos a sua saúde. Isso, porque o aparelho possibilita o controle da intensidade da luz que será aplicada, diferente do laser.

Este último, por sua vez, exige restrições dos pacientes. Por exemplo, pessoas com a pele bronzeada e aquelas que têm pele mais escura podem não apresentar o mesmo resultado, uma vez que a luz atua diretamente na melanina presente no pelo.

Outra vantagem da luz pulsada em relação ao laser é que ela não causa irritação na pele, sua aplicação é mais simples, o que proporciona rapidez, apesar de exigir um número maior de sessões.

Em contrapartida, o laser possui um alcance mais profundo e por apresentar temperaturas maiores e ponteiras menores, o procedimento em si só pode trazer incômodos, quando comparados a luz pulsada. O preço da luz pulsada é relativamente maior, entretanto o custo-benefício vale a pena.

Quais são os principais benefícios?

O depilador luz pulsada também ajuda a tratar a foliculite e os pelos encravados, sendo especialmente indicado para pessoas que passam por alguma inflamação dos folículos pilosos. Como visto, esta é uma técnica que não causa efeitos colaterais e há poucas restrições, permitindo que qualquer pessoa possa se beneficiar dela. 

Gostou do artigo sobre o depilador luz pulsada? Se você quiser saber mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco!