Depilação para gestantes: saiba o que evitar!

Durante a gravidez, as mulheres devem tomar um cuidado extra com todos os aspectos de suas vidas, desde a alimentação e o descanso até cuidados estéticos, como a depilação. Por isso, a depilação para gestantes causa muitas dúvidas: qual o melhor método, quais as limitações, quais as contraindicações?

Confira nossas dicas para manter a depilação em dia com segurança durante a gestação:

Evite lâminas e cremes depilatórios

Não há estudos científicos sobre o uso de cremes depilatórios para depilação de gestantes. Por isso, o melhor é não usar essa alternativa. Componentes do creme podem afetar o desenvolvimento do feto, colocando-o em risco.

Já no caso da lâmina de barbear, o grande problema é que, com o risco de lesões, existe também o risco de infecções, inflamações e do aparecimento de manchas na pele, o que é muito comum durante a gestação. A chance de se cortar com a lâmina é maior durante a gestação, já que fica mais difícil ver seu corpo conforme a barriga cresce.

Laser e luz pulsada não são indicados

Métodos de depilação com duração prolongada não são indicados durante a gestação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a FDA (Food and Drug Administration, agência que regula a alimentação, uso de remédios e procedimentos estéticos nos Estados Unidos) não liberaram o uso de depilação a laser e nem com luz pulsada para grávidas.

Use cera morna

Pelos encravados, foliculite, inflamação no folículo piloso: esses transtornos podem causar desconforto no dia do parto. Para evitá-los, a melhor indicação em termos de depilação para gestantes é estabelecer uma rotina de depilação com cera morna a partir do quarto mês de gestação.

Segundo o obstetra Pedro Awada, do Hospital e Maternidade Brasil, nos três primeiros meses, a depilação com cera deve ser evitada, pois esse é o período de maior risco durante a gestação. Portanto, o ideal é evitar realizar atividades estéticas nesse período.

A depilação com cera morna pode ser feita do quarto até o nono mês de gestação. É uma técnica de depilação na qual a temperatura da cera fica entre 40 e 50 graus, temperatura que é suportável para a pele. A vantagem em relação ao método quente é que ela não é desagradável para a mulher durante a depilação. Isso é importante principalmente durante a gestação, quando a sensibilidade da pele aumenta.

Pesquise a cera

Dependendo dos ingredientes da cera morna, ela pode apresentar ótimos resultados como método de depilação. Um diferencial é ter ingredientes naturais com propriedades anestésicas, cicatrizantes e hidratantes, como o própolis e o mel. O própolis silvestre é um cicatrizante que também tem um leve efeito anestésico. Já o mel deixa a pele macia. Também é importante verificar se a fórmula da cera utilizada na depilação tem registro no Ministério da Saúde.

A aplicação é igualmente importante: a profissional que faz a depilação deve observar a temperatura da cera, proporcionando uma sensação confortável, e utilizar materiais descartáveis.

Hidrate e esfolie

Para complementar a depilação com a cera morna, o ideal é usar hidratante e fazer esfoliação para evitar pelos encravados. Para que a hidratação seja intensa, uma opção é procurar por produtos com manteiga de Karité e óleo de gérmen de trigo na sua composição. A aplicação pode ser feita diariamente.

O uso do esfoliante é essencial para evitar os encravados. Ele remove as células mortas da pele e deixa os poros livres. Em peles normais, a esfoliação pode ser feita duas vezes por semana, já em peles ressacadas, o ideal é fazer a esfoliação uma vez por semana.

Fotodepilação antes da gravidez

Uma opção para as mulheres que estão planejando uma gestação nos próximos anos é fazer a fotodepilação com luz pulsada. Como este método de depilação tem um efeito duradouro, é possível realizá-lo antes de engravidar. O efeito duradouro significa que a diminuição na quantidade de pelos, observada durante o tratamento, dura por meses, — dependendo do organismo da pessoa, dura até por um ano.

Durante o tratamento com luz pulsada, a esteticista aplica um gel na área a ser tratada, que deve ser depilada com uma lâmina. A esteticista então aplica uma série de pulsos de luz difusa na região. A luz é atraída pela melanina dos pelos, dentro da pele. Isso faz com que o bulbo do fio enfraqueça e, em geral, em uma ou duas semanas, o pelo cai. Com as aplicações sucessivas, os pelos demoram mais para crescer, crescem mais fracos e, com o tempo, não voltam a crescer.

Conforme o método faz efeito, as sessões ficam mais espaçadas. Um ano depois do fim do tratamento, é necessário fazer sessões de manutenção da fotodepilação. O resultado varia de pessoa para pessoa. São necessárias várias sessões para ter um efeito completo, mas isso também depende da parte do corpo que está sendo depilada e inclusive de alterações hormonais. Por isso, a depilação com luz pulsada não é indicada para grávidas e lactantes,.

Como o resultado da depilação é duradouro, você pode optar por essa técnica antes de engravidar, fazer depilação com cera morna durante a gravidez e depois realizar algumas sessões de manutenção com luz pulsada depois do período de amamentação, quando seu nível hormonal se regularizar novamente.

O processo tem um ótimo custo-benefício: dura muito tempo, tem menos complicações que outros métodos de depilação e é praticamente indolor. É um procedimento que pode ser realizado em várias áreas do corpo. A única ressalva é que, como a luz procura a melanina do pelo, para pessoas com pelos muito claros ou com a pele bem escura, a fotodepilação não é indicada. Quanto maior o contraste entre a cor dos pelos e a tonalidade da pele, melhor o resultado da fotodepilação.

A fotodepilação também tem ótimos resultados para evitar pelos encravados e a foliculite pilosa. Além desses benefícios, a fotodepilação proporciona um rejuvenescimento da pele por estimular a produção e proliferação de colágeno, melhorando as fibras elásticas e removendo pigmentos da pele.

Que método de depilação você usou ou pretende usar durante a gravidez? Compartilhe suas experiências com outras mulheres que também passarão por essa experiência! E, se você ainda tem alguma dúvida, escreva sua pergunta nos comentários do post!