Depilação com cera morna: desvende os grandes mitos!

Quando o assunto é depilação com cera morna, é muito comum encontrar a disseminação de determinados mitos, fazendo com que muitas pessoas que buscam por esse tipo de serviço acreditem em falsas crenças e acabem desistindo de realizar o procedimento.

Se esse é o seu caso, saiba que nem tudo o que é conversado nas rodinhas de amigas deve ser considerado, assim como os mitos que envolvem a depilação com cera morna — tema que trataremos neste artigo. 

A seguir, vamos desvendar aqui os grandes mitos sobre a depilação com cera morna. Confira!

Mito: Flacidez e rugas

Criou-se, no senso comum, a ideia errônea de que depilar a pele com cera, especialmente na região do rosto, causa flacidez e intensifica as rugas. Trata-se de uma inverdade, tendo em vista que a flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e o uso da cera não tem ação tão aprofundada na pele. O processo de envelhecimento e consequentemente, a flacidez, tem outras causas, como a exposição excessiva ao sol, consumo de álcool e cigarro, radicais livres e alimentação inadequada. No entanto, é preciso respeitar o espaço de tempo entre uma depilação com cera e outra, realizando o procedimento com um profissional gabaritado, que utilize técnicas corretas de depilação.

Mito: Dilatação de vasos sanguíneos

É importante saber que o procedimento de depilação com cera morna é extremamente superficial, o que significa a incapacidade de atingir os chamados “microvasos” profundos da pele. Partindo desse princípio, pode-se afirmar que a depilação também não causa varizes e afins. Todavia, contudo, se as orientações pós-procedimento não forem bem executadas, a pele pode ficar manchada com a depilação. Aconselha-se evitar qualquer exposição solar até dois dias depois da depilação. Em áreas do rosto, é fundamental abusar do protetor solar.

Mito: Acne

Muito se fala sobre a incidência de espinhas devido à depilação com cera. Na verdade, o que pode acontecer, eventualmente, é uma inflamação do folículo, também conhecida como foliculite. Isto acontece nos casos em que há entupimento dos poros em decorrência de sua maior exposição após a depilação. É preciso, portanto, seguir algumas orientações básicas para evitar esse pequeno problema: óleos e cremes hidratantes devem ficar de lado pelo período de aproximadamente 24 horas após a depilação, e a região depilada deve permanecer higienizada e limpa.

Mito: Menor durabilidade

Um dos principais benefícios do método de retirada de pelos com cera é exatamente a questão do tempo de manutenção ser maior em comparação aos métodos que não extraem a raiz do pelo. Pessoas com a vida muito agitada, com pouco tempo livre, e que buscam praticidade e conforto, optam pelo procedimento com cera pois a duração é de aproximadamente 2 semanas. A maior durabilidade se deve ao fato de que, enquanto em outros métodos de depilação os fios são cortados na haste, a cera extrai os pelos com toda a raiz.   

Mito: Quanto mais alta a temperatura, melhor

Muita gente acredita que o que garante um resultado mais eficaz na depilação com cera é o fato de sua temperatura ser elevada. No entanto, esse é mais um mito que você acaba de desvendar! Pelo contrário, a temperatura ideal para um melhor resultado e também para não acarretar riscos à saúde e à pele, como manchas e queimaduras, por exemplo, é fazer a depilação com cera morna

Mito: Necessidade de alternar tipos de depilação

Uma vez que a depilação com cera morna não causa irritação na pele, a ideia de que é preciso alternar entre a depilação com cera e outro método de depilação nada mais é do que um mito propagado pelo senso comum.

Mito: A pinça deve ser evitada

Ainda tem quem acredita que, após a depilação com cera morna, não se deve utilizar a pinça para a retirada de pelos que sobraram, pois isso faz com que eles fiquem mais fortes quando nascerem. Pelo contrário, os pelos que resistem à depilação com cera devem ser retirados com pinça para acabamento do trabalho realizado. Na depilação com cera morna, a pele fica relaxada e os poros dilatados, fazendo com que os pelos fiquem praticamente desprendidos de sua raiz, facilitando a extração.

Mito: O clima não influencia

Apesar de muitas mulheres adiarem a remoção dos pelos nos dias de baixa temperatura, estes são ideais para afastar os riscos de alergias e irritações na pele. Isso porque o suor, que costuma ser mais evidente durante as estações quentes do ano, tende a causar coceiras, vermelhidão, ardência e aspereza em contato com a área recém-depilada. O tempo mais frio também favorece a prevenção de manchas devido à pouca incidência do sol. 

Você conhece algum outro mito sobre a depilação com cera morna? Tem algum fato para compartilhar? Conte pra gente no espaço dos comentários!