Cuidados com a pele na terceira idade

A pele é o maior órgão do corpo e exige de todos nós uma série de cuidados. Não importa a cor que ela tenha, os cuidados com a pele na terceira idade precisam ser constantes. A pele tende a reter menos água, ficando mais ressecada, a produção de colágeno é menor, favorecendo o desenvolvimento das linhas de expressão, entre outras características muito peculiares.

A pele na terceira idade exige mais cuidados e eles precisam ser específicos. Dessa forma, na hora de comprar cosméticos como hidratantes, maquiagens e outros produtos, verifique se eles são, de fato, específicos para a sua idade e se atendem às suas necessidades.

Para entender um pouco melhor sobre esse assunto, é preciso conhecer mais sobre a pele nessa fase da vida. E é isso que veremos nesse momento! 

Por que a pele na terceira idade precisa de mais cuidados?

À medida que envelhecemos, a pele vai perdendo um pouco de oleosidade, elasticidade e fica menos hidratada. Tudo isso deixa a pele madura mais vulnerável a problemas como manchas solares e câncer de pele.

A pele madura fica mais ressecada e, por isso, é comum o idoso coçá-la com maior frequência, o que pode causar microlesões. Como a pele madura fica mais ressecada é comum o idoso coçá-la com mais frequência. A recuperação, ou seja, a cicatrização também demoram mais para acontecer.

Além disso, algumas patologias que costumam acometer os mais velhos podem dificultar a recuperação da pele.

Existem alguns mecanismos que são responsáveis por desencadear ou mesmo acelerar o envelhecimento cutâneo como a glicosilação (que reduz a quantidade de colágeno), estresse oxidativo (que tem a ver com o fotoenvelhecimento) e encurtamento e ruptura dos telômeros (o que aumenta o envelhecimento celular).

Por todos esses processos próprios do envelhecimento da pele madura, maiores devem ser os cuidados com a pele depois dos 60 anos.

Quais os cuidados com a pele madura?

Bom, diante do que foi explicado, fica fácil entender porque a pele de quem já tem mais de 60 precisa de cuidados ainda mais específicos. Vejamos abaixo quais os principais para colocar em prática o quanto antes.

Hidratantes

A pele madura não consegue absorver e manter uma boa quantidade de água por muito tempo. Portanto, invista em hidratantes próprios para o seu tipo de pele. Nesse caso, o melhor momento para usar o hidratante é logo após o banho, já que os poros estão abertos por conta da temperatura da água.

Na hora de escolher o seu creme hidratante, além de optar por um que seja compatível com o seu tipo de pele, também é preciso levar em consideração outras características:

  • Propriedades emolientes: hidratantes desse tipo conseguem criar uma camada extra de gordura. Isso evita que uma boa quantidade de água evapore em forma de suor;
  • Propriedades umectantes: hidratam mais a pele;
  • Propriedades oclusivas: reduzem a taxa de perda de água pela pele.

Beba água

A hidratação externa não é o bastante para manter a pele madura saudável. Portanto, além de beber aqueles 2 litros de água por dia, vale a pena adicionar um extra de 0,5 litro. Se beber 2 litros já é muito difícil, comece aos poucos, aumentando progressivamente a ingestão desse líquido tão importante.

Evite se expor ao sol

Quem tem mais de 60 anos precisa tomar maiores cuidados ao se expor ao sol. O primeiro passo é evitar os horários de maior incidência de raios solares. Se você gosta de ir à praia ou ao clube, evite os horários entre 10 da manhã e 4 da tarde.

Além disso, esteja sempre com proteção física como bonés, chapéus, sombreiros e, é claro, com um protetor solar fator 60 para proteger a sua pele ao máximo. Outra boa opção de protetor físico, é o também conhecido como bloqueador solar. Ele não é absorvido pela pele e age refletindo os raios UVA e UVB. Aproveitando esse assunto, existe uma diferença entre filtro solar químico e físico, você sabia?

O químico espalha fácil e é imperceptível na pele, sendo o mais conhecido e mais fácil de encontrar. Ele é composto de ingredientes químicos que penetram nas primeiras camadas da pele. Com isso, ele permite que os raios solares penetrem, porém esses ingredientes impedem que danos sejam causados. 

Já o filtro solar físico é mais difícil de espalhar e costuma deixar um aspecto esbranquiçado na pele. Ele é composto de ingredientes naturais que contam com proteção natural contra raios UVA e UVB. Ao contrário do filtro químico, os raios não penetram na pele, por isso ele pode de fato ser chamado de bloqueador solar. 

Ambos os tipos fazem parte de uma rotina de cuidados que também ajuda a evitar o câncer de pele, muito comum em pessoas de pele clara. De acordo com dados divulgados no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, são cerca de 33% dos casos apenas no Brasil e 180 mil novos casos todos os anos.

Proteja os lábios

Os lábios merecem a sua atenção, afinal de contas, eles também sofrem as consequências da idade. Isso é ainda mais real se você mora em locais muito frios durante o inverno.

Para evitar que se formem rachaduras nos lábios, use sempre um protetor labial. Ele deve conter filtro solar e também uma quantidade de hidratante.

Conclusão

De fato, a pele na terceira idade precisa de alguns cuidados a mais. Uma boa dica é buscar produtos com algumas substâncias ativas específicas tais como ácido retinoico (um derivado da vitamina A), ácido glicólico, vitamina C, vitamina E e outros ativos. Manter todos esses cuidados deixará sua pele mais saudável e mais jovem.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, baixe agora o nosso e-book de Cuidados com a Pele!