7 regras para fazer a limpeza de pele perfeita em casa

Quem não quer ter uma pele lisinha e hidratada, não é mesmo? Estamos sempre em busca das novidades do mercado da beleza para adotar os tratamentos mais modernos! E para cuidar da beleza, além de dormir bem, ter uma alimentação balanceada e ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, para ter uma pele bonita e saudável é preciso ter alguns cuidados específicos recomendados.

Um dos procedimentos mais indicados para tirar todas as impurezas, fazendo uma perfeita desintoxicação, é a limpeza de pele. Quando feita de maneira frequente e adequada, ela é capaz de mantê-la limpa, hidratada e ainda retardar o envelhecimento.

Quer aprender a fazer a limpeza de pele perfeita em casa? Então, continue a leitura deste post. Nele, daremos algumas dicas e listamos as 7 principais regras que você deve seguir para conseguir uma “pele de pêssego”!

Saiba qual é o seu tipo de pele

O primeiro passo é identificar qual é o seu tipo de pele — oleosa, seca, mista, sensível, etc. Dessa forma, você saberá quais são os princípios ativos mais indicados e o tratamento que realmente fará efeito. Por exemplo, de nada adiantará usar um produto para reduzir a oleosidade se a sua pele é seca. Isso só fará com que o ressecamento piore.

Use apenas produtos de qualidade

Para obter os resultados esperados é preciso investir em produtos que sejam de qualidade. Mas isso não quer dizer que não existam marcas que tenham um preço acessível e que proporcionem o efeito desejado.

Consulte um dermatologista e converse com ele sobre quais são os produtos mais indicados para realizar a limpeza da sua pele. Ele fará um diagnóstico da sua pele e te explicará quais são as principais carências dela — manchas, oleosidade, dermatites, etc. Certamente, ele saberá orientá-lo sobre a qualidade das marcas, qual é a finalidade de cada produto, a ordem e a forma que devem ser aplicados.

Tenha uma periodicidade para fazer a limpeza de pele

Limpeza de pele não é em hipótese alguma sinônimo de espremer cravos e espinhas. Longe disso, o ideal é que você adote práticas que evitem o surgimento dessas imperfeições, deixando para que um profissional as remova quando for necessário. A retirada mal feita de cravos ou espinhas pode deixar marcas e manchas na sua pele que são difíceis de serem removidas.

Enquanto que a limpeza de pele realizada em uma clínica de estética tem efeito antisséptico e anti-inflamatório, visando a redução dos danos e relaxamento da pele, a que é feita em casa deve ser mais suave, seguindo os passos de limpeza, esfoliação e tonificação dos tecidos.

Cuidados diários x limpeza profunda

Existe uma diferença muito grande entre os cuidados diários com a pele e a limpeza profunda feita de maneira ocasional.

Podemos considerar como cuidados diários todos os passos diurnos e noturnos, como limpeza de impurezas, remoção da maquiagem, aplicação de protetor solar, tonificação, hidratação, etc. Ou seja, são todas medidas preventivas que promovem a renovação celular de maneira efetiva diariamente.

Já a limpeza profunda é um procedimento mais invasivo e, por conta disso, não deve ser feita em excesso. De acordo com as condições da sua pele, o dermatologista apontará qual a frequência mais indicada. No entanto, o comum é que elas sejam feitas pelo menos uma vez por mês.

Passo a passo para fazer limpeza da pele em casa

Montamos um passo a passo que você pode seguir para fazer uma limpeza de pele em casa. Separe os seus produtos de beleza, confira as nossas dicas e coloque a mão na massa:

1 – Lave o rosto com um sabonete neutro

Lave o rosto com um sabonete neutro facial, fazendo movimentos circulares. Logo após, enxugue-o bem.

2 – Abra os poros

Essa etapa é muito importante para dilatar os poros e garantir que a retirada de impurezas aconteça com mais facilidade. Para tanto, ferva um pouco de água e a coloque em uma bacia. Deixe o rosto tampado com uma toalha, próximo ao vapor (cerca de 45 cm), de modo a absorvê-lo por no máximo três minutos.

3 – Esfolie a pele

Nesse passo, você não deve exagerar na pressão exercida sobre a pele. Faça suaves movimentos circulares com a ponta dos dedos. Para peles mistas a secas, essa massagem pode durar até cinco minutos. Em peles oleosas, para não estimular ainda mais a produção de sebo, a esfoliação deve ser feita durante no máximo um minuto.

4 – Passe uma máscara de tratamento

Se em sua rotina de cuidados não tem uma máscara de tratamento, não se preocupe. É possível produzi-la em casa, com uma prática receita caseira. Você vai precisar de:

  • Pomada hidratante (como Bepantol ou Hipoglós);
  • Cerca de 6 gotas de vitamina E;
  • 5 gotas vitaminas A.

Misture bem esses três itens e aplique-a em todo o rosto. Aguarde dez minutos antes de retirá-la.

Essa fórmula é indicada para todos os tipos de pele e deve ser feita a cada quinze dias, para fortalecer e melhorar a hidratação da pele.

5 – Feche os poros

Logo após a máscara de tratamento, enxague bem a pele com água fria. Isso fará com que os poros sejam fechados e com que a derma esteja pronta para as próximas etapas.

6 – Aplique uma loção tônica

O processo de limpeza pode ser um pouco agressivo para a sua pele. Portanto, nessa etapa, é preciso tonificá-la. Passe a loção tônica de sua preferência (e indicada para o seu tipo de pele) em todo o rosto com a ajuda de um algodão.

7 – Faça uma hidratação

A hidratação é o último passo da rotina de limpeza de pele feita em casa. Ela deve ser feita em todos os tipos de pele, até mesmo nas que são oleosas. A falta de hidratação pode provocar o efeito contrário e intensificar a produção de oleosidade — dê preferência por hidratantes em gel ou sem óleo (oil free).

Aprendeu a fazer a limpeza de pele perfeita? Conhece alguma dica que não citamos aqui? Compartilhe-a com a gente nos comentários!