7 curiosidades sobre os pelos masculinos

Em geral, o conhecimento sobre os pelos ainda é bem restrito. Afinal o assunto ainda é considerado tabu e até mesmo desagradável.

Desde que estamos no colégio, aprendemos que os meninos são mais peludos que as meninas e que isso acontece porque eles produzem mais certos hormônios, que fazem com que os pelos se desenvolvam mais.

Aprendemos, também, que os pelos cumprem a função de proteger a pele da luz solar direta, do atrito e, em alguns órgãos, da entrada de bactérias e micro-organismos nocivos. Mas, sobre os famigerados pelos, não se fala muito mais do que isso.  

Contudo, quem nunca se questionou por que o homem tem pelos em regiões em que as mulheres não os têm? Ou quanto tempo demora para o pelo crescer? Ou, ainda, como atua esse tal hormônio responsável pelo crescimento dos pelos nos homens?

Se você também é cheio de curiosidade sobre pelos masculinos, este post é para você! Separamos 7 curiosidades superinteressantes que ninguém nunca contou a você sobre os pelos nos rapazes. Acompanhe e descubra quais são elas!

1.  Quantos pelos existem no corpo masculino?

Quem nunca quis saber quantos pelinhos compõem o corpo? Alguém arrisca um número? 1 milhão? 2 milhões? 4 milhões? É mais do que isso! O corpo dos homens possui, em média, 5 milhões de pelos. Dá para acreditar?

A maior parte deles se concentra na cabeça e no rosto, onde podem nascer até 1 milhão de fios nos mais cabeludos. Cerca de 500 mil fios se encontram no couro cabeludo, e os demais ficam distribuídos entre os cílios, sobrancelhas, barba, orelhas e nariz.

2. Por que os pelos têm diferentes formatos e espessuras?

Os homens mais peludos, com certeza, já observaram que os pelos nascem mais lisos em algumas partes do corpo  – como axilas e pés, por exemplo – e em outras eles são mais enrolados.

Isso acontece porque os folículos pilosos têm formatos diferentes e é exatamente o formato deles que define como será a anatomia do pelo. Se o canal é cilíndrico, o pelo nasce liso, ao passo que, se o canal é achatado, o pelo sai enrolado.

3. Quanto tempo demora para os pelos crescerem?

Esse tempo depende da região do corpo em que o pelo se desenvolve.

Aqueles que crescem pelo corpo (pernas, braços, tórax, rosto, pés e genitais) demoram cerca de dois a seis meses para chegar ao seu comprimento máximo. Já os que ficam no couro cabeludo têm um ciclo de crescimento de dois a seis anos.

O tempo de vida do pelo está diretamente relacionado ao comprimento do fio. Por isso, os pelos das axilas ou pernas crescem menos que os fios de cabelo.

Porém, independentemente do local do corpo, os pelos passam por três etapas de crescimento:

  • Anágena: é a fase de crescimento do fio e dura cerca de dois a cinco anos. Durante esta fase, o pelo é formado nas camadas internas da pele e segue crescendo cerca de um centímetro por mês.

  • Catágena: aqui acontece a interrupção do crescimento dos fios e dura até um mês.

  • Telógena: é quando os pelos morrem e caem, naturalmente. Sua duração é de três a quatro meses.

4. Por que os pelos masculinos crescem em locais em que os pelos femininos não crescem?

Na verdade, todos nós, homens ou mulheres, temos pelos ao longo de todo o corpo. Porém, nos meninos, quando chega a puberdade e o nível dos chamados hormônios androgênios – e a famosa testosterona está inclusa aqui – começam a aumentar, os pelos se tornam mais grossos, escuros e, consequentemente, mais visíveis.

Nas meninas, o nível desses hormônios é bem mais baixo, por isso os pelos continuam mais finos e claros, quase imperceptíveis.

5. Como a testosterona age no corpo masculino aumentando os pelos?

Como já falamos anteriormente, a testosterona faz parte do grupo de hormônios chamados androgênios, que têm como função, na puberdade, desenvolver as características do corpo masculino, como desenvolvimento dos órgãos genitais, crescimento de massa muscular, agravamento da voz, aparecimento de pelos pelo corpo (incluindo a manutenção do crescimento capilar).

Esse hormônio é produzido, em sua grande parte, pelas glândulas de Leydig, que ficam dentro dos testículos. Outra parte bem menor vem das glândulas suprarrenais. Depois de produzido, ele é sintetizado pela degradação do colesterol e é distribuído pelo corpo masculino por meio dos vasos sanguíneos.

A circulação desse hormônio é responsável, ainda, por concentrar o crescimento dos pelos em regiões determinadas, como peito e/ou costas e, em outros casos, limitar seu aparecimento em outras regiões, como couro cabeludo.

6. Por que os homens ficam carecas?

Falando em limitação de cabelo, você já se perguntou por que os homens podem ficar carecas com mais facilidade? A resposta está, mais uma vez, na bendita testosterona!

O hormônio masculino atinge os folículos capilares, passando pelas papilas dérmicas do couro cabeludo. Lá, ele pode agir, ajudando o folículo a fazer os fios crescerem, mesmo que com cores, espessura e comprimento distintos.

Entretanto, a falta desse hormônio ou a falha na sua recepção ocasiona problemas de crescimento dos fios, levando, assim, à careca.

7. Excesso de pelo masculino, tem como tratar?

Na sociedade atual, os pelos masculinos são mais tolerados e não são tratados como tabu.

Porém, muitos homens se incomodam com o excesso de pelos no corpo e, muitas vezes, não sabem o que fazer para reduzi-los ou, até mesmo, eliminá-los.

Esse excesso de pelos pode acontecer devido a características genéticas. Entretanto, existem tratamentos estéticos que podem ajudá-lo a manter os pelos sob controle ou reduzir a quantidade deles. Conheça alguns deles:

Depilação com lâmina

Este é um método prático e indolor que muitos homens adotam para se livrar dos pelos indesejados. Neste caso, o pelo é cortado na altura da pele e a depilação dura cerca de três dias, sendo necessário repetir o procedimento.

É importante observar se o uso da lâmina não causará irritação em regiões mais sensíveis do corpo e o surgimento de pelos encravados.

Depilação com cera morna ou fria

A depilação tanto com a cera morna ou com a fria, embora seja mais dolorida, garante que o pelo seja arrancado desde a raiz, o que permite uma depilação mais duradoura – de três a quatro semanas.

A cera morna causa menos traumas à pele, uma vez que a temperatura mais elevada abre os poros, facilitando a retirada do pelo. Porém, é preciso ficar atento ao surgimento de pelos encravados.

Depilação a laser

Método cada vez mais procurado pelos homens que querem se ver livres do excesso de pelos. Embora seja um processo mais oneroso financeiramente, a depilação a laser usa a energia do laser e destrói os fios pela raiz, garantindo, dessa forma, um resultado mais duradouro.

O número de sessões necessárias pode variar de acordo com a cor do pelo e da pele, bem como a extensão da área a ser depilada. Já a manutenção deve ser feita entre 8 e 12 meses.

Para certificar-se de que o método escolhido é o ideal para o seu perfil, faça uma avaliação com um profissional. Somente ele poderá indicar o tratamento adequado para cada caso.

Tem outras curiosidades interessantes sobre pelos masculinos? Fale nos comentários e compartilhe com a gente!