4 dicas infalíveis para controle financeiro da sua franquia

A base do sucesso de qualquer empresa é a sua saúde financeira. Por isso é tão importante se planejar antes de abrir o próprio negócio, inclusive uma franquia. Se você tem R$ 300 mil reais disponíveis, não deve abrir uma franquia cujo investimento inicial é esse.

Afinal, você deve estar preparado para outros investimentos inevitáveis, como taxa de franquia, obras e capital de giro, por exemplo. Lembrando que, em geral, os dois primeiros anos são marcados por esforço demasiado para que, a partir de então, o lucro enfim, chegue.

Quando o negócio entra nos trilhos e começa a gerar renda, é necessário manter um controle financeiro ainda mais criterioso, até mesmo para que o retorno do seu investimento seja aplicado sempre da melhor maneira.

1) Faça um planejamento financeiro

Planejamento é, mesmo, a chave do sucesso, e a primeira coisa a se fazer antes de inaugurar a sua franquia é o planejamento financeiro. Tenha-o sempre em mente e registrado, pois você precisará atualizá-lo frequentemente.

  • Registre e acompanhe regularmente as operações financeiras;
  • Conte com a ajuda de um contador, mesmo que você já seja um empreendedor experiente;
  • Nunca misture as contas pessoais com as contas da empresa;
  • Controle os custos e corte os gastos supérfluos;
  • Pague as contas em dia.

2) Organize seu fluxo de caixa

Um fluxo de caixa organizado é indispensável para a saúde financeira da sua franquia, portanto:

  1. Determine um período para o seu fluxo de caixa. Se possível, controle semanalmente;
  2. Identifique facilmente receitas e despesas;
  3. Separe as receitas/despesas fixas e periódicas. Assim, fazer previsões de pagamentos ou recebimentos ficará mais fácil;
  4. Registre as contas a pagar e a receber;
  5. Organize comprovantes e documentações financeiras;
  6. Crie o máximo de categorias para classificar suas receitas e despesas;
  7. Crie centros de custos para agrupar seus investimentos e despesas. Assim, você saberá onde você está gastando e investindo mais o seu dinheiro.

3) Considere o uso de uma planilha de controle financeiro ou um software

As planilhas em Excel ainda são muito utilizadas pelos empresários, para planejamento financeiro. Crie uma planilha para esse intuito ou invista em um software de gestão empresarial, logo no início do funcionamento da sua franquia.

Existem softwares que otimizam os processos, permitindo ganho de tempo e redução de possíveis erros de cálculo. Alguns ajudam a controlar seu fluxo de caixa, analisar e monitorar suas contas a pagar e a receber, realizar conciliações bancárias, emissão de notas fiscais, controle de estoque, dentre outras transações.

Planilha financeira na tela do computador

4) Peça ajuda sempre que necessário

Ninguém é perfeito. É impossível para um empresário dominar perfeitamente o universo de administração e finanças, por mais que seja capacitado e experiente. É normal existirem dúvidas, principalmente no início do negócio.

Portanto, conte a ajuda da franqueadora e compartilhe a evolução da sua franquia, estando aberto a sugestões e melhorias.

Na Depyl Action, os franqueados recebem um treinamento inicial para administração do negócio e, anualmente, ainda podem contar com a consultoria de especialistas no assunto, que fornecem dicas, sugestões e informações importantes para o crescimento da franquia. 

Se você deseja começar o ano de 2018 com um novo planejamento estratégico a fim de alcançar maior faturamento e melhores resultados para a sua franquia, confira este artigo que separamos para você sobre planejamento estratégico de franquia.

Duas pessoas conversando