10 dicas para fazer uma esfoliação perfeita

A chegada do verão é o momento ideal para investir ainda mais nos cuidados com a pele. Afinal, é nessa época do ano que o corpo fica mais em evidência. Para estar luminosa e radiante, além de caprichar na depilação e na hidratação, é importante que você conheça os benefícios que uma boa esfoliação pode trazer.

O procedimento realiza uma limpeza mais profunda, removendo as células mortas — que deixam a pele opaca e com os poros obstruídos — estimulando a circulação e promovendo uma intensa renovação celular.

Aliás, a esfoliação deve ser um dos primeiros passos do seu ritual de beleza, antes mesmo da depilação e até da hidratação diária. Ela ajuda a aumentar o viço da pele, deixando-a com um aspecto mais brilhante e saudável.

Para que você tire o maior proveito possível da prática, conheça 10 dicas de ouro para garantir a esfoliação perfeita e evitar alguns erros que podem ser nocivos à sua pele.

  1. Não exagere na força ao fazer a esfoliação

É melhor investir em produtos de qualidade, que promoverão a esfoliação e renovação da pele sem agredi-la, do que usar muita força ou produtos extremamente abrasivos para tentar aumentar a eficácia. Prefira movimentos circulares e gentis, que irão remover as impurezas com segurança.

Sempre aplique o esfoliante com os dedos úmidos e faça movimentos constantes e com delicadeza, até que o produto seque. Em seguida, enxague com água abundante.

  1. Faça a esfoliação com periodicidade adequada

Muita mulheres, na tentativa de potencializar os efeitos do procedimento, passam a abusar das esfoliações e chegam até a inclui-la em seu ritual diário de beleza. Além de desnecessária, a prática pode causar danos à sua pele.

Realizar a esfoliação uma vez por semana é o ideal para não agredir a epiderme e ainda assim conseguir um bom resultado, mas essa periodicidade pode variar de acordo com o seu tipo de pele.

Nas mais oleosas, o procedimento pode ser realizado no máximo até duas vezes por semana. Peles sensíveis, maduras ou muito secas devem ser esfoliadas a cada 10 dias, com produtos que tenham propriedades hidratantes.

  1. Procure esfoliar o rosto ao acordar

Realizar a esfoliação no período da manhã traz diversos benefícios, já que durante a noite a pele está eliminando resíduos, em um processo natural de recuperação e reparação. Se a esfoliação for feita de dia, isso será somado a renovação celular profunda que aconteceu no período noturno, e a pele ficará mais bonita e luminosa.

  1. Explore os diferentes tipos de esfoliante

Atualmente existem diversos esfoliantes no mercado: com grânulos grandes ou pequenos, com alto poder hidratante, específico para peles sensíveis, etc.

Você também pode optar por um esfoliante natural, a base de mel, por exemplo, e há quem prefira os esfoliantes químicos, que podem conter ácidos que diminuem a oleosidade, estimulam a produção de colágeno ou atuam na redução de manchas da pele.

Já os esfoliantes eletrônicos são ótimos para quem quer suavidade. Por serem menos agressivos, eles permitam que você realize até 3 sessões por semana sem agredir a pele.

  1. Escolha produtos diferentes para o rosto e o corpo

Evite a tentação de escolher um único produto para o corpo e rosto. Isso porque diferentes áreas necessitam de tipos diferentes de ingredientes e níveis de abrasão.

A pele do rosto é mais sensível e não pode receber o mesmo produto usado nos joelhos e nos pés, por exemplo. Escolher produtos diferentes garantirá que você não  machuque a pele e nem continue com células mortas.

  1. Não abra mão da limpeza e tonificação

Ao contrário do que muita gente imagina, esfoliar não substitui a limpeza e a tonificação da pele, já que este tipo de produto nem sempre remove as impurezas acumuladas ao longo do dia.

Negligenciar a limpeza, aliás, pode favorecer o aparecimento de espinhas e cravos. Para tornar o ritual mais prático, procure realizar a esfoliação após o banho, quando a pele está limpa e com os poros abertos.

  1. Capriche na hidratação

Esfoliar aumenta a necessidade de hidratação da pele. Bem nutrida, ela se recuperará com mais facilidade e o resultado final será mais satisfatório. A hidratação também garante aquele visual luminoso que é a cara do verão.

  1. Evite esfoliar a pele no dia da depilação

Embora a esfoliação seja uma excelente aliada da depilação, já que ajuda a evitar os pelos encravados e facilita o procedimento, combinar as duas técnicas no mesmo dia pode deixar a pele muito sensibilizada.

Procure fazer a esfoliação e a depilação com dois dias de descanso entre elas, sempre tomando o cuidado de hidratar bastante a pele neste intervalo.

  1. Invista em produtos que facilitem o seu dia a dia

Pensar na formulação do seu esfoliante é muito importante, especialmente se você tem uma rotina corrida e pouco tempo para os seus rituais de beleza. Nesse caso, procure investir em produtos que facilitem o seu dia a dia: esfoliantes com óleo, por exemplo, podem dispensar o uso de hidratante.

Já os que contêm ácido salicílico na formulação ajudam a diminuir os cravos e espinhas da zona T, e os com grânulos maiores ativam a circulação de todo o corpo, diminuindo a celulite.

Outra regra de ouro é ficar atenta aos ingredientes que compõem o produto, especialmente se a sua pele é muito sensível ou se você vai esfoliar a área do rosto, para evitar eventuais alergias.

  1. Não esfolie com pressa!

Como já diziam as nossas avós, a pressa é inimiga da perfeição. A calma propiciará uma esfoliação que atinja todas as áreas do corpo, desincrustando os poros e cravos, estimulando a circulação, eliminando células mortas e trazendo os pelos para a epiderme, evitando assim a foliculite e facilitando a depilação, principalmente quando o método escolhido é a cera morna.

O movimento constante, por cerca de 5 a 10 minutos, também ajuda na produção de colágeno e na estabilização da oleosidade produzida.

Gostou das nossas dicas para realizar uma esfoliação perfeita e garantir uma pele lisinha e sedosa durante todo o verão? Então não se esqueça de compartilhar o post nas suas redes sociais!