Saiba por onde começar a investir o seu dinheiro

Você está decidido e finalmente quer investir em algo que te dê rentabilidade e segurança, mas não sabe por onde começar? Existem vários caminhos e, por mais que já tenha ouvido falar de alguns, ainda fica difícil saber qual é a melhor alternativa.

O fato é que tudo vai depender do seu propósito. Sua intenção é ganhar dinheiro a longo prazo? Mudar totalmente a sua vida profissional? Aumentar a renda da família? Primeiro, saiba essa resposta: ela é decisiva para sua escolha.

Mulher fazendo conta na calculadora

Poupança: por que não pode ser considerada investimento

Você já deve saber que a Poupança tem um rendimento de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial. Com a Selic (taxa básica de juros da economia) abaixo de 8,5%, o rendimento é ainda menor.

No ano passado, a Poupança teve retorno real de 1,89%. Enquanto isso, o Tesouro Selic rendia 4,73%. São muitos números, mas já deu para ter uma ideia de que a Poupança não vai fazer o seu dinheiro engordar.

Entende, então, porque a poupança não é considerada um investimento? Por isso, se você quer investir e ter rentabilidade, preste atenção a estas quatro opções de investimento que irão trazer muito mais retorno para você!

Pessoa mexendo no computador e tomando um café

Quero investir no Tesouro Direto: é seguro?

Neste caso, a pessoa empresta dinheiro para o Tesouro, que é usado para o pagamento da dívida pública e financiamento de atividades da educação, saúde e infraestrutura. Você empresta seu dinheiro para o Governo e ele te paga com bons juros.

Com apenas R$ 30,00 você já consegue dar início aos seus investimentos no Tesouro. Essa opção também é uma das mais seguras que existem. O Tesouro Direto é 100% garantido pelo Tesouro Nacional. Isso acontece porque o Governo pode emitir mais moedas para pagar quem adquiriu títulos.

Mesmo com o desconto de Imposto de Renda (IR), o Tesouro Selic ainda é uma opção mais atrativa, em comparação com a Poupança. Há três tipos de títulos do Tesouro. Verifique qual irá atender seus planos e objetivos de futuro. Conheça as instituições habilitadas e as taxas de administração cobradas.

Pessoa escrevendo em um papel

CDB: o que é isso mesmo?

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são recursos captados pelos bancos para que eles sejam emprestados aos clientes dessas instituições. Ou seja, aqui você também empresta seu dinheiro para que eles retornem com juros.

O rendimento do CDB é atrelado à taxa DI, que é o valor médio dos juros cobrados para pagamento de empréstimos entre os bancos. Geralmente, a taxa DI é semelhante à taxa Selic.

Vale ressaltar que este investimento é mais interessante para objetivos de longo prazo. Mas existem opções com liquidez diária, ou seja, que permitem o resgate a qualquer tempo.

Vários ícones sobre investimento

Franquias: oportunidade para mudar a vida profissional e lucrar

Se o objetivo é ter rentabilidade e ser dono do próprio negócio, o setor de franquias é a opção que mais se expande no Brasil. Em 2016, o faturamento de franchising no Brasil foi de R$ 151,2 bilhões, um aumento de 8,3% em comparação com 2015.

Conforme a ABF, a atividade dos franqueados é predominantemente comercial. Ou seja, quando você adquire a sua franquia será importante ter foco na gestão e administração do negócio para o seu sucesso.

Isso significa que você vai conseguir aliar a sua vida profissional, ou demais responsabilidades do dia a dia, com a gerência do novo negócio. A melhor parte é o pró-labore médio levantado pela pesquisa.

Que tal saber mais sobre o investimento em franquias e conquistar a sua independência financeira? É só baixar gratuitamente o nosso Ebook “Investir em Franquia e colocar e se preparar para o mercado!