03

nov

2016

A fotodepilação pode ser realizada em qualquer área do corpo? Saiba aqui!

Atualizado em 09/09/2019 às 15:30

A fotodepilação vem conquistando adeptos por todos os lados e, ao mesmo tempo, gerando algumas dúvidas em quem pretende iniciar o processo de depilação duradoura. Uma das principais dúvidas se refere à possibilidade de a fotodepilação ser realizada em qualquer área do corpo, já que cada região possui suas peculiaridades e os cuidados podem ser diferentes.

O certo é que a luz intensa pulsada (LIP) têm diversos benefícios se comparada ao laser e é praticamente indolor, também comparada ao laser e à cera morna. É bastante indicada para pelos indesejados, mas especialmente para foliculite pilosa.

Para esclarecer essas dúvidas, neste post vamos trazer informações importantes sobre as áreas do corpo, cuidados necessários e como se submeter às sessões de fotodepilação sem riscos à saúde.

Como funciona a fotodepilação

A fotodepilação é um processo realizado por meio de luz intensa pulsada (LIP)  e pretende eliminar de forma duradoura os pelos indesejados em todo o corpo ou apenas em uma área dele. O procedimento é realizado mediante uma lâmpada com alta energia que emite raios de luz, a qual gera um forte calor que destrói as células responsáveis pelo nascimento dos pelos.

Apesar de ser uma depilação duradoura, quando as células se regenerarem, os pelos voltarão a nascer. Esse tempo varia de pessoa a pessoa, mas, depois de algumas sessões, é possível que demore até um ano para que os pelos comecem a aparecer novamente.

Uma vez que esse método dispara uma luz intensa que atinge a melanina da pele, quanto mais clara a pele e mais escuro o pelo, melhor será o resultado final.

Benefícios da fotodepilação

Esta técnica possui diversos benefícios e, por isso, é considerada um dos procedimentos mais seguros e duradouros quando se trata de eliminar pelos do corpo. A seguir citaremos alguns benefícios da fotodepilação e explicaremos cada um deles.

  • Preço: se comparado ao laser, a depilação por meio da luz pulsada é muito mais barata. O valor da sessão de fotodepilação fica em torno de R$ 70,00.

  • Riscos: como a luz pulsada atinge temperaturas mais baixas que o laser, o risco de queimaduras e pigmentação praticamente desaparece com esse método.

  • Menos dor: é um procedimento praticamente livre de dor, pois a sensação é de apenas um aumento de calor na região tratada. A intensidade do desconforto depende muito da área e da sensibilidade da pele. É possível graduar o aparelho conforme a necessidade, mas apenas uma profissional treinada é capaz de perceber essa necessidade.

  • Durabilidade: não existe nenhum método definitivo de depilação. O que acontece é que cada procedimento possui um tempo de duração e todos precisam de manutenção. No caso da fotodepilação, normalmente, são necessárias 10 sessões para o melhor resultado, e este é progressivo. A quantidade de sessões depende de uma série de fatores, especialmente o tipo da pele e do pelo. Com o passar do tempo,  o pelo vai se tornando mais fino até que desapareça, retornando assim que as células se regenerem. Uma sessão de manutenção a cada seis meses garante a eficácia do método.

Além desses benefícios diretos e comparativos com outros métodos de remoção de pelos, a fotodepilação ainda proporciona um rejuvenescimento da pele por estimular a produção e proliferação de colágeno, melhora as fibras elásticas e remove possíveis pigmentos da pele. Dessa forma, fecha os poros e elimina rugas finas, clareia e melhora a elasticidade da pele, reduz manchas solares ou aquelas próprias da idade, colaborando assim, com o rejuvenescimento.

A fotodepilação pode ser realizada em qualquer área do corpo e em qualquer pessoa?

Esta é uma pergunta muito importante de se fazer antes de iniciar o tratamento de remoção de pelos com luz pulsada. Para entender as restrições, é preciso conhecer e entender mais sobre as peculiaridades de cada área.

Áreas que não podem ser tratadas com a luz intensa pulsada

A maioria das áreas pode ser tratada com a fotodepilação, mas existem algumas exceções, como aquelas regiões em que o feixe de luz atinge diretamente os olhos, mucosas, sacro escrotal, sobrancelhas e nariz. Ainda, é importante lembrar que lactantes e gestantes não devem passar por tratamento de depilação a laser nem com luz intensa pulsada.

A consulta a um profissional qualificado no manejo e operação do aparelho de fotodepilação é fundamental para evitar qualquer contratempo. Pessoas que possuem tatuagens podem realizar o procedimento desde que cubram o espaço tatuado. O mesmo vale para a região do rosto, e um par de óculos escuros poderá proteger ainda mais os olhos.

Áreas que podem ser tratadas com luz intensa pulsada

Todas as demais áreas, com exceção dessas citadas acima, podem ser submetidas ao tratamento de depilação duradoura com luz pulsada. As regiões são divididas em virilha, rosto, axilas, orelhas, nuca, pescoço, braços, mãos, tórax, abdômen, região dorsal, região lombar, quadril, região pubiana, lateral anal, nádegas, coxas e pernas.

Pessoas que não podem ser submetidas à fotodepilação

Além das áreas que não podem ser submetidas ao procedimento com luz intensa pulsada, adolescentes e jovens que estão em processo de tratamento contra acne ou utilizando algum medicamento fotossensibilizante correm o risco de contrair manchas. Pacientes que já possuam alguma mancha ou cicatriz na pele podem ter essas marcas aumentadas se submetidos a um tratamento de fotodepilação.

Também não podem se submeter ao tratamento pessoas com herpes, mulheres lactantes, grávidas, negros, clientes bronzeados ou tatuados que não possam cobrir a tatuagem, imunodeficientes, pacientes com lúpus, vitiligo e outras doenças de pele, principalmente com histórico de câncer de pele.

Assim como todos os procedimentos estéticos, a fotodepilação possui indicações e contraindicações, mas o certo é que, se realizada por profissionais habilitados e com conhecimento para orientar clientes, o risco é praticamente inexistente. Para maior segurança, é indicado que visite um médico dermatologista e tire todas as dúvidas antes de se submeter ao procedimento. Dessa forma, receberá orientações específicas para o seu tipo de pele.

E você gostou do assunto, têm alguma dúvida ou experiência sobre depilação duradoura por meio da fotodepilação? Deixe seu comentário!

Você também pode gostar de:
Mais que depilação, temos diversas soluções para o cuidado do pelo. Serviços diferenciados, em um mesmo lugar, para atender todas as necessidades dos nossos clientes.
"Nossa missão é transformar vidas promovendo o bem-estar e autoestima das pessoas, respeitando a individualidade e a liberdade de ser o que quiser.

Somos referência nacional em depilação e pioneiros no segmento. Com mais de 20 anos de mercado, uma técnica exclusiva e atendimento diferenciado, carregamos a mesma essência em todas as mais de 100 lojas no Brasil e Venezuela. Nossa única preocupação na Depyl Action é proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência em cuidados com o pelo.

Este é o nosso compromisso com você."


Danyelle Van Straten,
Diretora da Depyl Action