Vamos espantar a insônia?

Ter uma noite tranquila e acordar com a sensação de que o sono foi reparador é objeto de desejo de milhares de pessoas acometidas pela insônia mundo afora. Pesquisa realizada pela consultoria alemã GfK, publicada na edição de fevereiro da revista “Nova Cosmopolitan” constatou que os brasileiros estão entre os que mais sofrem com o distúrbio. O estudo envolveu mais de 27 mil usuários de internet em 22 países, incluindo 200 participantes do Brasil e verificou que para 41% dos entrevistados brasileiros, entre 20 e 29 anos, a insônia é uma das principais causas do estresse.

Dados do Instituto do Sono se aproximam desse diagnóstico e apontam que 36,5% da população brasileira sofrem com o distúrbio. De acordo com a entidade, a insônia se caracteriza pela dificuldade em iniciar o sono ou por acordar durante a noite e ter dificuldade para voltar a dormir. As consequências no dia seguinte afetam diretamente o bem-estar e vão desde a irritabilidade, à dificuldade em se concentrar. Há também prejuízo à memorização, dentre outras implicações.

Além do mal-estar de uma noite mal dormida, a insônia também interfere na aparência da pele. Em entrevista ao site Mulher, a dermatologista Carolina Marçon frisou a importância de uma boa noite de sono para que a pele tenha uma aparência saudável. “A quantidade de horas de sono necessárias é variável de acordo com as características individuais e idade de cada pessoa. Porém, noites mal dormidas refletem na pele, que perde a viçosidade, fica opaca, além de se acentuarem olheiras e manchas. A consequência direta desse desequilíbrio é a formação de radicais livres e o aparecimento de rugas precoces”, explica.

As causas da insônia são variadas e podem ter origem na ansiedade, depressão e uso de alguns medicamentos a longo prazo. Ainda segundo o Instituto do Sono, a insônia primária é a forma mais comum e tem predomínio em mulheres, podendo atingir também os homens. Esse tipo é uma resposta anormal ao estresse (dificuldades financeiras, perdas, doenças, etc). Quem é acometido pela insônia primária apresenta atividade mental intensa, com maior fluxo de pensamentos.

A boa notícia é que o tratamento da insônia é eficaz. A entidade indica que após a identificação da causa do distúrbio, é recomendada a utilização de remédios que não provocam dependência. O processo é associado a medidas comportamentais e, em grande parte dos casos, psicólogos e assistentes sociais ajudam os pacientes a reconhecerem os sintomas. Esses profissionais também auxiliam os pacientes a reconhecerem hábitos inadequados que contribuem para o quadro das noites mal dormidas e incluir cuidados diários para reverter a situação.

Esse é o ponto de partida para mudança em alguns hábitos de vida que podem ajudar no tratamento. Veja as dicas Depyl Action:

 Criar uma rotina é importante, por isso, deitar-se e levantar-se no mesmo horário ajuda bastante;

– A prática de exercícios físicos é recomendada apenas durante o dia, para que o corpo não esteja tão agitado momentos antes de ir para a cama;

– A ingestão de chás como o de camomila e de erva-doce antes de adormecer também é uma dica salutar para quem quer uma noite bem dormida, pois ambas são substâncias calmantes;

– Outro hábito importante é evitar o consumo de cafeína depois das 18 horas, já que ela é um estimulante natural;

– O cuidado com o ambiente onde se dorme também é indicado. A escolha criteriosa do colchão, travesseiro e lençóis também ajuda, pois um local confortável contribui para um sono reparador.

Bons sonhos!