Empreendedor, veja caminhos “escondidos” na crise!

Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil. O que a maioria das pessoas não sabe é que em tempos de crise grandes ideias podem surgir! Sim, porque em tempos difíceis temos um terreno fértil para descobrir novos caminhos. E já que a dor é inevitável, que tal tirar proveito dela para inovar? Quer saber como? Leia o artigo e conheça as possibilidades “aparentemente” escondidas na jornada do empreendedor.

Busque informações qualificadas

Quer conhecer novos caminhos para ser um empreendedor de sucesso e/ou soluções manter sua empresa segura no país? Especialistas em negócios, de diferentes segmentos, apontam o que fazer diante do cenário de crise global. Mas por onde começar?

Primeiramente, busque por informações qualificadas! Informe-se sobre empresas que estão trilhando caminhos de sucesso neste momento, e não deixe de acompanhar os dados sobre os impactos econômicos no setor de seu interesse. A princípio, troque ideias com seus pares (outros empreendedores inseridos no universo do segmento escolhido) e descarte ideias que só privilegiam o lado obscuro do momento.

Desde já, priorize o lado bom de tudo isso. Vire a chave e arrisque um olhar positivo diante do atual cenário. E exatamente sobre esse ponto que a luz deve ser lançada, sobre o jeito de olhar de cada líder empreendedor.

Saiba que tipo de empreendedor você é

Antes de mais nada, é preciso se fazer a pergunta: que tipo de empreendedor você é? Para descobrir, basta investir na pesquisa. Muitas organizações especializadas no assunto oferecem cursos e dicas sobre o assunto. Seja como for, a ideia é conhecer a sua personalidade e aprender a identificar as oportunidades de negócio que mais têm a ver com você.

Diante disso, procure entender qual atitude empreendedora você quer ter. Para depois pensar na atitude: vai acelerar ou diminuir? A escolha que fizer neste momento delicado terá muito peso em um futuro próximo. Por isso, segue uma dica: vá para a ação, mas com calma e consciência. Seja prudente com parceiros, colaboradores e com o mercado.

Em suma, foque em suas habilidades para tomar as atitudes mais acertadas, sempre com muita responsabilidade. Inove, levando em consideração o cenário crítico, mas não deixe de apostar em você.

Inove e seja um empreendedor de sucesso

A inovação é um elemento indispensável para encarar a crise e os impactos econômicos e sociais decorrentes dela. Acima de tudo, é preciso fazer mais que gerir crises, é necessário avançar nas estratégias de inovação. Acredite: somos adaptáveis, e a inovação pode somar muito na hora de buscar soluções assertivas para qualquer negócio.

Dessa forma, é preciso avaliar: o copo está meio cheio, ou meio vazio? Em outras palavras, até que ponto o seu comportamento à frente de um negócio pode impactar vidas e sonhos?

Na Depyl Action, por exemplo, desde o início da pandemia pelo Covid-19, novas práticas internas foram adotadas, todas voltadas para a inovação. Antecipadamente, a marca entendeu que estava diante de duas escolhas: ou arregaçava as mangas frente ao futuro incerto, ou cruzava os braços para não arriscar perder o que tinha construído até aqui (São 23 anos de história).

Portanto, a decisão foi arriscar e trabalhar, abrindo portas para construir ações práticas de forma colaborativa, com parceiros e funcionários. Em síntese, sabe aquela máxima: “transforme a dificuldade em oportunidade?”, pois bem! Foi exatamente esse o direcionamento escolhido.

Além disso, aprendemos, até agora, que é preciso alimentar uma dose diária de otimismo e realidade prática, com todos os envolvidos em um negócio, a cada nova fase que se segue. Afinal, o posicionamento de um empreendedor é o que a mantém uma organização viva, e em pleno desenvolvimento em direção ao futuro.