Qual o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado?

Você sabe qual é o seu perfil de investidor? Investir ou empreender pode parecer bem mais complexo do que realmente é, principalmente pelo tabu que existe por trás dessas ações. Porém, nos últimos anos, os investimentos vêm crescendo no Brasil e atraindo cada vez mais pessoas.

Por isso, os perfis de investidores são vários, e vão do conservador e moderado, até o arrojado e ousado. Mas e o seu, você sabe qual é? Nós vamos descobrir juntos.

O seu perfil de investidor é mais conservador?

Você investe uma pequena porcentagem da sua renda e prefere os fundos de menor risco e rentabilidade? Então o seu perfil é bem conservador. Afinal, a preservação do seu patrimônio é a sua prioridade. Se der para lucrar um pouco mais além da sua renda mensal, já está ótimo. Claro, desde que, para isso, não seja necessário enfrentar riscos e variações do mercado.

Outra característica do investidor mais conservador é a de esperar sempre pela oportunidade certa. Mesmo diante de uma situação em que exista grande possibilidade de lucros maiores, esse tipo de investidor prefere não arriscar sem a certeza de que o negócio seja realmente bem viável. Afinal, por que colocar seu patrimônio à prova das oscilações do mercado?

Homem mexendo no computador

Você é o investidor moderado?

Arriscar um pouco mais para conseguir uma rentabilidade maior. Essa parece ser uma boa opção? Se sim, você é um investidor moderado. Sabe que é necessário arriscar, mas nem muito. Tem os pés no chão e sabe identificar uma boa oportunidade de investir uma parte maior de sua renda, conhecendo os riscos e os benefícios.

Um bom investidor moderado é seguro e confia no seu conhecimento de mercado, podendo, em uma situação desfavorável, onde a aplicação realizada parece não progredir, esperar mais e não retirar o dinheiro. Afinal, o rendimento de daqui um mês pode ser bem superior ao desse. Ou seja, esse tipo de investidor sabe a hora de ser moderado, mas está sempre aberto às novas oportunidades do mercado.

Homem com a mão na cabeça pensativo

Então, você é um investidor arrojado?

Você sente a essência do investimento e está sempre disposto para qualquer oportunidade? Então seu perfil é – sem dúvidas – um investidor bem arrojado. Afinal, sua disposição para os pequenos, médios e grandes investimentos é sempre a mesma. E, provavelmente, você deve ou deseja investir em diversos lugares ao mesmo tempo, para, assim, aumentar suas possibilidades de bons rendimentos.

Mas engana-se quem acredita que esse tipo de investidor não é muito estrategista, pelo contrário, ele está sempre atento às melhores possibilidades de empreender e investir. Por isso, sabe arcar com os riscos em busca de melhores resultados.

Bom, agora que você já conhece o perfil desses investidores, já sabe com qual mais se identifica? Então conta pra gente qual é o seu perfil no mundo dos negócios. 

Mulher mexendo no tablet