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2019

Público de franquia: você está mirando no público certo?

Atualizado em 10/10/2019 às 15:12

Você está considerando abrir uma franquia? Se a sua resposta for sim, já deve ter se deparado com inúmeras questões referentes à escolha de uma marca e de todo o planejamento envolvido.


A definição do público de sua franquia é um dos pontos que mais se destacam no planejamento de marketing e vendas. Certamente, saber quem você vai atender com o serviço de sua franquia é o primeiro passo, antes de desenhar qualquer estratégia de marketing.


Dessa forma, definir bem quem é o público ideal e suas características mais intrínsecas tem sido a razão de diversas empresas. Inclusive, há consultorias especializadas criadas somente para definir o AVATAR ou PERSONA de sua empresa, dada a complexidade do assunto.


Nesse artigo, trouxemos um ponto a refletir na hora de criar o seu público ideal e definir quem a sua franquia atende. Ao final, você terá uma visão diferente do comum que se vê nos livros e poderá ter mais clareza na hora de escolher a sua franquia.

O conceito de público ideal, Avatar ou Persona

O cliente ideal de seu negócio é aquele que reúne as principais características do seu consumidor. No marketing ou em vendas, ele também é definido como Avatar ou Persona. 


Em poucas palavras, a Persona é uma representação semi-fictícia. Pois, em sua definição, a equipe – seja de vendas ou de marketing – deve considerar não somente dados demográficos e características, que são obtidos tanto de estudos internos da equipe de marketing, quanto dados verdadeiros que a empresa fornece de seus clientes reais.


Uma boa fonte de dados para a definição da Persona são os Analytics das redes sociais, como Facebook, Instagram e também do Google. A partir desses bancos, obtêm-se dados como a idade, sexo, renda mensal e região demográfica desse público. Com isso, é possível criar uma personagem muito mais próxima do perfil do público consumidor desejado.

Passada essa etapa, analisa-se então seus desejos, sonhos, dores e anseios. Essa é uma base para a comunicação da empresa ser cada vez mais efetiva, de modo a atrair as pessoas certas. Esse conceito é muito útil para estratégias de marketing de conteúdo online. Mas, e para você empreendedor que pensa em ter uma franquia, será que essa ferramenta é igualmente viável?

É sobre isso que falamos a seguir.

O público ideal para sua franquia

Será que a sua franquia é para todos? Embora na comunicação na internet essa estratégia funcione muito bem, em negócios físicos a realidade é um pouco diferente.

Em outras palavras, quanto mais delimitado o público ideal de uma franquia, menos chances de seu negócio conquistar novos clientes. e isso pode significar risco para o seu fluxo de caixa, no médio ou no longo prazo.
Por exemplo, se a sua franquia atende somente mulheres, a população de potenciais clientes a serem atendidos já cai, em média, pela metade. Parece muito, quando se está localizado em grandes centros, onde há milhões de consumidores a ser prospectados. Mas, pode ser pouco, se mudarmos o cenário para pequenas cidades com menos de 100 mil habitantes.

Por exemplo, se a sua franquia atende somente mulheres, a população de potenciais clientes a serem atendidos já cai, em média, pela metade. Parece muito, quando se está localizado em grandes centros, onde há milhões de consumidores a ser prospectados. Mas, pode ser pouco, se mudarmos o cenário para pequenas cidades com menos de 100 mil habitantes.

A situação piora se tratamos de unidades dentro de empreendimentos comerciais, onde existem outras limitações do negócio que por si só reduzem o público disponível. Veja algumas delas:

  • horário de funcionamento do local;
  • localização e tráfego de pessoas no ponto escolhido;
  • poder aquisitivo da população da cidade, dentre outros aspectos.

Cada uma dessas variáveis pode diminuir consideravelmente o desempenho de sua franquia.

E se a sua franquia não é do tipo que serve para todos, sendo restrita a um público limitado ou a um nicho muito específico, as chances de sucesso de seu empreendimento se reduzem exponencialmente.

A Loja que tem de tudo

O homem mais rico do mundo na atualidade é Jeff Bezos. Jeff ficou milionário nos anos 2000 e hoje seu patrimônio é estimado em 165,6 bilhões de dólares. Ele criou um modelo de negócios que serve de exemplo para o tema deste artigo e que você pode retirar vários aprendizados que ajudarão na escolha da sua franquia. Veja quais são. 

Inovação

Seu império começou através de um negócio simples, uma livraria de garagem. O grande diferencial de sua livraria foi que, em 1995, ele e Mackenzie (sua esposa na época) já realizavam vendas pela internet e enviavam exemplares de livros pelos correios (ou melhor, pelo Fedex, que são os Correios dos EUA).

Variedade de produtos

O que mais chama a atenção na empresa de Bezos é a gama de produtos que ele entrega. A Amazon se tornou o maior marketplace de produtos da Terra (sem exageros aqui de nossa parte).

Diversas frentes de atuação

Além da imensa variedade de produtos, a Amazon ainda é destaque com sistemas próprios em computação na nuvem, logística, inteligência artificial e gadgets, como o leitor Kindle. Na loja da Amazon você encontra, literalmente, de tudo. De celulares a sapatinhos para recém-nascidos.

Visão clara da empresa

Todo esse alcance só foi possível porque, desde do princípio, o fundador tinha uma visão de futuro muito clara: construir a maior empresa do mundo.


Isso fica evidente quando ele registrou o nome de sua empresa: Amazon. O nome faz referência ao Rio Amazonas, o maior rio do mundo. Parece que deu certo, não é mesmo? Outra referência está na sua logo, na qual existe uma seta que liga o A ao Z, mostrando que ali você poderá encontrar todo tipo de produto.


Então, fica aqui a pergunta: se a Amazon limitasse o seu público, fixasse um nicho específico e deixasse de atender seus consumidores, ela seria a maior empresa do mundo hoje? Provavelmente não.


E aí entra novamente em cena a nossa questão principal desse artigo.
E a sua franquia? Ela está preparada para atender todos os públicos? É voltada para atender diversas necessidades dos clientes? Se não, como você poderia maximizar os seus lucros no longo prazo?


Ficou na dúvida? Saiba que o objetivo desse artigo é trazer uma nova forma de pensar para o seu negócio. E se você precisar de mais dicas sobre empreendedorismo, baixe agora mesmo o nosso Manual da Empreendedora Moderna.

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Danyelle Van Straten,
Diretora da Depyl Action