Página Inicial > Blog > Depyl Action

Outubro Rosa Depyl Action: um toque para a saúde

Outubro Rosa! A campanha mundial de conscientização e prevenção do câncer de mama é um dos temas mais importantes do mês.

O motivo? A doença ocupa o primeiro lugar no ranking das enfermidades que mais mata mulheres no Brasil. Por isso, os cuidados devem ser redobrados, e não apenas no mês de outubro, mas durante todo o ano.

Por isso, fique alerta: além do autoexame, existem sinais na pele que podem e devem ser levados a sério. Quer saber quais são? Leia o artigo e tire suas dúvidas!

Como surgiu o Outubro Rosa?

Tudo começou com a “Corrida pela Cura”, ainda nos anos 90, em Nova Iorque. O objetivo era arrecadar fundos para a Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, responsável por atuar no combate e tratamento do câncer de mama.

De lá pra cá muita coisa aconteceu: outros países aderiram ao projeto, transformando vidas de milhares de mulheres.

A prevenção salva vidas

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Amamentar seu bebê
  • Não fumar e evitar o tabagismo passivo

Câncer de mama e a sua pele: sinais de alerta

Na maioria dos casos, a doença pode ser detectada em fases iniciais. Consequentemente, aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Por isso, todas, independentemente da idade, devem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

Contudo, toda atenção é pouco. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado. Ou seja, além do exame clínico das mamas, são recomendados exames de imagem, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.

Entretanto, outro sinal de alerta é o aumento repentino no tamanho dos gânglios axilares. Eles geralmente surgem a partir de inflamações ou infecções, como a mastite, por exemplo.

Além disso, é possível observar outros sinais na pele, tais como:

  • Eritema (vermelhidão) na pele;
  • Edema (inchaço) da pele;
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.

Algum desses sintomas é perceptível em você? Então vale fazer uma visita ao médico. Afinal, não dá pra ficar na dúvida, principalmente quando o assunto é a sua saúde e bem-estar.

Atenção: Estas informações pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Por isso, visite regularmente o seu ginecologista. A avaliação presencial é fundamental para o diagnóstico. 

Mais que depilação: a prevenção está em suas mãos

A Depyl Action é especialista em depilação, epilação e cuidados com a pele e o pelo e apoia a campanha do Outubro Rosa.

Além de promover o bem estar, estimulamos sempre o autocuidado.

Autocuidado é estar atenta às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar. Olhar para si, observar e escolher ações e formas para cuidar  da sua saúde, bem estar, beleza e autoestima.

Como você tem cuidado de você mesma? Você tem dedicado tempo a você? À sua saúde física e mental? 

Todo dia é dia de se cuidar na Depyl Action, por isso te esperamos por aqui.