Página Inicial > Blog > Depyl Action

Mulheres empreendedoras: filmes e documentários para se inspirar

No Brasil, as mulheres empreendedoras vêm ganhando destaque, de acordo com o Sebrae, são 24 milhões de mulheres que fazem parte dos mais de 49 milhões de empreendedores brasileiros. Ou seja, apesar dos desafios como o sexismo, o desestímulo, a educação e o investimento desiguais, elas estão marcando presença e ficando apenas um pouco abaixo do contingente masculino (25 milhões de empreendedores).

Inspiração: uma história de mulheres empreendedoras

A Depyl Action é um grande exemplo de empreendedorismo feminino. A empresa familiar, que está há 25 anos no mercado, é reconhecida pela excelência no cuidado com o pelo. O mais importante, é que tudo começou a partir de um sonho que, com dedicação, visão e muito trabalho, foi se tornando possível e palpável. 

Assim como a maioria das mulheres que se dedicam ao empreendedorismo feminino, a fundadora da marca, Glaci Van Straten, que é mãe de Danyelle Van Straten, CEO da Depyl Action, tinha um sonho e acreditava que podia oferecer algo diferente e inovador para as mulheres no processo de depilação.

O que vemos é uma história construída a várias mãos, e principalmente por mulheres que confiaram no próprio sonho e trabalharam duro para que ele se tornasse viável.

Filmes e documentários de mulheres empreendedores para se inspirar

Filmes, documentário e séries são ótimas opções para gente refletir, não é mesmo? Além disso, o empreendedorismo está intimamente relacionado a criatividade, capacidade de gerir projetos e alcançar resultados positivos. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa se inspirar!

Cartaz do filme Estrelas Além do Tempo (Reprodução: Divulgação Oficial)

Estrelas Além do Tempo

O filme de 2017 concorreu ao Oscar, e, apesar de não ter levado nenhuma estatueta para casa, foi aclamado pela crítica. Estrelas Além do Tempo retrata uma história real sobre três mulheres negras que trabalhavam na Nasa e como elas precisaram lidar com racismo e machismo no seu ambiente de trabalho.

Além disso, o drama se passa no período da Guerra Fria, quando as mulheres ajudaram os Estados Unidos a levar o homem para o espaço. Por isso, a contribuição delas foi de extrema importância para a corrida espacial americana.

Joy: o Nome do Sucesso

O filme retrata a história real de Joy Mangano, a inventora do esfregão que revolucionou a vida das donas de casa. Entretanto, para isso, ela precisou  dar conta da criação solo dos três filhos e da conturbada vida familiar. No entanto, mesmo com tantas dificuldades ela conseguiu se tornar uma das maiores empreendedoras dos EUA. Uma boa dose de inspiração!

Minha História

O documentário produzido pela Netflix acompanha os bastidores da turnê do livro “Minha História”, de Michelle Obama.  Além de abordar a turnê, o filme mostra a conexão que ela tem com a comunidade jovem negra e a importância da sua representatividade.  Afinal, para ela, os jovens são a geração do amanhã, e incentivá-los em um mundo racista, que descredibiliza seus esforços, é um ato de coragem e necessário.

Cena do documentário Minha História (Reprodução: Divulgação oficial)

Coco Antes de Chanel

O filme mostra a vida da estilista Coco Chanel desde os tempos de orfanato até atingir a glória na alta costura. Ela não se conformava com a moda de sua época, no qual as mulheres sofriam dentro de vestidos apertados com corselets e espartilhos, que as impedia de se movimentar com liberdade e conforto. Por isso , a sua importância na moda reverbera até os dias de hoje.

A Vida e a História de Madam CJ Walker

Produzida pela Netflix, essa minissérie é baseada em fatos reais e retrata a história de Madam C.J. Walker, primeira mulher negra a ficar milionária nos Estados Unidos. A série também fala sobre machismo e o quanto era difícil para uma mulher abrir o seu próprio negócio naquela época. No entanto, algo importante a se enfatizar, é que quase todos os atores são negros, dando bastante representatividade para a produção. Vale muito a pena!

Mulheres podem e vão muito além

Quantas histórias inspiradoras, não é mesmo? Elas mostraram que é possível lutar para conquistar o seu espaço. E ainda é tempo para mais, muito mais! O futuro, permeado por crises e instabilidades econômicas e sociais, pede um olhar feminino: focado, cuidadoso, atento e, claro, capaz.

As mulheres podem e vão muito além. Vamos celebrar essas conquistas todos os dias!