Cuidados com a pele no Carnaval: programe-se antes, durante e após a folia

Exceto para quem prefere a calmaria e a introversão, o Carnaval é sinônimo de muito glitter e maquiagem, além de pouca roupa. Com o aumento progressivo de blocos de rua nas cidades brasileiras, o folião investe bastante em cores, acessórios e fantasias divertidas, assim como acaba se descuidando na hora de consumir álcool e comidas de rua. Nessa leva, costuma-se negligenciar o essencial: a proteção da pele.

Queimadura, insolação, ressecamento, coceiras e reações alérgicas são algumas das consequências da falta de cuidados com a pele no Carnaval. Por isso, se você acha que Carnaval é brincadeira, este conteúdo chegou para te dizer: é brincadeira mesmo, mas cuidados especiais podem dar mais energia para sua folia.

Entenda agora o que você pode fazer antes, durante e após a diversão para manter a sua pele linda, saudável e protegida sem atrapalhar a curtição.

Atenção antes do Carnaval

Sim, os cuidados com a pele começam antes do Carnaval. Nesse momento, você programa quais blocos irá participar e quais produtos irá usar para manter a pele saudável durante a curtição. 

Verifique se a maquiagem do Carnaval anterior venceu a validade

Muitas maquiagens são usadas apenas no período carnavalesco, por isso, é comum que elas percam a validade sem que notemos. No entanto, maquiagens vencidas podem ocasionar alergias e interromper o tão amado Carnaval por conta de irritações na pele.

A qualidade da maquiagem fora da validade também compromete o efeito na fantasia carnavalesca, uma vez que podem ocorrer alterações na textura, no odor, no tom e na consistência do material.

Portanto, previna-se: confira agora mesmo o estado da maquiagem do Carnaval passado e a data de validade especificada no rótulo. Caso tenha vencido, desfaça-se já dos produtos. Mas, caso ainda esteja dentro do prazo de uso, aproveite para armazená-los em um lugar adequado e livre de umidade.

Saiba o prazo mínimo para se depilar

Ficar confortável e sem pelos com a hot pant de lantejoulas é possível já no dia seguinte à depilação com cera morna. Isso mesmo! O princípio ativo do produto não promove reações adversas após o procedimento de retirada de pelos. 

A dica, evidentemente, é usar e abusar de protetor solar na região que foi depilada. Isso porque a pele estará mais sensível sem a proteção dos pelos e pode sofrer com a exposição ao sol.

Já para a depilação a laser realizada até uma semana antes da folia, não é recomendada nenhuma exposição ao sol devido ao risco de manchar a pele.

Adquira tintas e adesivos próprios para a pele

Passou a época em que o glitter resolvia todo o Carnaval. Os adesivos e as tintas corporais estão na moda. Enquanto os adesivos levam os memes para as ruas, as tintas dão mais “tcham” para as fantasias. 

Mas cuidado: nem todos os materiais são tão adequados assim para a sua pele. Opte por tintas dermatologicamente testadas e avalie a probabilidade de alergia em uma pequena área do seu corpo para evitar um quadro grave de dermatite, por exemplo.

Em relação aos adesivos, escolha os que são produzidos de materiais hipoalergênicos, principalmente para crianças.

Cuidados com a pele no Carnaval

Começou! Se você quer nota 10 na avenida, proteger a pele pode tornar o seu Carnaval ainda mais divertido.

Atenção aos horários de risco

O pico do sol é entre 10h e 16h. Nesse intervalo, é recomendado evitar a exposição ao sol. Por isso, programe-se para se divertir em blocos de rua fora desse horário. 

Você também pode agendar para curtir o Carnaval em ambientes protegidos do sol, seja em clube, em sítio, em restaurantes e bares e até na praia mesmo. 

Além de se proteger de queimaduras e insolação, você também evita melasma e outras lesões cutâneas.

Use e abuse do protetor solar

Mas se você não abre mão dos desfiles nas ruas, use e abuse do protetor solar. Mesmo que o dia esteja nublado, lance mão da prevenção, pois as nuvens não impedem a penetração dos raios UV. 

filtro solar resistente à água é perfeito para o Carnaval, pois, a sudorese tem mais dificuldade para eliminá-lo.

Outra dica infalível: aplique o protetor antes da make up e reaplique a cada duas horas ou quando você perceber a necessidade. Opte também por fator alto de proteção no rosto e no corpo. Isso significa que você deve carregar o protetor em sua pochete para onde for, combinado?

Lembre-se de proteger áreas sensíveis do corpo

Como bem lembrado anteriormente, o Carnaval é sinônimo de muito acessório e de pouca roupa. Portanto, áreas que normalmente são cobertas durante os dias normais – ou que possuem menos exposição solar – acabam ficando mais desprotegidas na folia. 

Essas regiões possuem camadas mais finas e são ultrassensíveis. São elas: interna do braço e das coxas, pescoço, orelhas, região dos olhos e pés. Por isso, dentre os cuidados com a pele no Carnaval, você deve se atentar para essas áreas com muita hidratação.

Repelente é vida, não descuide

Está achando que as dicas de cuidados com a pele no Carnaval acabaram? Nada disso! Agora o repelente também vai entrar para o seu kit folião.

No verão, a transmissão das doenças pelo Aedes Aegypti nos deixa mais alertas. Desse modo, além do protetor solar aplique o repelente. Se o seu bloco desfilar em bairros com maior incidência de mosquito, borrife o repelente em sua roupa/fantasia. 

E não se esqueça: reaplique o repelente sempre que sair da água ou suar bastante, e após o protetor e a maquiagem.

Use óculos escuros

Já foi lembrado anteriormente que a região dos olhos é sensível. Um modo de protegê-la é por meio dos óculos escuros. Além de conferir beleza e estilo, os óculos de sol oferecem conforto à visão. 

Não adquira óculos de procedência duvidosa. O ideal é que eles garantam proteção contra raios UV.

Aumente o consumo de água

No embalo do excesso de álcool, da alimentação irregular e do calor arrebatador, o corpo cobra a conta mais rápido: a desidratação no dia seguinte e a pele sem brilho são apenas alguns dos preços altos a pagar. 

A dica para evitar isso é aumentar a ingestão de líquidos como água natural, água de coco e sucos a cada hora de curtição. Além de ter um corpo mais disposto, a sua pele agradece.

Tratamentos para a pele após a diversão

A sua agenda de diversão não para e os cuidados com a pele no Carnaval também não. É hora de recuperá-la para mais dias de folia.

Cuidado ao retirar o glitter do corpo

É uma opinião unânime: não existe Carnaval sem glitter. Principalmente quando o glitter biodegradável permite brilhar sem poluir o meio ambiente. Então, se você é do time purpurina, dê atenção especial à remoção do brilho sem provocar arranhões e coceiras.

Uma ótima dica para facilitar a retirada é usar hidratante facial e corporal ou óleo de banho.

Lance mão do detox

Passar muitas horas debaixo do sol pode ressecar a sua pele que, logo após o Carnaval, pode pedir socorro. Por esse motivo, lembre-se de tirar a maquiagem completa do seu rosto e do seu corpo, com atenção especial à região dos olhos. O excesso de resíduos compromete o viço da pele.

Lave o rosto com sabonete próprio para o seu tipo de pele e faça uma esfoliação de todo o corpo para remover impurezas. Depois, aplique uma máscara facial e finalize seu detox com hidratação intensa. Pronto, você já estará nota 10 para o dia seguinte!

Use loção pós-sol

Se a sua pele ficou ardida pelo excesso de sol, a loção pós-sol pode ser a sua grande aliada. Esse tipo de produto suaviza inflamações e possui efeito calmante e renovador para a sua pele que, com certeza, precisará se recompor.

O indicado é utilizá-la no dia seguinte, logo após ao banho. Você também pode lançar mão de água termal para refrescar e amenizar o incômodo da insolação.

Este conteúdo sobre cuidados com a pele no Carnaval foi útil para você? Aproveite e compartilhe com outras pessoas que possam ficar interessadas em curtir a folia com proteção total. Assine também a nossa newsletter e receba mais conteúdos semelhantes a este. Até a próxima! 🙂