Confira 7 truques imbatíveis para sua depilação durar mais

Ter a pele lisa e sem pelos é o sonho de muitas mulheres — e cada vez de mais homens também. Sabemos que isso não é possível, mas para nossa felicidade já existem alguns truques para prolongar a sensação de maciez que a depilação traz e retardar o crescimento dos pelos.

Veja aqui algumas dicas:

1 – Evite o uso de lâminas

Além de irritar a pele, a depilação feita com lâminas passa a sensação de pelos mais grossos e dura menos tempo se comparado a outros métodos depilatórios. Parece prático no momento em que se faz, mas alguns dias (ou horas) depois, dependendo da sensibilidade da sua pele, já se nota o prejuízo. Se não são os pelos com aspecto mais grossos nascendo rapidamente — já que a lâmina não os tira pela raiz, mas apenas os corta —, são feridas decorrentes dos que encravaram.

Isso ocorre porque, conforme se raspa o pelo, a haste do fio tende a engrossar, gerando dificuldade de romper a pele e sair, formando as indesejadas lesões. Se isso já aconteceu, evite cutucá-las com pinças ou agulhas, porque podem inflamar. Dirija-se a um dermatologista, que lhe receitará os medicamentos próprios, ou utilize um esfoliante apropriado ao seu tipo de pele.

2 – Faça esfoliação para prolongar a sensação de maciez

Ao esfoliar a pele antes da depilação, você a livra das células mortas e evita que os pelos encravem ao crescerem novamente, pois ajuda a retirar os fios por completo. Opte por algum creme esfoliante e o utilize após 10 dias da depilação realizada.

3 – Invista na depilação duradoura, a fotodepilação

Essa é ótima ideia para quem sofre com a foliculite e pelos encravados. Ela é feita com o uso da luz pulsada, que procura a melanina do pelo através de flashes intensos, combatendo o seu crescimento desde a raiz e fazendo com que morram ou tornem-se cada vez mais fracos. Dessa forma, a pele fica a cada dia mais lisa e sedosa, já que a luz pulsada atinge as células germinantes que produzem os pelos.

Essa é uma técnica econômica se comparado a outros métodos de depilação duradoura, garantindo a diminuição de 70% a 80% dos pelos, podendo ser feita em áreas do corpo como virilha, braço, bumbum, axilas, entre outras.

Vale lembrar também que a eficácia da depilação duradoura varia de acordo com o tipo de pele de cada pessoa. Ela costuma funcionar melhor em quem tem pele clara e pelos escuros, já que o flash de luz identifica a melanina que conduz o calor até a raiz do fio, resultando na sua eliminação.

Pessoas com a pele mais escura devem ter cautela ao utilizar a fotodepilação, já que ela pode atingir não apenas os pelos, mas também a pele, que tem tonalidade semelhante à dos folículos, gerando manchas. Por isso, o ideal é investir em locais reconhecidos no mercado, confiáveis, que submetem a pele a um teste antes de iniciar o tratamento.

O número de sessões  necessárias também varia de pessoa para pessoa. Vale lembrar que, após algum tempo, o procedimento deve ser repetido para garantir que os pelos continuem enfraquecidos e não nasçam.

4 – Respeite os intervalos da depilação

Ao respeitar esses intervalos, de cerca de 20 dias, sem arrancar os cabelinhos que nascem antes da hora com a pinça você retarda o crescimento dos pelos e faz com que a depilação dure mais, pois respeita o ritmo natural de crescimento dos folículos. O ideal é que estejam com cerca de 0,5 milímetro para serem retirados novamente.

5 – Invista na cera morna e em um bom profissional

Já falamos aqui dos problemas que a depilação com lâmina pode acarretar, além de fazer com que os pelos cresçam muito mais rápido. A cera, por outro lado, é um material que arranca os folículos desde a raiz, deixando a pele mais macia e dando mais durabilidade à depilação.

Ao realizar esse procedimento num local confiável e especializado, você evita muita dor de cabeça. Isso porque o bom profissional sabe exatamente em qual temperatura a cera deve estar para ser aplicada sem lesionar a pele, e quanto tempo deve permanecer até secar e ser retirada. Dessa forma, você também evita que a cera usada na depilação tenha sido reaproveitada, causando graves infecções na pele.

6 – Tome banhos mornos e aplique cremes calmantes após o procedimento

A depilação não deixa de ser um leve trauma para a pele, e “acalmá-la” depois que ela ocorre é essencial para garantir a durabilidade do efeito. Uma boa opção é tomar banho morno ou frio, usando sabonete antisseptico e utilizar um creme pós depilatório. Essas medidas ajudam a fechar os poros e retardar o crescimento de novos fios.

7 – Hidrate a pele!

Aplique hidratante sobre a pele depilada alguns dias antes e também depois que ela foi submetida ao trauma da depilação para que fique mais macia e sedosa. Invista em produtos sem álcool em sua composição para não correr o risco de irritar o local que foi depilado e certificar-se de que o vigor será devolvido à cútis após o ressecamento causado pela depilação. Use o hidratante logo após o banho, quando a pele está úmida e é capaz de absorvê-lo.

Já conhecia esses truques? Conheça também nossas 6 dicas para antes e depois da depilação e mantenha sua pele sempre linda!